Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Unhas postiças: cuidados e como remover

Nada como olhar para as mãos e ver as unhas impecáveis. Mas, na falta de tempo para fazê-las ou mesmo quando a intenção é mudar temporariamente seu tamanho e formato, as unhas postiças chegam para nos ajudar. Práticas, basta escolher a cor, aplicá-las a partir de uma cola específica ou adesivo autocolante e aproveitar suas mãos feitas!

Mas como tudo o que é bom dura pouco, em algum momento precisamos retirar as unhas postiças. Saber como prosseguir é ideal para não ocasionar machucados e manter a saúde das unhas naturais em dia, sem danificá-las. Separamos algumas dicas de como remover as unhas postiças em casa sem grandes dificuldades.

Métodos para remover unhas postiças

Existem alguns métodos que podem ser utilizados em casa na hora de remover as unhas postiças. Antes de citá-los, é preciso entender que este é um processo delicado. Separe um momento do seu dia, além dos materiais necessários, para remover as unhas com calma e delicadeza.

Removedor de unha postiça

O mercado já disponibiliza produtos específicos para retirar as unhas postiças e sua cola das unhas naturais. Você encontra o item pelo nome de removedor de unha postiça. Para utilizá-lo, adicione parte do conteúdo em um pote, o suficiente para mergulhar as unhas. Deixe-as de molho pelo tempo indicado na embalagem ou até que a unha amoleça e a cola dissolva. Com o auxílio de uma espátula ou palito, remova-as.

Removedor de esmalte

Se você não tiver um removedor de unha postiça em casa ou falta de disponibilidade de comprá-lo, você também pode utilizar o removedor de esmalte. Neste caso, evite a acetona. Da mesma forma como ensinamos acima, adicione em um recipiente a quantidade suficiente de removedor e deixe as unhas de molho por aproximadamente 3 minutos.

Passado o tempo, com a ajuda de uma espátula ou palito, vá descolando delicadamente a unha postiça. Se necessário, mergulhe novamente as unhas no líquido por mais 3 minutos e volte a usar a espátula. Sempre visando não desgastar e machucar a unha natural.

Se preferir, você também pode embebedar alguns pedaços de algodão em removedor de esmalte e aplicá-los por cima das unhas postiças. A ideia agora é fixar esses algodões para que eles possam agir por 30 minutos. Existem presilhas específicas para essa função, mas você facilmente pode envolver a ponta dos dedos em papel alumínio.

Água morna

Se você está com as unhas postiças há alguns dias e sente que a cola está perdendo sua força, o ideal é que você tente retirar as unhas postiças apenas com água morna. Para isso, esquente a água, despeje-a em um recipiente e mergulhe os dedos por cinco minutos. Com a ajuda de uma espátula ou mesmo pinça, experimente retirar as unhas postiças. Se necessário, esquente a água novamente e repita o processo.

Óleo de cutícula

Assim como a água morna, outro método é utilizar um óleo de cutícula. Para isso, aplique uma pequena quantidade do óleo ao redor das bordas das unhas postiças. O óleo irá ajudar a amolecer a cola ou o adesivo das unhas. Aguarde alguns minutos sem movimentar as mãos e, em pouco tempo, você perceberá que a cola perderá aderência.

Usando a espátula de manicure ou o palito, empurre gentilmente as unhas postiças, começando pelos cantos, onde inicialmente aplicamos o óleo de cutícula.

Procure ajuda profissional

Existem várias técnicas que podem lhe ajudar na hora de remover a unha postiça. Mas, se você tiver dificuldades, não se desespere e procure um profissional da área em um salão de beleza ou esmalteria. Os técnicos em unhas têm experiência em remoção adequada de vários tipos de unhas postiças e podem garantir que o processo seja feito com segurança.

Cuidados após a remoção das unhas postiças

Após a remoção das unhas postiças, é importante hidratar adequadamente as unhas naturais e também as cutículas, devolvendo nutrição e as vitaminas necessárias para recuperar a saúde das unhas. 

Aplique um creme ou óleo hidratante específico para as unhas. Você pode escolher produtos à base de óleo de melaleuca, de cravo, de lavanda ou mesmo de alecrim para potencializar esse tratamento. A aplicação pode ser refeita ao longo do dia. Aliás, sempre que estiver sem esmalte e sentir que as unhas precisam de cuidados, utilize o produto.

Feita a remoção das unhas postiças e a hidratação indicada acima, dê um tempo para que as unhas naturais possam “respirar”. Evite a aplicação de esmaltes nos próximos dias ou mesmo de novas unhas postiças. O uso excessivo da cola pode enfraquecer a unha natural.

Lembre-se também de não reutilizar as unhas postiças. Qualquer resquício de cola em um próximo uso pode criar um espaço entre a unha natural e a postiça. Apesar de milimétricos, esses vãos podem acumular umidade, tornando-se o ambiente ideal para a proliferação de fungos.

Após a remoção das unhas postiças, é importante hidratar adequadamente as unhas naturais e também as cutículas. 

Por que seguir essas dicas é importante para manter as unhas saudáveis?

É fato que a aplicação das unhas postiças pode trazer problemas para a saúde das unhas naturais, caso seu uso não seja esporádico. A maioria das colas utilizadas, por conter epóxi, um material corrosivo, prejudica a saúde das unhas. 

Ao removê-las, fique atenta para retirar todo e qualquer resquício de cola das unhas. Se preferir, após a utilização do removedor, água morna ou óleo de cutícula, faça o polimento das unhas delicadamente com uma lixa específica – evitando as convencionais, geralmente mais grossas e agressivas, principalmente neste momento em que a unha natural está fragilizada.

Cuidar devidamente das unhas naturais após a retirada das postiças ajuda a prevenir infecções e possíveis desconfortos que poderiam ser ocasionais durante o processo de retirada.

{Fotos: reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Unhas postiças: cuidados e como remover”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Unha ,
Tags: