Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

4 dicas alimentares para melhorar sua semana – mas não do jeito que você está pensando

20/04/22

Luiza Mattar é nutricionista e colunista do Dia de Beauté, onde publica mensalmente sobre nutrição

1 . Para acordar: carboidrato, proteína e fruta

“Segunda feira, aquela preguicinha matinal, e acabo deixando o café da manhã de lado e priorizo a soneca – o famoso ‘só mais 15 minutinhos’.”

Apesar de ser tentador dormir um pouquinho mais, talvez não seja a melhor estratégia. Para começar bem a semana, com mais energia e disposição, um bom café da manhã é indispensável!

Lembrando que café preto não é café da manhã, e tomar só o café pode piorar tanto a azia quanto a ansiedade. Para um bom café da manhã, minha sugestão é um alimento que seja fonte de carboidrato – sim, carboidratos. O pão não é seu inimigo. Nem a tapioca, nem a aveia, muito menos a granola. Outro alimento que seja fonte de proteínas (ovo, leite, queijos, iogurtes, hommus, entre outros), e uma fruta. Cuidado para não cair na tentação de compensar o soninho com excesso de café – o efeito não costuma ser dos melhores.

2 . Contra a ansiedade: escolha o que realmente acalma você e faça porções

“A semana está corrida, as reuniões não param e minha chefe me chamou para uma conversa no fim do dia. Pânico, ansiedade, medo. E agora? Será que vem bronca? Quando me dou conta, já estou atacando amendoim-M&M-pipoquinha e o que mais aparecer pela frente.”

Nesses momentos de angústia, é importante avaliar se está comendo por fome, ou apenas para preencher um buraco – que não é no estômago – ou para se distrair. Se não for fome, será que essa é a melhor opção? Será que um chá pode te acalmar? Respirar fundo 3 vezes, tomar um gole de água…? 

Se nada disso adiantar e você quiser mesmo comer amendoim-M&M-pipoquinha, uma dica é pensar “quanto disso eu quero comer?”. Sentar na frente do computador com um saco desses alimentos é a receita certeira para comer tudo sem nem perceber. Que tal tentar escolher quanto quer comer, porcionar num pote/prato e guardar o resto lá longe? Costuma funcionar!

Nesses momentos de angústia, é importante avaliar se está comendo por fome, ou apenas para preencher um buraco – que não é no estômago – ou para se distrair.

3 . Para o happy hour: não deixe de comer

“Já estamos na metade da semana e hoje tem happy hour! E agora?”

Primeira regra de ouro: não economize nas calorias do lanchinho para gastar no bar. Beber de barriga vazia é atalho para uma ressaca braba, chegar com a cara amassada no trabalho no dia seguinte e correr o risco de ser chamada novamente para uma conversa com a chefe. Melhor evitar.

Faça seu lanche normalmente – até porque geralmente a qualidade do seu lanchinho é melhor do que as opções servidas na maioria dos bares.

Quando chegar ao happy hour, lembre-se de avaliar sua fome – vou querer só beliscar? Melhor pedir um sanduíche? Vou jantar chegando em casa ou vou daqui direto para a cama?

E acho que essa dica você já sabe, mas não custa nada reforçar: faça da água a sua melhor amiga. Beba água antes, durante e depois – seu corpo agradece.

4 . Contra a ressaca: beba muito líquido e alimente-se

“Poxa, segui suas dicas mas estava calor, o drink estava gostoso, bebi um pouco além da conta e acordei numa ressaquinha. O que eu faço?”

Mais uma vez, não caia na tentação de dormir mais um pouco e pular o café da manhã (se estiver pensando nisso, pode voltar para a primeira dica deste texto).

Além disso, beba bastante líquido – água, chá, suco, o que você gostar mais. 

Na ressaca, muita gente tem vontade de comer coisas mais gordurosas e tudo bem, faz parte. Se for almoçar na hamburgueria, por exemplo, tome cuidado para não entrar no famoso modo “jaque”. Já que estou aqui, quero o combo máster blaster e vou comer até morrer. Pense: você está com vontade de que? É do sanduíche? Da batatinha? Do milk-shake? Da sobremesa? Tente fazer escolhas. Não é porque você está lá que precisa comer todas as gostosuras que estão no cardápio. Até porque quando a gente come demais dá um soninho depois, né?

E antes que eu me esqueça: ninguém precisa se culpar porque tomou milk-shake ou porque comeu batata frita. Comer coisas gostosas faz parte da vida. Seja na quinta feira, seja no domingo. Se você sente muita culpa pelas escolhas alimentares que faz, talvez seja uma boa procurar um(a) nutricionista que trabalhe com comportamento alimentar para te ajudar.

Luiza Mattar é nutricionista e trabalha com foco no comportamento alimentar, sem dietas ou prescrições. Acredita numa nutrição mais gentil e no equilíbrio como a chave para uma alimentação saudável. É criadora da página @oquehouvecomacouve e faz atendimento online.

{Fotos: reprodução Beyza Efe, Element5 Digital, Lisa vhb e Yaroslav Shuraev / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “4 dicas alimentares para melhorar sua semana – mas não do jeito que você está pensando”

Adorei!! Principalmente a dica dos alimentos para o café da manhã. Ansiosa pelos novos posts relacionados ao assunto. Que venham muitas dicas de alimentação e dietas :D

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: