Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Skincare: qual a melhor ordem para aplicar produtos?

O skincare, que pode ser traduzido para “cuidados com a pele”, em português, nada mais é que uma rotina de beleza, saúde e autocuidado, preenchida com práticas e produtos que visam melhorar ou tratar o aspecto da pele.

Limpeza, tonificação, tratamento, hidratação e proteção, por exemplo, são algumas das técnicas específicas que englobam o skincare. Quando inseridas na rotina com constância,  essas etapas ajudam a melhorar a textura, aparência e luminosidade da pele. 

Manter esses cuidados diariamente também é importante para prevenir e auxiliar no tratamento de acne, manchas, rosácea, entre outros. 

Nessa matéria, além de conhecer detalhadamente o passo a passo da rotina de cuidados com a pele, responderemos qual a melhor ordem para aplicar os produtos de skincare. Com esses conhecimentos em mãos, ficará muito mais fácil de entender o que sua pele realmente precisa e no que investir.

Como identificar meu tipo de pele?

Antes mesmo de identificar quais produtos serão aplicados, devemos entender qual é o nosso tipo de pele: normal, oleosa, seca ou mista. E aqui vale um ponto de atenção: nem sempre o produto que é perfeito para uma amiga ou influenciadora que você segue vai ser bom para a sua pele. 

Abaixo, separamos as principais características de cada um dos tipos de pele para ajudar a identificar o seu e apostar em produtos específicos. Lembrando que essas particularidades irão colaborar para você conhecer melhor sua pele em casa, mas a avaliação profissional, de um dermatologista, não é substituível e torna-se essencial para dar o aval sobre seu tipo de pele e qual o tratamento adequado.

Pele normal

O equilíbrio adequado entre óleos e umidade é o que forma a pele normal. Esta hidratação natural da pele garante textura suave, poros pouco dilatados e, consequentemente, aparência uniforme, e poucas imperfeições. A pele normal raramente fica oleosa ou seca.

Pele oleosa

A pele oleosa, como o próprio nome diz, é caracterizada pelo excesso de óleos naturais, também conhecido como sebo. Geralmente apresenta um brilho excessivo, principalmente na zona T do rosto, ou seja, testa, nariz e queixo. Os poros costumam ser mais dilatados e a pele é mais propensa à acne.

É importante ressaltar que a oleosidade é vista por muitos como um vilão. Devemos desmistificar essa ideia, pois ela é a responsável por manter a hidratação da pele. Seu excesso, porém, é o responsável por causar os problemas citados acima. Controlá-la é nosso objetivo.

Pele seca

A pouca produção de lipídios, ou seja, óleos naturais, dificulta que as células da pele consigam reter água, mantendo a hidratação. Essa é a explicação técnica para o que ocorre com a pele seca. A baixa oleosidade torna a cútis mais ressecada, muitas vezes áspera, sem brilho e, em alguns casos, pode gerar descamação.

Pele mista

A pele mista é, justamente, uma combinação entre as peles normais, secas e oleosas. Em proporções particulares, ela geralmente apresenta a zona T mais oleosa, enquanto outras áreas do rosto, como bochechas e contorno dos olhos, tendem a ser mais secos.

É importante lembrar que a idade, o clima e fatores hormonais, que podem ser alterados após uso de determinado medicamento, por exemplo, influenciam diretamente no nosso tipo de pele. Assim, torna-se importante reavaliá-la periodicamente para ajustar a rotina de cuidados conforme necessário.

São três os passos essenciais que formam a rotina de skincare: limpar, hidratar e proteger. 

Passo a passo para uma rotina de skincare básica

São três os passos essenciais que formam a rotina de skincare: limpar, hidratar e proteger. Segui-los, de maneira geral, é ideal quando falamos sobre cuidados com a pele – de todos os tipos. Se não sabe por onde começar, siga essas etapas, respectivamente. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas.

Limpeza

A limpeza da pele é responsável por evitar o excesso da oleosidade, além de remover resíduos que se acumulam na pele, como resquícios de maquiagem e mesmo a poluição, principalmente para quem vive em cidades grandes. Devemos ressaltar que a limpeza é um processo suave. Higienizar a pele é necessário, mas, no máximo, duas vezes ao dia.

Muitas pessoas com pele oleosa acabam lavando o rosto constantemente para retirar o excesso de oleosidade. No entanto, essa medida pode provocar o efeito rebote. Com a remoção constante de oleosidade, a pele fica aparentemente limpa, mas desprotegida. Assim, o organismo entende que precisa produzir o dobro de oleosidade para proteger a pele. Isso é conhecido como efeito rebote.

Hidratação

A hidratação caracteriza-se pela reposição de umidade na pele e, consequentemente, recuperação da barreira cutânea – protegendo-a de agentes externos e mantendo os nutrientes e umidade retidos por mais tempo. Produtos como cremes, loções ou mesmo géis hidratantes, são responsáveis por manter a pele hidratada, garantindo aspecto mais suave e saudável.

Vale lembrar que manter a hidratação de fora para dentro, com a ajuda dos produtos dermatológicos, é essencial. Mas a hidratação de dentro para fora é tão importante quanto – e não somente para o cuidado com a pele, como também para outras funções vitais. Por isso, procure beber, ao menos, dois litros de água por dia.

Proteção

Nunca se falou tanto sobre proteção solar. Nossa missão aqui é reforçá-la. A proteção entra como um dos passos principais do skincare, pois protege a pele da radiação solar e seus danos, como o envelhecimento precoce e, em alguns casos, o câncer de pele. Também auxilia no tratamento de condições como acne e rosácea.

É importante ressaltar que a radiação solar é capaz de atravessar as nuvens, mesmo em dias nublados, como também vidro das janelas. A luz artificial, que vem das lâmpadas e aparelhos eletrônicos, também impulsiona o envelhecimento precoce e aparecimento de manchas. Por isso, é importante aplicar o protetor solar mesmo em dias não ensolarados e ambientes fechados.

Tratamento para pele: onde encaixar?

Se você faz algum tratamento contínuo, indicado por um dermatologista, ele também deve entrar na sua rotina de cuidados com a pele. Logo após higienizar o rosto na etapa da “limpeza”, espere a pele secar completamente para aplicar seu tratamento.

Se você tem acne, por exemplo, e faz uso do ácido salicílico, ativo com ação anti-inflamatória, por meio de um sérum, faça a higienização da face e aplique o produto. Novamente, espere secar completamente para realizar a hidratação.

Uma dica prática que a Vic já deu aqui diversas vezes é começar pelos produtos com textura mais levinha e criar camadas até o produto com textura intensa, como cremes hidratantes mais potentes. 

Dica da Vic: comece pelos produtos com textura mais levinha e crie camadas até o produto com textura intensa, como um creme hidratante mais potente.

Passo a passo para uma rotina de skincare avançada

A rotina de skincare avançada recebe esse nome por englobar etapas que potencializam os cuidados essenciais com a pele. Algumas podem ser incluídas no dia a dia, outras devem ser feitas ocasionalmente, com uma menor frequência. Vamos aos passos do skincare avançado.

Esfoliação

Esfoliar a pele é um processo que garante a renovação celular, eliminando resíduos, células mortas e desobstruindo os poros. Desta forma, a pele fica mais uniforme, profundamente limpa e saudável. O processo, que deve ser feito até uma vez na semana, também estimula a produção de colágeno.

Atualmente, existem três tipos de esfoliantes no mercado. O esfoliante físico, clássico, utiliza grânulos para esfoliar através do atrito. O esfoliante químico promove a renovação celular mediante substâncias ácidas, sem fricção. O esfoliante enzimático, mais suave, contém enzimas, naturais ou não, que “empurram” as células mortas e excesso de oleosidade para a camada mais externa da pele, eliminando-os.

Máscaras faciais

Ideais para um “spa day”, as máscaras faciais apresentam fórmulas mais concentradas que potencializam a hidratação da pele. Assim como os esfoliantes, podem ser usadas até uma vez na semana. Seus diferentes ativos reduzem a aparência dos poros, promovem ação detox e garantem efeito mais viçoso.

Séruns

Os séruns fazem parte da linha de produtos que podem ser utilizados todos os dias no skincare, como citamos acima, para diversos tratamentos. O sérum nada mais é que um soro potente, de rápida absorção, com ativos que variam conforme sua finalidade. Os mais comuns são capazes de tratar acnes, suavizar linhas finas, evitar o envelhecimento precoce e hidratar a pele. 

Após higienizar o rosto, antes mesmo da hidratação, você pode partir para o tratamento com o sérum e, em seguida, seguir sua rotina de cuidados.

Alimentação saudável

Os cuidados com a pele não englobam somente cosméticos. Se você busca manter uma pele saudável, com viço, também é importante ter uma boa alimentação, evitando alimentos gordurosos, como o chocolate com menor teor de cacau e alimentos processados, por exemplo. A pele é o maior órgão do corpo humano, e assim como todos os outros, também necessita de vitaminas e minerais para funcionar devidamente.

Sono

Você já deve ter escutado a expressão “sono da beleza”. Não à toa ela existe. Dormir corretamente também garante uma pele mais saudável e viçosa. Isso porque, enquanto dormimos, a pele entra em fase de regeneração celular, eliminando as células antigas e criando novas. Se temos um sono saudável, as novas células farão o papel de reparar os danos anteriores. Ao contrário, problemas de pele, como dermatite, podem surgir.

Produtos recomendados para cada tipo de pele

Conhecer melhor sua pele e buscar a ajuda de um profissional irá acelerar o processo para atingir uma pele saudável e mais bonita. Mas conhecer os produtos e seus compostos abrirá uma gama de possibilidades para entender, junto com seu dermatologista, o que pode ser melhor para você.

Produtos recomendados para pele oleosa

Gel de limpeza facial Actine
Darrow
Aqui
Gel de limpeza facial Foaming Cleanser
CeraVe
Aqui
Gel de limpeza facial Cleanance
Avène
Aqui
Hidratante facial Effaclar Mat
La Roche-Posay
Aqui
Hidratante facial Hydro Boost Water Gel
Neutrogena
Aqui
Anti-Blemish Solutions Clearing Moisturizer
Clinique
Aqui
Gel hidratante facial Hyaluron-Filler Daily Booster
Eucerin
Aqui
Protetor solar facial Aqua Rich Watery Essence FPS 50
Bioré
Aqui
Protetor solar facial Fotoprotector Fusion Water FPS 60
Isdin
Aqui

Produtos recomendados para pele seca

Hyaluronic Concentrate Sérum Redutor de Linhas
Isdin
Aqui
Espuma de limpeza facial Pureté Thermale
Vichy
Aqui
Gel de limpeza micelar facial Sensibio Gel Moussant
Bioderma
Aqui
Loção hidratante facial Moisturising
CeraVe
Aqui
Creme hidratante Cicaplast Baume B5
La Roche-Posay
Aqui
Creme hidratante facial à L'Orange
Embryolisse
Aqui
Sérum redutor de linhas C E Ferulic
SkinCeuticals
Aqui
Limpador Suave Emulsão de Limpeza
Creamy
Aqui
Protetor Solar
FPS 60
Sallve
Aqui

Produtos recomendados para pele mista

Gel de limpeza Sensibio Gel Moussant
Bioderma
Aqui
Sabonete Facial Oil Control Intensive
NeoStrata
Aqui
Mousse de limpeza facial
Yon
Aqui
Sérum redutor de linhas Liftactiv Peptide-AHA
Vichy
Aqui
Hidratante Benefiance Wrinkle Smoothing Cream
Shiseido
Aqui
Creme Facial Blush de tratamento Soin Blush de Peau
Embryolisse
Aqui
Protetor Solar Anthelios Airlicium Fluido FPS 50
La Roche-Posay
Aqui
Tônico facial Blemish + Age Solution
SkinCeuticals
Aqui
Bioart Biodermo Água Dermo Detox
Bioart
Aqui

{Fotos: Polina Kovaleva e Alesia Kozik / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Skincare: qual a melhor ordem para aplicar produtos?”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: