Quer parar de tirar as cutículas? Confira dicas para abandonar o alicate
Embora pareça essencial remover as cutículas para ter unhas bonitas e bem cuidadas, esse hábito é totalmente dispensável. É o que afirma Gisele Camargo, que cuida das mãos de famosas como Ivete Sangalo e Gisele Bündchen. Confira o relato de quem abandonou de vez o alicate e siga os conselhos da manicure, se você deseja adotar essa prática.
Não tirar as cutículas é melhor para a saúde das unhas?
“A cutícula é a proteção das unhas contra a entrada de bactérias. E com mais de 30 anos de profissão percebi que realmente quem tira menos a cutícula tem as unhas mais saudáveis. Por exemplo, no ato de empurrar com a espátula, muitas vezes a base das unhas é agredida, o que causa as ondulações. Além de que, quanto mais você tira mais elas crescem”, afirma.
A manicure conta que atualmente tem várias clientes que aboliram o alicate da sua rotina com as unhas. “Sim, tenho várias, inclusive eu. Há anos só limpo o excesso. No começo foi difícil, mas já me adaptei e não quero mais minhas unhas sem os cantos arredondados, sem a anatomia de uma unha normal”.
A gerente de produto da Vic Beauté, Márcia Valdez, também parou de tirar as cutículas e tudo começou porque começou sentir as unhas fracas. “Falando com amigas, elas disseram que poderia ser por eu fazer minha unha toda semana. Comecei a pesquisar sobre o tema e li alguns relatos de pessoas que pararam por conta da saúde (pois remover essa pelinha acaba com a proteção da unha), me interessei pelo assunto e decidi aderir”, relata.
São várias vantagens, segundo Gisele: além evitar as ondulações, não usar o alicate para remover as cutículas as deixa mais saudáveis, reduz as pelinhas e esteticamente o resultado da esmaltação é igual. “Se você fizer as unhas com uma profissional que vai respeitar o que você está pedindo, vai ficar linda como se estivesse sem as cutículas”, diz.
Ver essa foto no Instagram
Passo a passo
Márcia conta que começou por muita hidratação. “Comecei a hidratar todos os dias, a usar espátula de plástico (que apenas empurra a cutícula, a de inox acaba cortando) e esfoliar (com esfoliante ou com escovinha de unhas) para tirar o excesso de pelinhas mortas. No começo parece que vai dar errado, nos primeiros 2 meses confesso que desacreditei que a hidratação funcionaria, mas pasmem, no terceiro mês senti que elas ficaram mais finas e lindas”, conta.
Gisele diz que o passo a passo que Márcia utilizou está correto, e explica cada etapa que aconselha para suas clientes:
. Ir parando de retirar aos poucos, sem aprofundar.
. Hidratar diariamente com um produto específico para as unhas.
. Esfoliar as mãos de 1 a 2 vezes na semana, para retirar as células mortas.
“É preciso ter disciplina para hidratar todos os dias e sempre penso ‘skincare não é apenas no rosto’! E as vantagens são muitas, sinto que minhas unhas são muito mais fortes, raramente quebram, sinto que após isso a unha fica ainda mais bonita, parece que estou com a cutícula sempre ‘tirada’, evito aquela dor de tirar um bifinho na manicure, acredito que devo evitar vários tipos de contaminações por manter essa proteção e não fico refém da necessidade de tirar a cutícula para minha esmaltação ficar bonita”, relata Márcia.
Confira os produtos indicados por elas para ter unhas lindas sem precisar de alicate:
Para empurrar as cutículas:
. Espátula de Plástico – Santa Clara
Esfoliar:
. Esfoliante Pedra-pomes Pink – Granado
. Escova de Unhas – Ricca
Hidratar:
. Creme Reparador para Mãos – Cerave
. Creme para Mãos Ureadin – Isdin
. Óleo para Unhas e Cutículas – Phytoterápica
. Polpa Hidratante para as Mãos Castanha Ekos – Natura
{Fotos: Reprodução Instagram @maarandia}
Comentários