Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Sons relaxantes são eficazes para acalmar a ansiedade, desestressar e ajudar a pegar no sono

18/03/22

A pandemia foi uma das grandes responsáveis pelo boom do autocuidado. E entre skincare, velas, aromaterapia e muitos outros rituais de bem-estar, um fenômeno inusitado despontou: os sons para relaxar, que ajudam a aliviar tensões, preocupações e ansiedade. A prova mais clara disso foi a multiplicação de playlists, vídeos e podcasts com popularidade global focados em sons da natureza, barulho de chuva e áudios que trazem a sensação de ASMR – sigla em inglês para Resposta Sensorial Meridiana Autônoma, que nada mais é que uma experiência prazerosa que promove sensação de paz, conforto e sonolência.

O Google Trends aponta uma subida estável da busca por vídeos ASMR nos últimos cinco anos. Destaque para o termo “ASMR para dormir”, que cresceu mais de 150% nesse período. No YouTube, esses sons já aparecem em mais de 13 milhões de vídeos, e na plataforma de streaming Twitch, a visualização de vídeos ASMR cresceu 100% desde o ano passado. 

Entre os podcasts, um dos maiores sucessos é o “Sleep Whispers”, comandado por Craig Richard, professor da Universidade Shenandoah, na Virginia, nos Estados Unidos. Os áudios trazem leituras sussurradas e divagações para relaxar e dormir, com um conteúdo composto por meditações relaxantes, histórias interessantes, poemas tranquilos, artigos educacionais da Wikipedia e feedback dos ouvintes.

De acordo com uma reportagem da Rolling Stone, publicada em setembro do ano passado, uma conta chamada “Sleep Fruits Music” no Spotify, com faixas que duram pouco mais de 30 segundos (o tempo suficiente para se registrar como um stream na plataforma e acionar o pagamento de royalties), tem liderado as paradas, rivalizando com músicas do pop. “Muitas das centenas de canções são curtas gravações da chuva, enquanto outras são suaves banhos eletrônicos de som. A música “Sleep Fruits Music”, que nem existia no início deste ano, agora gera cerca de 10 milhões de streams por dia”, afirma a publicação.

Aqui no Brasil, há fenômenos como o canal “Sweet Carol”, com mais de 2 milhões de inscritos no YouTube. Entre a lista de vídeos, há um com três horas de duração nomeado como “ASMR para quem quer ter uma boa noite de sono agora / 3 horas (sem falar)”, que possui mais de cinco milhões de visualizações.

Vale apertar o play? 

Segundo o psicólogo Ricardo Milito, os sons são benéficos pois trazem uma sensação de segurança, causando um efeito restaurador no organismo. “No cérebro, todas as conexões reduzem nosso estado de alerta quando temos contato com este tipo de som, e isso consequentemente ajuda a diminuir o estresse e é também uma boa ferramenta para quem tem problemas para dormir. Além disso, eles podem ser utilizados para o controle de alguns transtornos mentais e psicológicos, como ansiedade e depressão”, afirma o profissional. Ele relembra que, não à toa, essa costuma ser a trilha sonora em práticas de meditação, ioga e massagem.

Outro motivo para os sons causarem esse tipo de efeito é que nos tiram da realidade. “Quem vive na cidade está inserido em um contexto com sons de trânsito, buzinas, ambulâncias, muitas pessoas falando e outros tipos de barulhos. Quando escutamos os sons da natureza, nossa memória é estimulada a resgatar estes ambientes, que são mais calmos. É como se fosse uma viagem, onde somos estimulados a sair do espaço que estamos inseridos”, diz Ricardo. 

Os sons são benéficos pois trazem uma sensação de segurança, causando um efeito restaurador no organismo.

DDB escuta

Aqui no Dia de Beauté, temos muitas adeptas dos sons relaxantes. Para ajudar quem quer experimentar essa modalidade, a equipe compartilha seus favoritos: 

A repórter Carolina Merino, que sempre teve dificuldade para dormir, gosta de receber uma ajudinha especial da Alexa. “Por um bom tempo só conseguia pegar no sono com a televisão ligada, depois passei a ouvir músicas, ler livros, meditar, basicamente testei de tudo para ter uma boa noite de sono. Até que um dia li no Twitter que a Alexa da Amazon tinha um comando para fazer um barulho de chuva, e a partir de então, minha vida mudou. Meu ritual noturno agora inclui a frase ‘Alexa, barulho de chuva’. O som constante faz meu corpo relaxar e eu durmo, literalmente, em um piscar de olhos”, comenta.

Clara Novais, ex-editora do Dia de Beauté, tem um programa queridinho: “Durante a semana, só consigo dormir escutando algo para me distrair, senão minha cabeça vai longe. Estou sempre variando para o processo ficar mais interessante e distrair meu cérebro. Atualmente, estou fã do podcast “Nothing Much Happens; bed time stories to help you sleep”. Nele, a escritora e professora de meditação Kathryn Nicolai lê histórias de sua autoria praticamente cochichando, no maior estilo ASMR. Além do tom de voz calmante, o interessante é que, como o título do podcast diz em inglês, nada demais acontece. Ela vai narrando diversos acontecimentos que fazem o sentido necessário para o ouvinte prestar atenção e são desinteressantes o suficiente para acabar dormindo sem querer saber o fim da história. Eu adoro!”

Eu, Baárbara, gosto de ouvir a playlist “acalmar a ansiedade”, que descobri por acaso no Spotify. Nessa seleção, muitas músicas são conhecidas e acabam fugindo um pouco do som da chuva e da natureza, que também sou adepta. Amo tomar banho e fazer o skincare noturno ouvindo o álbum “Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios)”, da Kali Uchis. Não nego que canto quando toca “Telepatía” (risos), mas a sequência do disco todo me acalma de uma forma interessante.

Baárbara Martinez é jornalista, apaixonada por tudo que envolve muuuito brilho, skincare, botas e festivais de música.

{Fotos: reprodução Ali Hassan e Ivan Samkov / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: