Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Julho sem Plástico: 3 dicas para diminuir o uso

21/07/23

O Movimento Julho sem Plástico foi criado em 2011, pela ativista australiana Rebecca Prince-Ruiz, que propôs uma ideia simples, mas poderosa: diminuir o uso de plásticos descartáveis durante todo o mês de julho. O objetivo era conscientizar as pessoas sobre o impacto negativo do plástico no meio ambiente e incentivar mudanças de hábitos – urgentes por sinal: atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo e recicla apenas 3% de todo esse lixo produzido. 

A ideia deu tão certo que hoje ele é um dos movimentos mais influentes do mundo em sustentabilidade. Para entender melhor essa questão, bati um papo com Andreia Ulson Quércia, fundadora da B.O.B, a primeira marca de beleza totalmente em barras do Brasil e líder do movimento no País. Andreia contou como foi para ela essa transformação no estilo de vida e compartilhou algumas alternativas simples que ajudam a mudar nossos hábitos.

“Comecei a me aprofundar no movimento zero desperdício em 2015, quando não tínhamos no Brasil tantas soluções de produtos práticas que nos ajudassem a reduzir nosso impacto. Foi daí, inclusive, que surgiu a ideia para a B.O.B. De lá pra cá, isso melhorou muito, mas, às vezes, ainda implica em abrir mão de comprar em algum lugar ou ter que completar a lista de compras em duas ou três paradas”, conta.

Ao todo, 23 marcas fazem parte do movimento neste ano, entre elas a Vic Beauté, que  tem o Batom Facinho como um produto refilável para evitar desperdício e excesso de embalagens plásticas. A Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes reutilizáveis para menstruação da América Latina, e a Granado, que também tem refis em sua linha regular, também aderiram ao movimento.

3 dicas para reduzir o consumo de plástico

1 – Quando o assunto é embalagens, menos é mais. 

Priorize embalagens de alumínio, que têm alto valor agregado em cooperativas de reciclagem, além de ser eternamente reciclável, sem perder a qualidade do material (diferente do plástico). Depois, as embalagens de papel, que se degradam rapidamente. Em seguida, embalagens de vidro, de preferência reutilizáveis. Plástico, idealmente apenas quando não se tem opção – nesses casos, procure optar por marcas que têm embalagens de plástico reutilizáveis ou sistemas de refil.

2 – Pensar formatos

Pense nos formatos dos produtos. Itens mais concentrados ou sólidos sempre têm um impacto ambiental menor que os diluídos em água e líquidos.

3 – Leve sua garrafinha e sacola reutilizável 

Leve uma garrafinha sempre com você, pois ela te ajuda a não cair na tentação de comprar uma descartável. Carregue também uma sacola dobrável na bolsa caso precise comprar algo no caminho.

“É importante enraizar esses pequenos ‘hacks’ no dia a dia – como não esquecer a garrafinha, o copo térmico para o café ‘to go’, a bolsa reutilizável ou dispensar sacolinhas fofas quando compramos algo no shopping. Precisamos persistir para que isso realmente vire hábito, da mesma forma que lembramos de levar o celular ou a chave de casa”, finaliza Andreia.

É importante destacar que o Movimento Julho sem Plástico não se trata apenas de um mês específico de conscientização, mas sim de um chamado para uma mudança de estilo de vida mais sustentável e responsável. A campanha serve como um ponto de partida para repensarmos nossos hábitos diários e adotarmos medidas que contribuam para a preservação do meio ambiente.

{Fotos: Karolina Grabowska / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: