Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Como Pat McGrath se tornou o nome mais comentado dos desfiles de Paris

14/02/24

Muito antes da estética clean girl dominar as redes sociais, a beleza minimalista já reinava absoluta nas passarelas. Da francesa Chanel à italiana Prada, todas as casas de moda se renderam, em algum momento e por várias temporadas, ao make nada. Entre a regra, no entanto, as exceções eram quase sempre assinadas por Pat McGrath. Dos cílios efeito borboleta, para a Valentino em 2019, às lágrimas de glitter, da Schiaparelli em 2022, a beauty artist já conhecia a sensação de parar a internet com o seu trabalho. Mas nada poderia a preparar para o que aconteceu na última temporada de alta-costura.

Para o desfile-espetáculo da Maison Margiela, apresentado na primeira noite de lua cheia do ano, a artista criou uma maquiagem digna de boneca de porcelana, com pele de vidro reluzente, sobrancelhas finas e sombras coloridas que pintam toda a pálpebra. Aliada a todo o clima construído para a passarela – pense em modelos se contorcendo, corsets apertadíssimos e volumes inesperados que alteram a silhueta corporal –, a beleza desenvolvida por Pat foi a cereja de um bolo que estava pronto para entrar para a história.

Nas redes sociais, o trabalho minucioso da maquiadora não passou despercebido e mesmo uma semana após o desfile (o que equivale a meses no tempo digital) seu nome seguia em alta nas buscas do Google. Além disso, um sem-fim de produtores de conteúdo de beleza dedicaram horas tentando replicar, principalmente, a pele cristalizada feita por McGrath. O barulho foi tanto que a própria organizou uma live em seu perfil no Instagram para dissecar o passo a passo por trás do look.

O segredo? Bom, além de tentativas a fio, máscaras faciais, incluindo de pepino, água e Liquid Glass, da Kryolan. Tudo aplicado com AirBrush e secador entre as camadas. “Adoro ser uma alquimista, mas a técnica foi a peça mais desafiadora do quebra-cabeça. Precisava garantir que conseguiria um acabamento de vidro reflexivo sem alterar o que estava por baixo. Porque, não se esqueça, havia toda uma maquiagem antes de aplicar a camada superior”, revelou Pat em entrevista à edição britânica da Vogue, acrescentando que em breve sua marca, a Pat McGrath Labs, lançará um produto que oferece o “acabamento de vidro perfeito”.

Mistério desvendado, resta solucionar um enigma: por que uma beleza tão distante da maquiagem tida como social repercutiu tanto? As hipóteses são variadas e é improvável que o sucesso seja resultado de um único fator. A começar pela expectativa que rondava o desfile, que marcava o retorno de John Galliano à semana de alta-costura, após anos turbulentos e longe dos holofotes. 

Segundo ponto: a dupla Galliano e McGrath. Parceiros de longa data, eles colaboram desde os anos 90, quando o estilista fazia o mundo sonhar através da moda com suas coleções para a Dior e sua marca própria. “A habilidade de John em ultrapassar limites e ser criativamente audacioso é algo que admiro muito”, disse ela. “Seu espírito criativo vibrante é contagioso, e este último desfile não foi exceção. Desde nosso briefing inicial, John me guiou por uma extraordinária mistura de elementos cinematográficos, históricos e futuristas, preparando o terreno para nossa colaboração criativa”.

Para compor o pódio: o nível de maturidade técnica e artística da maquiadora, que, em tempos de inteligência artificial, nos fez duvidar se o que estávamos vendo era mesmo obra humana.

“A força da Pat de transformar tudo em arte é absurda. O acabamento é 100% verídico, nós vemos a maquiagem e não acreditamos que é pele. Parece uma porcelana ou vidro, é um brilho uniforme”, opina o criador de conteúdo e beauty artist Higor Piccoli.

A também maquiadora e hair stylist Marina Baliú acrescenta: “A pele glaceada trouxe uma imagem pós-humana e retrofuturista que muito lembra as imagens de IA que tanto compartilhamos em 2023. Além disso, com as redes sociais, diversas técnicas de maquiagem se tornaram acessíveis e a ideia de conseguir reproduzir em casa algo feito por pessoas famosas é realmente empolgante”.

No entanto, os experts concordam (e lamentam!) que a beleza saturou na mesma velocidade que viralizou. “Percebi que em pouco tempo a internet estava encharcada de vídeos muito semelhantes, que não traziam nada além da reprodução incessante de uma mesma técnica”, aponta Marina. “Acredito que esse é o ponto negativo das redes sociais. Tudo se perde muito rápido. Vi no TikTok que muita gente não sabia que a Pat era mulher, por exemplo. Falta uma referência verdadeira, para além das trends”, reflete Higor.

O que fica desse furacão? Mais peles com efeito úmido e brilhoso, sobrancelhas finas e o uso de cores inusitadas para blush, boca e olhos como apostas de tendência, um convite à maquiagem artística e a certeza de que Pat McGrath é um dos maiores nomes da indústria da beleza. Além de muita expectativa para o próximo encontro criativo da dupla McGrath e Galliano, é claro!

{Fotos: reprodução Instagram @patmcgrathreal, @maisonmargiela e @buro247ru}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Como Pat McGrath se tornou o nome mais comentado dos desfiles de Paris”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: