[…] falamos por aqui sobre os benefícios da fronha de seda para o cabelo e para a pele, e além de ser tudo de bom, ainda é um presente chiquérrimo. Dormir […]
Dormir com uma fronha de cetim de seda é tudo de bom para o cabelo e a pele
20/10/21
Um hábito que muitas crespas e cacheadas adquirem ainda novinhas – e que vem ganhando cada vez mais adeptas – é dormir sempre com uma fronha de cetim de seda no travesseiro. E isso nada tem a ver com o desejo de ter uma cama chique: é pura necessidade capilar.
Pense no toque desse tipo de tecido… É lisinho, escorregadio, adaptável, muito diferente do algodão, principal material das roupas de cama, que tem tramas bem aderentes. Por conta disso, a seda e o cetim acabam sendo muito mais gentis com os fios, afirma a tricologista Andrea Frange. Eles provocam menos eletricidade estática, reduzindo as chances de frizz (saiba mais sobre aqui), absorvem menos a umidade do cabelo e a oleosidade natural, contribuindo para manter a hidratação e a nutrição, e evitam a formação de nós e o aumento da porosidade.
Além do mais, o cetim se adapta à temperatura do ambiente e é um tipo de material antialérgico e antibacteriano, o que acaba sendo positivo não apenas para a saúde dos fios e do couro cabeludo, como também para a pele, principalmente as mais sensíveis e com tendência à acne. Aliás, com menos fricção no rosto durante a noite, a formação de linhas e marcas de expressão tende a desacelerar, benefício para todos os tipos de pele. Fora que é muito mais gostosinho encostar a cara numa fronha de cetim de seda, e sabemos que o sensorial é um aspecto muito importante em momentos de relaxar – pontos extras para o fator bem-estar!
O cetim de seda é lisinho, escorregadio, adaptável, muito diferente do algodão, principal material das roupas de cama, que tem tramas bem aderentes.
E se você acha que é frescura demais ter esse cuidado na hora do sono, pode repensar. Andrea ressalta que um ser humano passa, em média, 20 anos dormindo. Imagina o que esse tempo todo de atrito entre seu cabelo ou sua pele e um tecido mais áspero e absorvente não faz! Só quem sofre para hidratar os fios sabe o quanto toda ajuda é bem vinda para evitar o ressecamento, ou o benefício que você agrega à rotina de skincare se sua fronha não “chupa” os produtos aplicados antes de dormir, por exemplo.
Pensando em cabelo, as crespas e cacheadas saíram na frente nessa história, mas a fronha de cetim também muda a vida de quem tem luzes, cabelo tingido ou passou por outros procedimentos químicos, como alisamentos. Menos um processo para danificar os fios, mais alguns passos rumo à madeixas sedosas e bem definidas.
Só é preciso lembrar de trocar a fronha toda semana (como recomenda-se fazer com qualquer roupa de cama) para evitar a proliferação de bactérias indesejadas. Uma dica aqui, para quem está na dúvida se vale investir nisso, é testar amarrar o cabelo suavemente com um lenço de seda ou cetim de seda ou envolver o travesseiro com ele. Depois contem para a gente o que acharam!
{Fotos: reprodução Artem Podrez e Cottonbro/ Pexels}
2 replies on “Dormir com uma fronha de cetim de seda é tudo de bom para o cabelo e a pele”
[…] do salão foram uma fronha e uma touca de cetim, influenciada por essa matéria que publicamos no Dia de Beauté, e viramos melhores amigas instantaneamente. Dormindo com elas (se a fronha está lavando, uso a […]
Leave a Reply
Categorias:
Cabelo ,
Tags:
couro cabeludo , dormir , fios , frizz , fronha , fronha de cetim , fronha de seda , océane , travesseiro ,
Comentários