6 dicas para cuidar dos cabelos cacheados no outono

O friozinho do outono está dando as caras. Apesar do charme que a estação do ano traz, os dias com temperaturas mais baixas pedem que nós dêmos mais atenção à textura do nosso cabelo. Com a pouca umidade no ar, os fios perdem água e, consequentemente, seu brilho e maciez. Por isso, os cabelos que tendem ao ressecamento são os que merecem mais atenção nessa época do ano: os cacheados.

Focar na hidratação durante o outono e inverno é missão a ser perseguida – e concluída com sucesso – afinal, os cachos definidos estão profundamente ligados à autoestima da mulher, que merece estar linda em qualquer época do ano.

Qual a importância da hidratação para os cabelos cacheados?

A hidratação, além de promover o brilho e a maciez dos fios, torna os cabelos ainda mais resistentes, ou seja, menos quebradiços, evitando o temido frizz – que costuma aparecer com mais frequência durante o outono e o inverno.

Soma-se aos benefícios citados o prolongamento da definição dos cachos, mesmo dois ou três dias após a lavagem e finalização correta. Porém, vale lembrar: manter a hidratação dos fios vai além do uso de produtos adequados, pois também está ligada a hábitos como o banho e a alimentação.

1- Hidratação de dentro para fora

Ao contrário do que muitos pensam, a energia que gastamos durante o outono e inverno é maior que nos dias quentes de verão, por exemplo. Isso porquê, além de realizarmos as atividades do dia a dia, nosso corpo ainda está focado em se proteger do frio – ocasionando uma maior perda de água.

“Hidratação de dentro para fora” é um clichê que deve ser permanentemente adotado, faça chuva ou faça sol – ou frio. Focar nos produtos estéticos é importante, sim. Mas entender que a verdadeira hidratação começa necessariamente com a ingestão de água é essencial. Por isso, tome água sempre!

2- Repondo os nutrientes dos fios

Vamos então aos produtos indicados para os cabelos cacheados. Formar os cachos, sejam eles mais abertos ou fechados (que numa classificação estão entre o 3A, o 3B e o 3C), necessita de hidratação. Ela, por sua vez, precisa da reposição de nutrientes para acontecer.

Os hidratantes que prometem a reposição de água são os ideais neste caso. Com um produto desse tipo em mãos, se programe para realizar a hidratação como indica o rótulo do produto, pelo menos uma vez na semana. Lembrando: os hidratantes mais grossos são indicados para pessoas de cabelos mais pesados e definidos. Já os fios mais finos pedem produtos mais fluidos.

Manter a hidratação dos fios vai além do uso de produtos adequados, pois também está ligada a hábitos da rotina.

3- Umectação

Assim como a reposição da água a partir da hidratação, os cachos também necessitam da reposição de óleos. Para isso, você pode utilizar algum oleozinho de sua preferência, como o de coco ou de argan. Ao contrário da hidratação, que pode ser feita uma vez na semana, a umectação deve ocorrer com um espaçamento maior, uma vez por mês, por exemplo.

Para isso, divida o cabelo em seções e vá passando o óleo gentilmente da metade do comprimento até as pontas, evitando a raiz – o couro cabeludo é um tópico à parte. Faça movimentos de vai e vem com as mãos, massageando os fios. Isso fará com que o óleo penetre nas cutículas com mais facilidade. Você pode passar uma noite inteira com o óleo nos cabelos. No dia seguinte, lave até retirar bem o produto, não deixando nenhum resquício.

4- Cuidados no banho

Evitar banhos com a água muito quente é importante, pois as altas temperaturas ressecam ainda mais os fios. Opte pela lavagem com a água morna, no máximo três vezes na semana – lavar os cabelos todos os dias nessa época do ano também retira excessivamente o óleo natural dos fios.

Ao sair do chuveiro, evite o uso de aparelhos, como o secador e o difusor. Neste caso, se quiser modelar os cachos usando uma ferramenta quente, não se esqueça de aplicar o protetor térmico.

5- Fitagem

Logo após o banho, uma ótima ideia é realizar a fitagem! O processo – que está super na moda! – promove a definição dos cachos durante a secagem dos fios. Ela pode ser realizada durante a hidratação ou após o banho, com o creme de pentear de sua preferência.

Para realizar a fitagem, divida o cabelo úmido em seções. Com a primeira mecha em mãos, aplique o creme de pentear e envolva os fios. Você pode utilizar os dedos ou, por exemplo, a escova modelo polvo, com cerdas firmes e espaçadas na medida certa. Amasse os cabelos com as mãos em direção à raiz para formar os cachos e deixe secar. Repita o processo em todas as mechas.

6- Atenção aos tecidos

São dois os tecidos que estão constantemente em contato com o cabelo: a toalha de banho e principalmente a fronha do travesseiro. Para prolongar o efeito da hidratação, atente-se ao tipo de material que vem friccionando os fios.

Para retirar o excesso de água dos cabelos após o banho, prefira as toalhas de microfibra, ou até mesmo uma simples camiseta de algodão. Para a fronha, invista na seda ou cetim. Os materiais citados evitam o atrito e a consequente quebra dos fios.

É hora de descobrir seus cachos! 

A descoberta dos cachos é algo muito particular. Por sorte, hoje temos a internet, que está recheada de informações sobre como cuidar dos cabelos cacheados. Ultimamente, temos visto vídeos de mulheres que achavam ter os cabelos “lisos armados”, mas que, na verdade, possuem o cabelo cacheado, só não sabiam como cuidar e finalizar.

A Vic, por exemplo, passou anos de sua vida alisando os fios. A quarentena foi uma de suas aliadas capilares, pois lhe deu tempo para descobrir mais sobre seus cabelos e testar novos métodos e produtos. Assista ao vídeo abaixo e inspire-se para testar novas maneiras de modelar seus cachos.

{Fotos: reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

2 replies on “6 dicas para cuidar dos cabelos cacheados no outono”

Oi! Faço pré xampoo sempre, faço umectação, low poo da vichy em dias que o cabelo não está tão sujo, fronha de cetim, tem os produtos da devacurl já tentou

Olá dia de beaute , ótimo conteúdo.

Quer aprender se maquiar de forma profissional para os mais diversos tipos de ocasião e conquistar clientes com suas lindas makes?
Clique no link abaixo e saiba mais!

https://bit.ly/3yyIkDtmake

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: