Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Guia de cuidados com a pele masculina + dicas de influencers

23/05/23

Esse post é para você, homem que quer aprender a cuidar mais da pele e não sabe por onde começar. 

E se você for mulher, já manda esse guia para o seu pai, irmão, namorado, marido, amigo… Enfim, as dicas aqui são preciosas e contamos com nada menos que a ajuda do dermatologista Dr. Victor Bechara (@drvictorbechara), com clínica no Rio de Janeiro, onde cuida da pele de famosas como Vera Fisher, Lenny Niemeyer e Guilhermina Guinle. 

Limpeza

Para limpar a pele, o dermatologista recomenda sabonetes que proporcionem limpeza mais profunda e com isso façam o controle da oleosidade.

Tônicos 

Um bom caminho é buscar produtos com ativos como ácido salicílico e ácido glicólico, seborreguladores importantes para peles mais oleosas.

Proteção solar

Filtro solar com FPS (UVB) superior a 50 e PPD (UVA) de pelo menos 1/3 do FPS é fundamental para controlar a ação do sol, conhecida por acelerar o envelhecimento da pele.

Cosméticos

Antioxidantes em sérum ou em gel são bem-vindos pela manhã. Alguns exemplos são os que contém vitamina C, resveratrol, vitamina E, entre outros.

Rotina noturna

Hidratação suave com ácido hialurônico de baixo peso molecular e silício orgânico, assim como a própria niacinamida, são ótimas opções para manter a hidratação da pele.

Ácidos prescritos pelo seu dermatologista podem beneficiar a melhora da textura da pele, poros e manchas. Como exemplo, podemos citar os retinóides, que são uma ótima escolha sob prescrição médica.

Gel de Limpeza Sensibio Gel Moussant
Bioderma
Aqui
Tônico Ácido
Lático
Principia
Aqui
Protetor Solar Anthelios Hydraox FPS60
La Roche-Posay
Aqui
Óleo Facial Vitamina C com Extrato de Rosas
Biossance
Aqui
Hidratante Facial Minéral 89
Vichy
Aqui
Solução
Niacinamida
Simple Organic
Aqui

Cuidados com a barba 

A barba é uma área de atenção para os homens, tanto para os que querem conservar quanto para os que desejam retirar.

Para quem quer cultivar os pelos faciais, deve-se manter uma limpeza adequada da região com sabonetes apropriados, de modo a realizar uma limpeza mais profunda, eliminando excesso de resíduos. Existem produtos próprios para área no mercado, com ativos como tea tree e mentol.

Além disso, o uso de leave-in ou óleos mais secos para a barba ajudam a manter a hidratação e acalmar a pele local.

Já para quem deseja remover a barba, o cuidado deve estar na escolha do método, já que alguns homens desenvolvem alergia a lâminas ou até mesmo foliculite.

Para não errar, deve-se sempre hidratar a pele antes e após o ato de barbear. O uso de espumas para barbear também ajuda no processo, assim como a água morna antes de depilar. 

Se você tem uma maior tendência à foliculite, há algumas alternativas: tratamento dermatológico com antibióticos tópicos, esfoliação da pele local e uso de depilação a laser – sendo essa última uma ótima alternativa, segundo o dermatologista.

“A pele masculina necessita de um cuidado especial por suas características próprias, como oleosidade aumentada”

Produtos mais indicados

“Devido às características de uma pele mais oleosa, eu costumo prescrever produtos com texturas mais leves como gel e sérum com efeito mate, além de produtos em bastão que deixam a pele mais seca. O uso de filtro solar em gel facilita a adesão ao tratamento. Tônicos e esfoliantes também melhoram a textura da pele e a tendência à acne”, esclarece Victor. 

Maquiagem

“O uso de maquiagem como bases ou filtros solares com cor pode ser uma opção, sempre com opções oil free, com minimizador de poros e controle de oleosidade. Bases multifuncionais que controlam a oleosidade da pele com zinco ou sílica ou mesmo BB Blur”, indica.

O médico finaliza dizendo que homens podem usar, sim, produtos que não sejam específicos para a pele masculina, mas nestes casos é preciso se atentar às indicações de ativos e optar por texturas mais leves.

Dicas de Kadu Dantas e Gabriel Gontijo

Aproveitamos para perguntar para o influenciador e empresário Kadu Dantas e o também influencer de moda masculina, Gabriel Gontijo, quais os produtos de skincare e maquiagem 

preferidos deles. E as dicas a seguir são maravilhosas:

Qual o cosmético preferido de vocês?

Kadu Dantas

“Eu amo séruns de modo geral. Acho uma revolução da linha de cosméticos, pois é um produto com muitos benefícios e que traz resultados instantâneos na aparência e no toque da pele, além de ter uma ação ainda melhor a longo prazo. Eu uso pela manhã e antes de dormir”. 

. Capture Totale Le Serum – Dior (aqui)

. Youth Restore Serum – Ikkari (aqui)

. Protetor Solar Facial Fusion Water FPS60 – Isdin (aqui)

 

Gabriel Gontijo

“Para o skincare, tenho usado muito os produtos da Shiseido Men. No banho, lavo com o face cleanser e depois passo o Energizing Moisturizer Extra Light Fluid, que tem uma textura fininha, distribui bem na pele e se comporta legal com o protetor solar em bastão da Adcos, que uso a versão incolor”. 

. Energizing Moisturizer Extra Light Fluid – Shiseido Men (aqui)

. Protetor Solar Stick Ultraleve FPS 50 – Adcos (aqui)

Capture Totale Le Serum
Dior
Aqui
Youth Restore
Serum
Ikkari
Aqui
Protetor Solar Fusion Water FPS60
Isdin
Aqui
Energizing Moisturizer Extra Light Fluid
Shiseido Men
Aqui
Protetor Solar Stick Ultraleve FPS 50
Adcos
Aqui

Qual o produto de maquiagem que vocês mais gostam?

Kadu Dantas

“É sem dúvidas o Foundation. Ele ajuda muito a disfarçar a vermelhidão da pele e marcas de espinhas ou cravos”. 

. Base Dior Backstage – Dior (aqui)

. Base Fluída Studio Fix – MAC (aqui)

 

Gabriel Gontijo 

“Se vou me maquiar, uso basicamente três produtos: o corretivo líquido da Dior para a região das olheiras, que espalho com a esponjinha Beauty Blender. Depois, uma base compacta da MAC Studio, que aplico com pincel grande da Real Techniques. E se quero uma pele com mais cor, uso o bronzer Medium Golden também da MAC e aplico nas áreas pontuais, como linha do maxilar, nariz e testa”.

. Forever Skin Correct – Dior (aqui)

. Base Studio Fix Powder – MAC (aqui

. Pó Mineralize Skinfinish – MAC (aqui)

Base Dior Backstage
Dior
Aqui
Base Fluída Studio Fix
MAC
Aqui
Forever Skin Correct
Dior
Aqui
Base Studio Fix Powder
MAC
Aqui
Pó Mineralize Skinfinish
MAC
Aqui

Qual a sua melhor dica de skincare? 

Kadu Dantas

“Minha dica de skincare eu aprendi com nossa Vic Ceridono, quando fizemos uma live juntos. O segredo é sempre começar os cuidados com os produtos mais leves e ir para os mais densos. Dessa maneira não tem erro. Ah, e não esquecer do protetor solar no final”. 

Gabriel Gontijo 

“Faça algo que você se sinta bem. Eu não sei se faço as técnicas de make, se uso os pincéis adequados, se espalho de forma correta ou se as cores estão certas para a minha pele. Mas eu não sou profissional e funciona, eu me olho e gosto e é assim que me cuido todos os dias”. 

 

{Fotos: reprodução Instagram @kadudantas e @gabriel_gontijo}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: