Compre aqui!

Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Aromaterapia: 5 óleos essenciais para usar no novo ano

11/01/22

A gente sempre começa o ano pensando em novos ares e novos hábitos, né? Por aqui, queremos também começar com novos aromas que possam nos ajudar em diversos momentos. Aromaterapia é um termo que você com certeza ouviu falar bastante nos últimos tempos. É uma prática natural da extração de óleos de plantas, muitas vezes feita por um processo de destilação, para uso pessoal, ajudando a melhorar o bem-estar, seja ele físico, mental, emocional ou espiritual. 

Os óleos essenciais são muito utilizados em terapias alternativas e também em tratamentos holísticos. Existem diversos tipos, extraídos das mais diferentes plantas – é sempre importante procurar entender as características de cada um deles para saber qual melhor se encaixa nas suas necessidades. E quais eu recomendo para o novo ano?

Para 2022, o que mais acho que a gente precisa é de calma! E para esse sentimento, não existe outro óleo essencial a não ser o de Lavanda. Talvez ele seja o mais fácil, conhecido e seguro de se usar. Digo seguro porque alguns óleos essenciais podem causar efeitos colaterais, alergias e também interagir com alguns medicamentos, mas o de Lavanda não tem nenhuma contra-indicação. Ele é maravilhoso para ser utilizado em momentos de ansiedade, medo, preocupação, falta de paciência e insônia. Costumo dizer que ele é um abracinho de “calma, vai ficar tudo bem!”. É o que a gente precisa nesse ano, né?

Se para você 2022 é um ano que pede por concentração, te apresento o senhor Limão-siciliano. Existem diversos óleos essenciais que podem ajudar a concentrar, mas acho este o mais gentil de todos, porque além de dar foco, ele também cuida da sua mente. Ajuda a acalmar e organizar os pensamentos ao mesmo tempo que te mantém concentrada na listinha de tarefas.

Amor próprio também pode ser um dos seus pedidos para o ano que acabou de começar. Para esse propósito, tem uma duplinha que eu adoro: Ylang-ylang e Bergamota! Usados separadamente eles são incríveis, mas juntos também funcionam muito bem. São óleos que trabalham poder pessoal, autovalorização, autoconfiança, otimismo, coragem, criatividade, te fazem sentir mais sensual… São óleos para você usar e enxergar a si mesma com os melhores olhos possíveis. 

E para cuidar do lado espiritual, eu não poderia deixar de falar sobre o Olíbano – uma árvore que era considerada sagrada pelos egípcios por ser uma importante fonte de proteção espiritual. Também ajuda muito a se concentrar em momentos em que a gente precisa conectar com a nossa espiritualidade (perfeito para usar na meditação!). Além disso, traz clareza, especialmente em momentos de mudanças drásticas, coragem e confiança para lidarmos com nossos medos.

As minhas principais dicas de uso são: não ingerir os óleos porque, a longo prazo, isso pode trazer problemas no fígado e nos rins, e não aplicar diretamente na pele para não ter alergias e dermatites. Para utilizá-los, você pode ter um colar difusor, um difusor de ambientes, uma fita olfativa ou pedacinho de algodão (1 gotinha é o suficiente!) ou ainda fazer diluição em bases naturais, como óleos vegetais e cremes neutros. É claro que sempre se atentando à dosagem e porcentagem de diluição. 

É importante dizer que os óleos essenciais podem fazer parte do nosso dia a dia de diversas formas, mas não é por ser algo natural que pode ser usado sem responsabilidade e conhecimento. Na dúvida, procure marcas confiáveis e uma boa aromaterapeuta para te orientar!

Karla Lopes é mineira de Belo Horizonte, jornalista de beleza e bem-estar, criadora de conteúdo online nos mesmos segmentos e criadora da marca de produtos holísticos Lunnare Co. Já atuou em rádio, tv, revista impressa, em jornalismo online e assessoria de imprensa e hoje cria conteúdos que envolvem beleza negra, aromaterapia e uso de ervas medicinais.

{Fotos: reprodução Instagram @lunnare.co, Diana Polekhina/ Unsplash, Joyce Toh/ Pexels e Karolina Grabowska/ Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Aromaterapia: 5 óleos essenciais para usar no novo ano”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: