Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Os rituais de beleza que são passados de geração em geração

27/06/22

Uma coisa é certa: a gente sempre pode aprender com os nossos familiares. Do bom e velho conselho para levar um casaquinho ao sair de casa ou dicas de beleza que são passadas de geração em geração, esses são ensinamentos que levamos para sempre na vida, muitas vezes sem nem nos darmos conta disso. Perguntamos lá no Instagram do Dia de Beauté quais rituais de autocuidado as nossas leitoras tinham herdado da família e reunimos aqui algumas dicas ancestrais – e outras nem tanto assim – que mostram o quanto a beleza pode ser transformadora, especial e muito valiosa. 

Escalda-pés para dias mais quentinhos

Tem sempre aqueles dias que precisamos de uma ajuda a mais para relaxar, e foi fazendo escalda-pés com a mãe durante a infância que a leitora Luiza Portela aprendeu (desde cedo!) o poder deste ritual – que virou um momento especial para as duas e segue sendo assim até hoje. Quando está gripada, com cólicas, com dor no corpo e até mesmo depois de uma extração de siso, é ao escalda-pés e ao chá quentinho de camomila que Luiza recorre. “Minha mãe gosta de me ensinar muita coisa que aprendeu com a mãe dela. Quando era criança, eu colocava os meus pezinhos com os dela na bacia, e também aprendi a lavar o rosto com a água do arroz – diziam que fazia bem pra pele”, relembra Luiza. 

Amor por makes e água em jejum

Algumas técnicas milenares nunca saem de moda. Foi lendo uma revista dos anos 90 que a mãe de Renata Soares aprendeu que tomar um copo d’água em jejum fazia bem para digestão e para os rins. Desde então, as duas não passaram um dia sequer sem seguir o ritual. E agora é a Renata que está passando o ensinamento para a filha. Mas não foi só isso que ela herdou da mãe – o amor pelas makes também é de família. “Minha mãe sempre foi muito vaidosa. Minha avó sempre dizia que ela não podia ver um espelho – desde pequenininha. Então, eu cresci vendo minha mãe se maquiar diariamente para ir para o trabalho. Eu adorava mexer na caixa de maquiagens dela, e ela sempre deixava eu brincar com os produtos que já estavam acabando”, explica Renata, que se tornou maquiadora profissional, inspirada pela mãe. 

Hidratante no rosto e no corpo

“Eu me lembro da minha avó ir nos visitar no interior e todas as noites antes de dormir ela passava o creme Nivea da latinha azul no rosto, pescoço e nas mãos. Eu amava observá-la se cuidar e sentir o cheirinho do creme no quarto. Quando ela percebia que eu estava ali observando, começava a falar do quanto era importante hidratar a pele para não ter rugas”, conta Thais Fowler. A mãe dela também aprendeu a lição: nunca deixava de usar hidratante depois do banho. Tanto que na cabeceira de sua cama, conta Thais, não falta um pote de creme para o corpo. Para elas, passar hidratante é como um abraço. 

Delineador uau – mesmo com óculos

Nadia Maimoni cresceu usando óculos e seu grande desafio era fazer um delineado perfeito para curtir as festas dos anos 80/90. Sua mãe era mestra no assunto e até maquiava as amigas da filha quando elas saiam. Aos 19 anos, Nadia decidiu fazer um intercâmbio para fora do País – ou seja, tinha chegado a hora de aprender a se virar sozinha. “Minha mãe teve a ideia de comprar um espelho de aumento e fizemos vários treinos, por dias. Lembro muito da paciência dela nesse processo – porque ela trabalhava bastante e, mesmo cansada, não sossegou até que eu aprendesse antes da viagem”, relembra Nadia. Ter uma relação com a mãe mediada pela beleza foi tão importante que agora ela faz o mesmo com a filha de 14 anos, mas trocando a maquiagem pelo skincare, fazendo questão de ser companhia para a filha nas visitas ao dermatologista.

E não pense que apenas os mais novos aprendem com os mais velhos: nossas leitoras também ensinaram suas mães e avós. Protetor solar é o principal ritual que elas incentivam hoje em dia, um cuidado essencial que não era comum até poucos anos atrás. Thais Fowler foi além e até inspirou a mãe a embarcar na transição capilar: “Minha mãe assumiu super os cachos depois de me ver fazendo o mesmo, mas principalmente por me ver fazendo o cronograma capilar. Ela sempre quer dar uma olhadinha nos meus cremes de cabelo para comprar igual”.

{Fotos: reprodução Anna Shvets, Harper Sunday e Anete Lusina / Pexels, WC So e Giorgio Trovato / Unsplash e Instagram @katiejanehughes}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Os rituais de beleza que são passados de geração em geração”

Que post mais lindo!! Eu adorei, o meu maior ensinamento de ritual de beleza também foi a hidratação da pele. Lembro que desde criancinha minha mãe e minha avó sempre passavam creme no corpo antes de dormir.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: