Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Dia do chá: um guia para você apreciar ainda mais a bebida

24/05/23

Para as amantes de chá, colocar água para ferver é o início de um ritual de autocuidado. É isso mesmo: se pararmos para pensar na correria do dia a dia, o ato de fazer uma pausa, pegar uma xícara de chá e descansar a mente pode ser considerado uma forma de se cuidar,  já que a bebida pode por si só pode proporcionar benefícios mentais e emocionais, além do bem estar físico.

Em homenagem ao dia do chá, comemorado no último domingo, 21 de maio, perguntamos para a nutricionista Rafaela Molinari Trica (@rmtrica), que atende em Curitiba, e Mari Schwartzman, fundadora da Talchá (@atalcha), quais as melhores opções para cada momento do dia, assim como as formas de preparo, receitas, curiosidades e dicas para quem quer iniciar no mundo dessa bebida milenar e tão gostosa. 

Os melhores chás para manhã, tarde e noite

Cada erva tem suas propriedades, então há as mais indicadas para cada momento. Escolher o chá certo pode melhorar muito o seu dia! 

Manhã 

Chá de canela, chá verde, chá preto, chá de gengibre e chá de alecrim 

Segundo a nutricionista, as melhores opções para dar energia ao longo do dia são os chás da casca da canela, chá verde, chá preto, gengibre e chá de alecrim. O chá verde e o chá preto possuem em sua composição uma boa quantidade de cafeína,  teanina – que ajuda no foco e na concentração – e flavonoides, que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares e antioxidantes. O chá de canela é rico em antioxidantes e contém compostos fenólicos, estimulantes do metabolismo energético, bem como ação anti-inflamatória. Por último, o chá de gengibre possui a mesma ação metabólica do chá de canela, além de uma ação termogênica.

Tarde 

Chá de hortelã, chá de boldo, chá de alcaçuz, chá de macela e chá de erva doce. 

Chás que ajudam na digestão são excelentes para essa hora do dia. “O chá de hortelã tem ação antiespasmódica, aliviando cólicas devido ao excesso de gases, enquanto o boldo estimula o fígado a metabolizar gorduras, além de ser anti-inflamatório. O alcaçuz auxilia o trânsito intestinal, a macela possui propriedades calmantes e digestivas e a erva doce contribui na produção de enzimas digestivas. Assim, todos eles conseguem promover a mudança do estado físico do gás, facilitando a eliminação”, ensina. 

Noite

Chá de mulungu, chá de lavanda, chá de melissa, chá de camomila e chá de erva cidreira

As melhores opções para relaxar, reduzir a ansiedade e auxiliar no sono, de acordo com Rafaela, são: chás de mulungu, já que aumenta a serotonina, a melatonina e reduz o cortisol, além da lavanda, melissa, camomila e erva cidreira. “É possível fazer um mix desses chás com a mesma quantidade de cada um e usar uma colher de sopa para cada xícara, pelo menos uma hora antes de dormir, para evitar a necessidade de se levantar para ir ao banheiro durante a noite. Para pessoas muito ansiosas, essas opções de chás ao longo do dia também ajudam a acalmar a mente”, orienta.

A diferença pode ser sentida desde a primeira vez que se toma um chá , mas é o hábito que faz com que se note uma melhora no longo prazo, como conta a fundadora da Talchá, Mari Schwartzman. “A gente acredita que o chá é um momento de puro prazer e encantamento. Então, você escolhendo seu chá por prazer, os benefícios virão por consequência, depois de um tempo que você estiver tomando e ele se tornar um hábito”.

Para outros momentos 

Período menstrual: os chás de Artemísia (artemisia vulgaris), camomila, amora e urtiga são opções que reduzem as cólicas menstruais por terem ação anti-inflamatória, fazendo a modulação de enzimas compulsivas (ótimo para quem tem aquela compulsão por doces neste período).

Resfriados: o anis estrelado possui propriedades antivirais, enquanto o gengibre tem propriedades analgésicas, antitérmicas e antibacterianas. A equinácea, por sua vez, é estimulante do sistema imune, além de favorecer a sudorese e combater a febre. O chá de alho (sim, ele existe), contém propriedades antimicrobianas, analgésicas e expectorantes e, para fechar, há também o famoso chá de mel com limão. 

Estimular o apetite: As opções são o chá de alecrim, camomila ou melissa – nos casos em que a causa da falta de apetite está ligada à ansiedade -, ou os chás de sálvia, coentro ou manjerona, pois auxiliam na digestão.

Por onde começar? 

Mari conta que, para quem não tem o hábito de tomar chás, o caminho mais fácil é apostar em infusões. “Na loja separamos nossa carta de chás em 7 famílias: chá verde, chá branco, chá preto, chá oolong, chá rooibos & honeybush, chá mate e infusões. Eu recomendo começar por infusões, que são tudo aquilo que não contém as outras ervas das famílias anteriores. Um blend de frutas vermelhas ou um blend de menta e gengibre, por exemplo, porque eles têm sabores muito diversos e, ao mesmo tempo, não têm a complexidade da erva mate”, explica.

O universo dos chás fascina Mari desde antes de abrir a Talchá, em 2010, e ela conta uma curiosidade: o termo chá vem de todas as infusões feitas de uma única erva, a Camellia Sinensis, que é originária da China. E ela dá origem ao chá branco, chá verde, chá oolong e chá preto, por exemplo.

“Uma mesma planta é colhida e processada de diferentes formas, se tornando bebidas muito diferentes. Se você tomar um chá branco e depois um chá preto, você vai falar que não é possível que seja a mesma. Então se a gente for bem categórico, uma infusão de frutas vermelhas é uma infusão, e não um chá”, esclarece. 

Como preparar o chá?

Existem duas principais formas: 

Infusão

Com a água entre 80 e 90 graus (quando as primeiras bolhas começam a aparecer), desligue o fogo, despeje sobre a planta/erva desejada, abafe e deixe repousar entre 8 e 10 minutos. Esta preparação é indicada para flores e folhas. 

Decocção

De modo muito simples, ferva a planta junto com a água por aproximadamente 10 minutos. Esta técnica é utilizada para caules, cascas e raízes.

Adoçar ou não adoçar? 

O uso de açúcar ou adoçante nos chás podem inibir sua ação terapêutica, além de alterar seu sabor natural. A nutricionista Rafaela dá 3 dicas que podem ajudar:

Adicione frutas: gotas de limão ou alguma outra fruta na preparação (pode macerar a fruta e acrescentar o chá).

Água com gás: extrair a erva quente e depois acrescentar água com gás e gelo.

Misture ervas: faça combinações para que o sabor fique mais ameno, como por exemplo a hortelã.

A fundadora da Talchá afirma que é um fato que o paladar brasileiro prefere sabores mais adocicados, e esse é um dos motivos pelos quais o chá rooibos tem conquistado muitos fãs por aqui. “Ele não possui cafeína, mas ao mesmo tempo possui um alto teor de antioxidantes, vitaminas e minerais e um dulçor natural. Faz bem para a saúde, ao mesmo tempo que tem um paladar mais fácil. E no Brasil, em que a cultura do chá está no começo, ele faz muito sucesso. É uma delícia mesmo!”, afirma Mari. 

Receitinhas práticas

Para reduzir a ansiedade: 

– 300 ml de água

– 3 folhas de erva cidreira

– 1 colher de chá de lavanda

– 1 colher de chá de camomila

Esquente a água até começar a subir as bolinhas, desligue o fogo, adicione as ervas, abafe por 10 minutos e coe. Pode ser consumido quente ou com gelo.

Auxiliar a digestão:

– 300 ml de água

– 1 colher de chá de erva doce

– 6 folhas de hortelã ou 1 col de chá de hortelã desidratada

Esquente a água até começar a subir as bolinhas, desligue o fogo, adicione as ervas, abafe por 10 minutos e coe. Obs: caso a hortelã seja em folhas, é necessário macerar as folhas para liberar o “suco”. De preferência, tome de 1 a 2 horas após a refeição.

Para dar energia: 

– 1 pau de canela

– 1 pedaço de gengibre

Ferva os ingredientes por 8 minutos. Abafe e espere amornar.

Refrescante e energizante:

– 1 colher de chá de chá verde 

– 1 colher de sopa de framboesa

– 2 rodelas de limão 

Esquente a água até começar a subir as bolinhas, desligue o fogo, adicione o chá verde, abafe por 10 minutos e coe. Macere as frutas e acrescente o chá coado. Adicione água com gás e gelo. 

{Foto: Foto de Vero Manrique / Unsplash e Anna Pou / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Dia do chá: um guia para você apreciar ainda mais a bebida”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: