Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Como usar xampu a seco?

Sofrer com a aparência dos cabelos sujos ou com o excesso de oleosidade dos fios, principalmente com a raiz que acaba ficando grudadinha no couro cabeludo, sem movimento e pesada, ficou no passado. A solução tem nome: xampu a seco.

Esse produto superprático marca presença há um tempo nas prateleiras das farmácias e perfumarias, e pode ter papel especial no arsenal de beauté de quem procura um jeito rápido de se arrumar no dia a dia.

O que é xampu a seco?

Também conhecido como xampu híbrido, este produto capilar em spray reduz a oleosidade do cabelo instantaneamente, sem a necessidade de água, absorvendo resíduos – como sujeira e oleosidade – do couro cabeludo, matificando a raiz e dando leveza e volume aos fios.

O produto, que tem esta característica revolucionária – a lavagem a seco –, na verdade, já era utilizado durante a Era da Rainha Isabel I da Inglaterra, por volta do ano 1560, no formato de pó de argila, justamente para “disfarçar” a oleosidade dos fios e a sujeira das perucas usadas na época. Curioso, não?

Atualmente, utilizamos o produto em formato de aerossol. Em sua composição – ao invés da argila – temos como principais ingredientes o amido, que pode ser de milho, batata, trigo, mandioca e o arroz, responsável por absorver a oleosidade dos fios, e o álcool, que dilui o amido no frasco. Quando liberado, evapora em contato com a temperatura externa.

Sofrer com a aparência dos cabelos sujos ou com o excesso de oleosidade dos fios, ficou no passado. A solução tem nome: xampu a seco.

Como aplicar o xampu a seco?

Existem alguns truques que facilitam e melhoram o resultado da aplicação do xampu a seco. O que você deve fazer é começar dividindo seu cabelo ao meio, com uma risca no topo da cabeça. Agite o produto (ele geralmente vem com uma bolinha de metal para facilitar a mistura) e aplique o jato a uma distância de 20 centímetros da raiz.

Feito isso, separe algumas seções do cabelo, sempre direcionando o produto para a raiz. Faça isso do lado direito, do lado esquerdo, e na parte de trás – o famoso cocuruto.

Ocasionalmente, seus fios ficarão brancos. Se a cor estiver forte, este é um indicativo que você exagerou na quantidade de produto ou chegou perto demais da raiz durante a aplicação. O ideal é você ir testando e dosando para ganhar prática.

Com o xampu a seco aplicado, massageie o couro cabeludo com os dedos para espalhar o produto por toda a raiz. Por fim, se quiser, você pode finalizar penteando os cabelos.

Dica: além de melhorar o aspecto dos fios, o xampu seco também pode ser usado para dar um volume extra aos cabelos. Basta fazer essa mesma aplicação, pela raiz toda, e com as mãos ajeitar do jeito que mais gostar.

Xampu a seco não substitui a lavagem!

Se você chegou até aqui, deve ter notado que o xampu a seco é um verdadeiro quebra-galho quando você não pode ou não tem tempo de lavar os cabelos, mas precisa ou simplesmente gostaria deles arrumados, volumosos e com aspecto limpo.

Porém, vale avisar: o xampu a seco, na verdade, deve ser utilizado numa emergência, e não diariamente ou com demasiada frequência durante a semana. Sendo assim, ele não substitui o xampu convencional e lavagem com água.

Isso porque o produto em aerossol não retira as bactérias, a sujeira e muito menos as células mortas que se acumulam no couro cabeludo. Além disso, neste momento, devemos olhar para o xampu a seco como mais um produto em nosso cabelo, ou seja, ele também precisa ser retirado. O amido, como citamos, quando usado com frequência ou não retirado adequadamente num curto período, se aglutina na raiz, entupindo os poros.

O segredo aqui é utilizar o xampu a seco com consciência, sabendo dosá-lo. Que tal? Confira abaixo uma seleção de produtos.

Shampoo a Seco Love Is In The Hair
Ricca
Aqui
EIMI Dry Me Shampoo a Seco
Wella Professionals
Aqui
Shampoo à Seco Match Agente Antioleosidade
O Boticário
Aqui
Detox Shampoo a Seco
Truss
Aqui
Shampoo A Seco
Siàge
Aqui
Shampoo a Seco Day 2
Dove
Aqui
Phyto Shampoo Seco Controle Oleosidade
Phytoervas
Aqui
Shampoo a Seco Aromacologia
L'Occitane en Provence
Aqui
Dry Shampoo
Original
Batiste
Aqui

{Fotos: Curology e Liubov Ilchuk / Unsplash}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Como usar xampu a seco?”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: