Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Saiba tudo sobre os benefícios da água gelada para o corpo

04/01/22

Faz uns cinco anos que, faça chuva ou faça sol (cá entre nós, clima típico em São Paulo, de onde escrevo), eu lavo o meu cabelo com água fria, fria mesmo. Aprendi numa conversa com a Cris Dios, responsável pelo salão Laces, e os meus cachos nunca mais foram os mesmos – e isso tem explicação. “Os fios de cabelo são constituídos por queratina, um tipo de proteína sensível a temperaturas quentes. Quando a água do banho está muito elevada, as cutículas do fio – que são compostas por células de queratina – são danificadas e se abrem, deixando o cabelo com aspecto poroso, ressecado e opaco”, diz a dermatologista Thais Pepe.

Por experiência própria, vejo que os fios em contato com a água fria ficam mais soltos (para quem tem cabelo crespo é um alívio na hora de desembaraçar), definidos e brilhantes, com aquele ar saudável que a gente ama. “Em contato com a água fria, as cutículas do cabelo se fecham. Isso ajuda a manter essa camada protegida e a haste mais uniforme – o que significa  um cabelo com mais brilho e até mais fácil de pentear, evitando, assim, a quebra. Além disso, a água fria previne doenças no couro cabeludo e minimiza a oleosidade, já que não é tão agressiva”, explica a dermatologista. 

Trocar a água quente pela fria também é coerente quando o assunto é cuidado com a pele. Ter uma rotina de skincare regrada garante a saúde da cútis, mas incluir a água fria no tratamento é meio caminho andado em direção ao sucesso. “A água fria estimula a circulação sanguínea, deixando a pele mais viçosa e ainda contribui para contrair os poros, proporcionando textura e aspecto mais uniforme”, explica Thais.  E, como você já deve estar imaginando, isso também se aplica para o banho.

De acordo com uma pesquisa realizada na Holanda, os voluntários que tomaram banhos frios por pelo menos 30 segundos todas as manhãs, durante 60 dias, adoeceram 30% menos que os que só tomaram banho quente durante o mesmo período. Isso porque a prática combate o estresse, deixa o corpo em alerta e melhora o sistema imunológico, tudo de uma vez só. Pensando na pele, o ideal é que o banho seja gelado do começo ao fim; em relação ao sistema imunológico, 30 segundos garantem o choque positivo no corpo. 

“A água fria estimula a circulação sanguínea, deixa a pele mais viçosa, contribui para contrair os poros e proporciona textura e aspecto mais uniforme.”

A prática já é adotada por profissionais que trabalham com o corpo. A bailarina Fabiana Ikehara, do Balé da Cidade de São Paulo, conta, por exemplo, que após um dia inteiro de trabalho, a crioterapia (terapia pelo frio) é a melhor forma de regenerar os músculos. “No final das atividades, nossa equipe de fisioterapeutas recomenda a imersão do corpo em uma caixa de gelo. No início congela, é difícil, mas quando eu saio do balde é como se a dor ficasse lá dentro, eu realmente sinto a recuperação do corpo, além de estar preparada para o outro dia de trabalho”, diz. 

O método nos lembra do esportista holandês Wim Hof, também conhecido como “O homem de gelo” por suportar diversas horas em baixas temperaturas. Entre os seus recordes no Guinness Book está o de ficar 1h52min com gelo pelo corpo dentro de um cubo de vidro. Detalhe: sem ficar doente. Pelo contrário, ele segue provando que a prática controla o sistema imunológico e pode ser feita por qualquer pessoa, mas não sem acompanhamento.

O estudo feito pelo Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America confirma os experimentos do holandês. Eles testaram um grupo de alunos de Wim Hof por uma semana, os comparando com pessoas que não passaram pelas aulas do recordista. Os resultados foram medidos com a ingestão de uma bactéria capaz de provocar febre e vômitos. Segundo os dados, apenas o grupo que não passou pelo treinamento teve os sintomas.

E como não precisa fazer nada muito extremo para desfrutar dos benefícios da água fria, uma dica para incorporar na rotina é sempre concluir seu banho normal com uma rápida ducha gelada – respira e vai, vale a pena! Um ótimo hábito de bem-estar para adotar no novo ano.

Luanda Vieira é jornalista de moda, beleza, e bem-estar. Após passar pelos principais veículos femininos do país como editora dos temas anteriores, a paulistana também atua como influenciadora digital e consultora de diversidade, equidade e inclusão.

{Foto: reprodução Armin Rimoldi/ Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

3 replies on “Saiba tudo sobre os benefícios da água gelada para o corpo”

No rosto eu lembro sempre de ir na água fria…agora o corpo 🥶🥶😅😅!
Sempre dicas ótimas!!
Bjo da Pri 😘😘😘

Oi! Quanto a água gelada garanto, por experiência própria, que reduz a ansiedade. Gosto de tomar um banho após as atividades físicas matinais e outro antes de dormir.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: