Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Pele oleosa precisa de hidratação?

Muito se fala ultimamente sobre rotina de skincare. Lavar, tonificar, hidratar e proteger contra os raios solares são algumas etapas básicas para cuidar devidamente do rosto. Mas seria este passo a passo adequado para todo tipo de pele? Sim, principalmente para quem tem a pele oleosa com tendência à acne – apesar de a resposta parecer duvidosa. Lembrando que para saber qual a rotina de cuidados ideal para o seu caso específico, é sempre importante consultar um médico dermatologista.

É fato que o excesso de sebo da pele oleosa cria uma espécie de “medo” nas pessoas quando o assunto é investir e aplicar na face produtos como os séruns e hidratantes, pois estes deixariam o rosto ainda mais brilhoso e com uma textura mais espessa, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas. Mas não é bem assim que funciona. Conhecendo um pouco mais sobre a pele oleosa e sabendo como hidratá-la devidamente e com os produtos corretos, este passo do skincare entrará de vez para a sua rotina de cuidados.

Principais características de uma pele oleosa

A pele oleosa é caracterizada pela forte presença de glândulas sebáceas que produzem uma quantidade maior de gordura, ao contrário das glândulas da pele mista ou seca. Consequentemente, a pele oleosa apresenta poros mais dilatados, superfície espessa, aparência brilhosa e maior tendência à acne. Quando não é bem cuidada, a pele oleosa acaba sendo uma grande inimiga da durabilidade na maquiagem.

Outros fatores, como o clima tropical, quente e úmido que abrange grande parte do Brasil, questões genéticas, uma alimentação rica em gorduras, uso inadequado de produtos para a pele (como maquiagens que contém óleo na composição, por exemplo) e o estresse também podem desencadear uma produção excessiva de oleosidade.

Sim, a pele oleosa precisa de hidratação!

Muitos pensam erroneamente que a oleosidade é a grande vilã que atua contra a pele. O sebo que produzimos, na verdade, é a hidratação natural da pele e proteção contra agentes externos, como a poluição, o frio e os raios solares. Sendo assim, é natural e importante que tenhamos uma certa quantidade de sebo na derme. 

Muitas pessoas que têm pele oleosa acabam lavando constantemente para retirar o excesso de oleosidade. A higienização, porém, retira mais que o excesso, deixando a pele aparentemente limpa, mas desprotegida. Assim, o organismo entende que precisa produzir o dobro de oleosidade para proteger a pele. Isso é conhecido como efeito rebote.

A hidratação da pele oleosa entra justamente para evitar este efeito tão prejudicial. Com a pele limpa mas também bem hidratada, as glândulas não precisarão produzir uma quantidade exagerada de sebo. Assim, a oleosidade é controlada. O hidratante correto para a pele oleosa também dá ao rosto uma tolerância maior aos ácidos, por exemplo, utilizados tratamento da oleosidade ou de acne.

A pele oleosa hidratada devidamente – e a longo prazo -, também apresenta uma textura menos espessa, aparência mais iluminada, mas sem excesso de brilho e uniformidade. Nada melhor!

Quando não é bem cuidada, a pele oleosa acaba sendo uma grande inimiga da durabilidade na maquiagem.

Como criar uma rotina de skincare para pele oleosa?

Lavar o rosto é fundamental – lembrando que o efeito rebote que falamos antes acontece quando, após a lavagem (ou a lavagem excessiva), você não entrega à pele a hidratação que ela precisa. Lave sempre com um produto que seja indicado para pele oleosa. O formato de gel de limpeza costuma ser o mais interessante para este tipo específico. Depois, para hidratar o rosto, busque produtos com toque seco e efeito mate, também com textura em gel, ou séruns e loções que sejam mais levinhos. Aqueles que apresentam ácido hialurônico na composição também são bem-vindos.

A mesma atenção deve ser dada aos protetores solares e maquiagens para a pele. Busque produtos oil-free, ou seja, sem óleo na composição, além de bases e corretivos de efeito mate, que deixam a pele sequinha por mais tempo. Os primers também são ideais no caso das peles oleosas, pois disfarçam os poros dilatados e ajudam na fixação da maquiagem.

Não poderíamos deixar de falar neste tópico sobre os hábitos que favorecem à oleosidade da pele e que devem ser evitados no dia a dia. O primeiro deles é a alimentação rica em gorduras ruins para o corpo, como as encontradas em frituras, além de comidas processadas e industrializadas. O chocolate, por exemplo, é um vilão para a pele oleosa, principalmente aqueles com uma menor porcentagem de cacau. Para tratar a pele oleosa, investir em uma alimentação saudável, exercícios físicos, sono regular e ingestão de pelo menos dois litros de água por dia segue sendo extremamente importante, além da avaliação clínica de um dermatologista.

Hidratante facial Minéral 89
Vichy
Aqui
Gel hidratante Pro.bio com Esqualano
Biossance
Aqui
Hidratante Moisture Surge
Clinique
Aqui
Hidratante facial Hydro Boost Water Gel
Neutrogena
Aqui
Sérum rejuvenecedor Génifique
Lancôme
Aqui
Rejuvenescedor facial Active C10
La Roche-Posay
Aqui
Hidratante facial Epidrat Calm
Mantecorp Skincare
Aqui
Hidratante com ácido hialurônico e pepino
Nivea
Aqui
Blemish + Age Defense SkinCeuticals
SkinCeuticals
Aqui
Hidratante facial Acqua Jelly
Make B. Skin
Aqui
Sérum Facial Matificante
Riô
Aqui
Sérum
Skindrops
Care Natural Beauty
Aqui

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: