Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Desvendando o Retinol: o que você precisa saber antes de usar

24/07/23

Quando se trata de prevenção, redução de linhas finas e manutenção de uma pele radiante, o retinol é, sem dúvida, um ingrediente imbatível (temos um guia com tudo sobre ele aqui). Com inúmeros estudos comprovando sua eficácia para melhorar a textura da pele e acelerar a renovação celular, esse derivado da vitamina A é há muitos anos considerado padrão ouro pelos dermatologistas para tratar a pele – e parece que agora o retinol está sendo descoberto por uma nova geração, depois de conquistar fama no Tiktok recentemente. 

Na rede, famosa por viralizar produtos, técnicas e ativos, inúmeros usuários têm compartilhado vídeos mostrando o antes e depois do tratamento com retinol. No entanto, mesmo tão elogiado e disseminado, ele possui certas particularidades que podem levar a um uso equivocado. Antes de se jogar na tendência e incorporar o retinol na sua rotina de skincare, é importante saber sobre possíveis efeitos colaterais, orientações para aplicar e formas de evitar irritações acentuadas. Vamos desvendar os segredos desse poderoso ativo?

Qual sua função?

As formas mais comuns de vitamina A encontradas no skincare são, na verdade, seus derivados, como a isotretinoína (conhecida popularmente como Roacutan), a tretinoína, o adapaleno e o ácido retinóico.

Quem já sofreu com acne certamente reconhece esses nomes, já que Roacutan e tretinoína costumam ser prescritos em tratamentos de quadros mais severos de acne – isso porque têm capacidade de promover a queratinização e a regulação da oleosidade.

Mas a estrela é, sem dúvidas, o retinol (um dos derivados do ácido retinóico). “Ele possui uma importante ação na pele, melhorando a textura, clareando manchas, acelerando a produção de colágeno e a renovação celular”, explica o dermatologista Dr. Victor Bechara (@drvictorbechara). Também funciona como um antioxidante para ajudar a combater os danos dos radicais livres, que levam a sinais de envelhecimento.

Comece devagar

O retinol pode causar irritação se usado com muita frequência ou se a formulação for muito forte para o seu tipo de pele. “Recomenda-se começar usando em dias alternados, em concentrações menores e, conforme sua pele for se adaptando, aplicar todas as noites. A quantidade é do tamanho de uma ervilha. Fórmulas em creme ou uso concomitante de cremes calmantes ajudam a deixar a pele mais hidratada e adaptada”, orienta Victor.

Outro alerta importante é que, por agir a nível celular, os retinóides não são recomendados para grávidas e lactantes.

Melhorar a textura da pele e acelerar a renovação celular são alguns dos benefícios do ativo.

Use somente à noite

Os retinóides não são fototóxicos, o que significa que não reagem com a luz do sol a ponto de causar queimaduras na pele da mesma forma que o suco de limão. Mas, apesar disso, segundo o dermatologista, eles são fotossensíveis e devem sempre ser utilizados à noite.

“Na manhã seguinte, os cuidados começam com a lavagem do rosto com sabonete específico e o uso do filtro solar é fundamental para a proteção da pele”, aconselha. 

Quando começar a usar?

Entre os 25 e 30 anos é a idade ideal para iniciar o uso do retinol, quando normalmente aparecem os primeiros sinais de linhas finas. Em alguns casos, é indicado começar antes disso. “O retinol pode ser usado para fins estéticos a partir da adolescência no tratamento da acne, manchas causadas por acne e controle da oleosidade da pele. Já na fase adulta, ele é um poderoso aliado para diferentes indicações de manutenção do envelhecimento e no clareamento de manchas”, afirma o dermatologista.

Áreas certas para a aplicação

De acordo com Victor, o ativo costuma ser mais utilizado no rosto, mas não deve parar aí: ele também pode descer para o pescoço, colo e corpo. No entanto, é importante evitar a área dos olhos e pálpebras, áreas de dobras, como axilas e região da virilha. Siga sempre sua prescrição médica.

@gabiescaman I was so scared to start retinol but it’s made a huge improvement in my skin! Now just working on the scarring 🫶 • #acne #retinol #purge #skincare #trending #skincareroutine #skintransformation #routine #minivlog #alixearlegrwm ♬ Big Boy (SZA) – Sped Up Remix – viral audios & nightcore sped up

Efeitos colaterais

Ao iniciar o uso do retinol, é normal perceber alguns efeitos colaterais leves, como uma irritação suave, ressecamento e sensibilidade ao sol. Essas reações devem desaparecer à medida que sua pele se adapta ao uso do produto. 

Porém, é importante destacar que descamação intensa, vermelhidão e sensação de queimação não são efeitos comuns. Por isso, Victor recomenda fazer o uso do ativo juntamente com cremes hidratantes e calmantes. E, se houver irritação acentuada, procure orientação do seu médico e suspenda a aplicação. 

“O retinol é um ativo potencialmente irritativo, só deve ser usado com prescrição médica para indicação do melhor produto, veículo, concentração e combinação de ativos personalizados para sua pele”, orienta. Além disso, deve-se evitar usar outros ácidos – por exemplo, ácido salicílico – e vitamina C na rotina de skincare enquanto estiver fazendo tratamento com retinol, já que isso pode irritar demais a pele – mais uma vez, é fundamental a indicação de um dermatologista aqui. 

Alternativas menos irritantes 

De um tempo para cá, alternativas de origem vegetal aos derivados da vitamina A vêm ganhando espaço no mercado de dermocosméticos, graças aos resultados semelhantes ao do retinol, mas seus efeitos indesejáveis, especialmente para quem tem pele sensível ou rosácea. “Bakuchiol, Lanablue e Revinage são opções que funcionam como análogos do retinóide”, afirma Victor. 

O Bakuchiol é um composto natural, retirado do óleo de semente de bakuchi. É conhecido por ter propriedades curativas, age promovendo a renovação celular, atenuando as manchas e também ajuda a restaurar a densidade da pele. O Lanablue é extraído de algas, é rico em vitamina A e ajuda a reduzir rugas e linhas de expressão. Já o Revinage é derivado do picão preto (Bidens pilosa), planta comum em várias partes do Brasil, e apresenta uma ação eficaz na prevenção de rugas, estimulando a produção de colágeno, e possui efeito anti-inflamatório.

{Fotos: Content Pixie e Cheyenne Doig / Unsplash e reprodução TikTok}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: