Corretivos coloridos: conheça as funções de cada cor
Você já deve ter se deparado em perfumarias e sites de produtos de beleza com os famosos – mas não tão utilizados – corretivos coloridos. E um dos motivos de sua pouca utilização é que muitas pessoas não sabem os reais efeitos que cada uma das cores deste produto tão eficaz e transformador desempenha no resultado da maquiagem.
Apesar da gama de cores, a real função do corretivo colorido é neutralizar o tom da pele. Para usar este tipo de produto com sabedoria, basta entender como determinadas cores conseguem anular tons que você deseja camuflar, como o marrom do melasma, o arroxeado das olheiras e o avermelhado da acne.
Para que servem os corretivos coloridos?
O corretivo colorido, que pode ser encontrado nos formatos líquido e cremoso, unitário ou em paletas, é utilizado quando há o desejo de neutralizar algum tom no rosto que esteja se diferenciando demasiadamente e acabe se destacando da cor natural da pele.
Cada uma das cores apresenta uma função. Seu papel pode ser determinado a partir do chamado círculo cromático (veja imagem abaixo). O tom do corretivo colorido corrige a cor oposta a ele no círculo, chamada complementar. Por exemplo: você deseja esconder a rosácea, geralmente avermelhada, a cor complementar do vermelho no círculo cromático é o verde, por isso, ele será usado para neutralizar o tom que você deseja camuflar.
Como aplicar o corretivo colorido?
O corretivo colorido pode ser utilizado tanto em maquiagens para o dia a dia, quando em visuais mais pesados, geralmente noturnos. O ideal, como sempre, é começar preparando a pele com seus produtos de skincare. Feito isso, partimos para o corretivo colorido.
Para maquiar a pele com o corretivo colorido, o segredo é dar leves batidinhas, e não esfregar o produto. Com uma esponjinha, pincel de corretivo ou com a ponta do dedo anelar, aplique uma pequena quantidade do corretivo colorido por cima da área que você quer corrigir e dê as batidinhas. Por cima, aplique a base. O ideal é que você siga a maneira como o corretivo colorido foi aplicado, para evitar que o produto debaixo seja arrastado, retirando sua cobertura. O mesmo deve ser feito com o corretivo tradicional e produtos cremosos, como blush, contorno e iluminador.
Para maquiar a pele com o corretivo colorido, o segredo é dar leves batidinhas, e não esfregar o produto.
Função de cada cor
Corretivo laranja: é utilizado para cobrir as olheiras azuladas ou manchas mais esbranquiçadas na pele. Os homens que se jogam na maquiagem, quando querem esconder o tom acinzentado da barba raspada antes da base, também podem se beneficiar do corretivo laranja.
Corretivo vermelho: tem praticamente a mesma utilidade do corretivo laranja. Sendo o vermelho uma cor quente, ele corrigirá tons frios, como o verde. Pode ser usado para cobrir, para além das olheiras, uma tatuagem ou hematomas.
Corretivo amarelo: pode ser utilizado para amenizar marcas arroxeadas na pele, como as olheiras que tendem a ser mais roxinhas ou, no caso da pele clara, alguma veia que queira disfarçar.
Corretivo lilás: ao contrário do corretivo amarelo, o corretivo lilás será utilizado para amenizar marcas amareladas ou amarronzadas, como o melasma ou mesmo manchinhas de sol.
Corretivo verde: por fim, como já adiantamos, o corretivo verde, que tem como cor complementar no círculo cromático o vermelho, pode ser utilizado para amenizar marcas causadas, por exemplo, pelo melasma ou pela acne. Regiões que tendem à vermelhidão, como as laterais do nariz, também podem receber o corretivo verde.
{Imagem: reprodução Free SVG}
Comentários