Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Raio-X das olheiras: saiba como identificar cada tipo

Quando pensamos em uma pessoa que teve uma noite de sono mal dormida, a olheira é uma das primeiras características que imaginamos. Consequências de hábitos, emoções ou genética, elas acompanham a maioria das pessoas. Algumas se acostumaram com a coloração abaixo dos olhos, outras lutam para combatê-las ou escondê-las. A verdade é que as olheiras são reflexo da nossa saúde e, gostando ou não, precisamos conhecê-las bem antes de tratá-las. 

Quais os tipos de olheira?

Engana-se quem pensa que exista apenas um tipo de olheira. São quatro as categorias mais conhecidas, e cada uma delas apresenta causas e características distintas. 

Olheiras pigmentares

Geralmente mais amarronzadas, são comuns em pessoas de pele mais escura. Ocorrem devido a uma produção maior de melanina na região das pálpebras e abaixo dos olhos, resultando em uma tonalidade mais acentuada. A exposição ao sol, principalmente sem proteção solar adequada, pode acentuar essa tonalidade, uma vez que os raios solares aumentam a produção de melanina.

Olheiras vasculares

Também chamadas de olheira azulada ou arroxeada, é o tipo de olheira mais comum entre as pessoas que sofrem com insônia, cansaço, estresse, desidratação e alergias como rinite, por exemplo. Ocorrem geralmente a partir da má circulação sanguínea na região ao redor dos olhos e tornam-se aparentes pela fina pele que recobre o local das olheiras.

Olheiras profundas ou estruturais

O próprio nome sugere a aparência desse tipo de olheira, que ocorre por falta de gordura, falta de colágeno na região ao redor dos olhos, ou mesmo quando o sulco lacrimal é mais profundo. Pode ser causado pelo envelhecimento, emagrecimento ou mesmo por alguma questão genética. Vale acrescentar que essa profundidade pode criar uma sombra sob os olhos, dando a impressão de olheiras mais pronunciadas.

Olheiras mistas

As olheiras mistas são aquelas que apresentam características de mais de uma categoria. Por exemplo, uma pessoa pode ter olheiras pigmentares, ou seja, mais amarronzadas, por uma questão genética e, ao mesmo tempo, olheiras vasculares, azuladas, devido ao cansaço contínuo.

Entre os componentes indicados para o tratamento das olheiras em séruns ou cremes estão o retinol e a vitamina C

Por que elas surgem? Fatores que contribuem para as olheiras

Muitas vezes, o fator genético pode ser a causa da olheira, principalmente no caso das olheiras pigmentares. Neste contexto, a pessoa apresenta uma predisposição à olheira pela estrutura da pele e distribuição de pigmentos.

O envelhecimento é outra causa natural para o surgimento ou intensificação das olheiras, uma vez que, conforme o passar do tempo, a pele ao redor dos olhos perde elasticidade e firmeza, tornando-as mais evidentes.

As alergias no nariz, como rinite e sinusite, também são causadoras de olheiras, pois estas geram um leve obstáculo para a circulação ao redor dos olhos, o que afeta a oxigenação e a vascularização no local, dificultando a circulação do sangue e colorindo a porção abaixo dos olhos.

Mas, para além dos fatores naturais, alguns hábitos podem comprometer a circulação sanguínea e desencadear o surgimento ou intensificação desta pigmentação e profundidade.

Noites mal dormidas e insônia são as causas mais populares. Neste caso, ocorre o aumento da produção de cortisol, também chamado de hormônio do estresse, que nos mantém ativos. Como consequência, há o aumento do volume sanguíneo e a evidência da coloração azulada abaixo dos olhos.

Outras causas podem ser a má alimentação, rica em sal e açúcar, e o consumo de bebidas alcoólicas, capazes de formar edemas na região abaixo dos olhos, tornando-a mais inchada e azulada. O tabagismo também entra para a lista, pois, além de favorecer o envelhecimento precoce da pele, dificulta a circulação sanguínea no local, principal causa da olheira vascular. Outro fator que contribui para o surgimento das olheiras é a desidratação. A fina pele abaixo dos olhos é uma das primeiras partes do corpo a sofrer com a falta de água, evidenciando as olheiras.

Noites mal dormidas e insônia são as causas mais populares das olheiras

O que fazer para tirar olheiras e reduzir bolsas sob os olhos?

Contrariar os hábitos não saudáveis é o primeiro passo para diminuir as olheiras. Garantir boas noites de sono, por exemplo, reduz o inchaço do rosto e melhora a aparência da coloração abaixo dos olhos, assim como evitar bebidas alcoólicas e ingerir alimentos anti-inflamatórios, como gengibre, cúrcuma, azeite, peixes e frutas vermelhas. Também é importante tomar bastante água e não fumar.

Realizar compressas frias também é uma ótima ideia para diminuir o inchaço e as olheiras azuladas, pois estas contraem os vasos sanguíneos num processo chamado vasoconstrição. Para isso, você pode usar um pano com água gelada, um cubinho de gelo aplicado delicadamente sobre a pele, ou mesmo reproduzir o velho truque de colocar uma colher no congelador para sobrepor aos olhos quando acordar. Também são indicadas técnicas mais conhecidas como usar rodelas de pepino ou saquinhos de chá de camomila gelados.

Lembrando que essas são apenas algumas indicações convenientes para o dia a dia, mas existem, sim, alguns cosméticos exclusivos para esta área dos olhos, além de tratamentos estéticos e medicinais específicos para diminuir as olheiras.

{Foto: Jill Burrow / Pexels e Nora Hutton na Unsplash} 

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: