Chegou o dia de postar o roteiro de beleza em Nova York! #quemesperasemprealcança!!
![compras-ny-01 (1)](https://diadebeaute.com/wp-content/uploads/2012/12/compras-ny-01-1.jpg)
Nova York é, como vocês podem imaginar, uma das melhores cidades para se comprar beleza – porque tem loja de todo tipo, com produtos para todos os gostos! Eu, como boa pesquisadora (consumista), sempre acho que tenho que ir em todas de todas as categorias, mas a ideia desse roteiro é justamente falar sobre o que cada uma tem a oferecer para ajudar vocês a não ficarem loucas pulando de loja em loja sem achar o que realmente querem!
Antes de começar, uma dica que vale para todas as viagens: a não ser que você seja extremamente prática e focada, e já saiba exatamente os produtos que quer (categoria/marca/cor), nunca gaste toda a sua verba da beleza na primeira loja que entrar. Você sempre vai achar produtos que “precisa terrrr” nas lojas seguintes, e aí acaba gastando muito mais (ou deixando para trás coisas legais).
![compras-ny-02](https://diadebeaute.com/wp-content/uploads/2012/12/compras-ny-021.jpg)
Começando pelo antro da perdição também conhecido como: farmácia!
Elas estão em todo canto, repletas de muitas opções de tudo o que você puder imaginar. Rímel? Muitos. Hidratante? Muitos. Lenço de papel e algodão? Muuuitos! (eu amo comprar essas duas coisas em farmácias americanas, são sempre ótimos, baratos e com formatos grandes!)
Minha favorita é a Duane Reade, em segundo lugar a CVS e em terceiro o Walgreens. Não sei bem porque, acho que é uma coisa mais da facilidade pra comprar e encontrar as coisas do que da oferta de produtos propriamente dita (já que elas vendem mais ou menos as mesmas marcas).
Incluí a cadeia de lojas Ricky’s nessa categoria porque ela também é do tipo “muitos produtos, produtos baratinhos” – é uma espécie de farmácia sem remédios e também tem uma pegada para profissionais, então tem xampus gigantes, uma seleção ótima de cílios postiços, apetrechos para fazer penteado… e muitos outros cacarecos!
![compras-ny-04](https://diadebeaute.com/wp-content/uploads/2012/12/compras-ny-04.jpg)
Ah, as lojas de departamentos com seus pisos de beleza… como resistir! Aqui reina o formato “cada marca com seu canto e sua vendedora”. A experiência só pode ficar meio desagradável se a vendedora te “adotar” e ficar empurrando vários produtos – caso você não goste dessa modalidade (eu não gosto!), o melhor é falar logo “to só olhando” quando ela perguntar se você precisa de algo. Assim dá pra ficar mais em paz…
São todas bem diferentes em termos de estilo, tamanho, disposição dos corners e até de público. As marcas grandes estão em quase todas, outras você só encontra em uma ou em outra. Por isso a dica é: se você quer um produto específico (exemplo, corretivo da Clé de Peau), vale a pena fazer uma pesquisa antes (no site da loja ou da própria marca) para ver se está à venda por lá (no caso da Clé de Peau, só vende na Bergdorf Goodman e na Saks).
Uma pouco sobre cada uma:
. Saks Fifth Avenue – acho ótima no equilíbrio opções/quantidade de marcas e navegação. Tem corners grandes de MAC, Nars, e tem marcas que eu chamaria de “grandes, mas difíceis de achar”, como Tom Ford e Dolce & Gabbana. É uma perfeita para quem é mais básica e focada.
. Bergdorf Goodman – é a mais “perua”. Se você quiser se sentir uma socialite rica de NY, essa é a pedida! Tem uma seleção boa de marcas mais premium (como Clé de Peau e Kanebo), foi a escolhida da Aerin Lauder para lançar sua linha de make e, apesar de não parecer, é bem grandinha. Ah, a seleção de marcas de perfume é top também, tem até butique da especialíssima JAR, da grife de joias homônima (e tão incrível quanto).
. Barneys – se eu tivesse que escolher só um piso de beleza pra visitar, iria na Barneys. Tem a seleção mais interessante na minha opinião, com mix de marcas top, marcas premium de perua, marcas descoladas e marcas nicho – tipo Bobbi Brown (amo os makes); By Terry (estou aficcionada pelo lip balm Baume de Rose, vou fazer post só sobre ele em breve); Aesop e Bamford (ambas com produtos maravilhosos e cheirosos para corpo e rosto); e Tatcha (do esfoliante em pó que citei aqui) para citar exemplos de cada categoria. Ah e tem uma lojinha linda da Le Labo! E a navegação também é bem agradável.
. Henri Bendel – é mais compacta, mas mesmo assim tem marcona tipo Nars e outras menos conhecidas como Clark’s Botanicals. A loja como um todo é muito fofa!
. Bloomingdale’s do SoHo – o grande trunfo das Bloomingdale’s, pra mim, é ter juntado o piso “padrão” de beleza com uma filial da Space NK lá dentro – essa loja inglesa é uma das minhas mais favoritas! (mais sobre ela abaixo). Então é legal porque junta uma oferta de marcas básicas que amamos com outras desconhecidas ou menores escolhidas pela ótima curadora da Space NK. Entre a Bloomingdale’s da 59th e a do SoHo fico com a segunda – mais descolada que a loja mãe!
. Macy’s – minha menos favorita, acho muito cheia, muito vale tudo… mas não dá pra não citar, porque é enorme!
![compras-ny-03](https://diadebeaute.com/wp-content/uploads/2012/12/compras-ny-031.jpg)
Adoro visitar as lojas nicho porque é sempre um bom lugar para encontrar marcas diferentes… e também é a melhor pedida para quem se cansa em lojas de departamentos, que têm opção demais! Aqui o negócio é a curadoria e a exclusividade
A Space NK que citei acima é top favorita, veio de Londres e se estabeleceu bem nos EUA. Gosto da loja do SoHo, adoro pegar as revistinhas que eles fazem pra cada estação e gosto também de conversar com as vendedoras para saber quais são as bolas da vez! O que você acha lá: makes do Kevyn Aucoin, batons da Lipstick Queen, o famoso cleanser da Eve Lom (já usei uma amostra e adorei, mas é muito caro e não tenho coragem de comprar inteiro ahaha), esmaltes da Jin Soon, produtos para corpo e rosto das ótimas Caudalie, Nuxe, Sarah Chapman, Rodial e Sunday Riley, produtos para cabelo do Serge Normant e do Oribe…..
A Woodley & Bunny fica no Brooklyn e funciona ao lado de um cabeleireiro. Como tudo no bairro, é mais descolada e diferente, e tem outras marcas interessantes de conhecer, como a RMS (amo o iluminador Living Luminizer), a Ellis Faas (um sistema prático de makes em caneta), a Sachajuan e a Christophe Robin (cabelo), a Obsessive Compulsive (to querendo muuuito um dos batons em bisnaga deles!), o sérum da Brad que tá todo mundo falando sobre… e muitas outras coisinhas interessantes!
Já a Aedes de Venustas é a perdição para quem gosta de perfume. A loja é simplesmente maravilhosa, decoração sensacional – pura opulência – e uma seleção primorosa de fragrâncias e velas (merecem ir pra listinha as da Alexa Rodulfo, uma maquiadora queridinha da Carolina Herrera que faz velas, e as da lendária Cire Trudon). Vale conhecer os donos, Karl e Robert, que são fofos, estão sempre por lá e entendem muito do assunto!
![compras-ny-05](https://diadebeaute.com/wp-content/uploads/2012/12/compras-ny-05.jpg)
As boticas misturam de um jeito bem particular produtos de farmácia, de loja de departamentos e de loja nicho, além das marcas com cara de botica mesmo que são sempre fofas e seguem uma direção mais “sem firulas”. A graça é ter tempo para fuçar, porque você sempre vai encontrar elementos diferentes… eu me apaixonei por exemplo pela The Laundress, marca de produtos especiais para lavar roupa – é uma frescura, mas comprei um spray pra tirar cheiro e “renovar” uma peça que não precisava necessariamente ser lavada que adorei! A embalagem é linda e os aromas são ótimos.
Essa conheci na CO Bigelow, que é uma verdadeira instituição da cidade. Outras opções legais são a Avignone (dica da minha amiga Gisela Gueiros, que aliás mora em NY e tá com um blog ótimo sobre a cidade, o Taxi Amarelo), a Zitomer (o Marco Antonio di Biaggi aaama e recomenda sempre! Ele fala para procurar a Luma, uma vendedora russa que sabe tudo), a Clyde’s e a New London Pharmacy.
![compras-ny-06](https://diadebeaute.com/wp-content/uploads/2012/12/compras-ny-06.jpg)
O que dizer da Sephora né?? Não dá para não ir! Mas recomendo, se der tempo, visitar duas: uma “normal”, de preferência das grandes – tipo Times Square ou a da Union Square, reformada recentemente -, e a do Meatpacking District, que é bem diferente das outras: ela é a loja laboratório da Sephora, onde eles testam novas ideias e formatos que depois podem ser adotados pelas outras. Exemplos: o lash bar, perfeito para experimentar cílios postiços (sem precisar colar) e o corner Global Beauty, com seleção de alguns produtos de algumas marcas “do mundo”. A questão laboratório também se aplica pro visual da loja, diferente e lindo!
![compras-ny-07](https://diadebeaute.com/wp-content/uploads/2012/12/compras-ny-07.jpg)
As lojas próprias são bacanas para quem gosta de mergulhar no universo de uma marca só. Ou para viver uma experiência diferente – por exemplo, adorei comprar os makes do Tom Ford na loja dele na Madison, a loja é linda, você pode ficar fuçando as roupas bolsas e sapatos, a sala da beleza é toda de mármore e espelhos… e né, cosméticos são sempre a parte mais comprável dessas marconas ricas!
Quase todas as marcas que você encontra em lojas de departamentos ou nicho têm sua butique própria em NY – MAC, Nars, Make Up For Ever, Kiehl’s, Origins, Benefit, Aesop, Amore Pacific… a Bleecker St. e o SoHo são bons focos. E tem a Inglot, na Times Square, com suas cores a perder de vista (tinha um papo que eles vinham pro Brasil, mas nunca mais ouvi nada…) e a The Body Shop, com seus produtos de corpo e maquiagens (confesso que já fui mais fã, mas sempre é tempo de redescobrir uma marca com tanta personalidade como essa).
Uma que sempre vejo, mas nunca entro, é a Sabon – várias leitoras já comentaram que gostam! E de nicho tem duas que ouvi falar bem, mas não consegui ir: Blue Mercury e Shen Beauty (essa fica no Brooklyn). Se você por acaso passar em frente, vale espiar! Ah, e já ia me esquecendo da MAC Pro – fica meio escondida num prédio sem cara de loja, mas vale a visita se você estiver atrás dos produtos e cores que só estão à venda nas lojas Pro.
Para terminar, um pouco de serviço! Para fazer as unhas têm o salão da Jin Soon, manicure que agora lançou a linha de esmaltes que virei fã, e o novíssimo nail bar da Essie (tem matéria sobre ele no site da Vogue US). Se precisar fazer uma escova rápida, tem salões como os da Bumble & Bumble (em uptown e em downtown), o do Oscar Blandi (super de perua!), e o do John Barrett na Bergdorf Goodman. E, para um serviço privé, tem o badalado Vênsette, que oferece cabelo e make delivery, com opções de look para escolher. Para usar tem que ser membro, dá para pedir membership aqui no site.
Ufa!!! É isso hehe – demorei, mas me empenhei pra ficar bem completinho! Quem tiver mais dicas compartilha nos comentários. E a felicidade que eu to com as montagens da Karen superdesigner? Muito lindo!
Comentários