Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Intestino saudável, cabelo saudável: saiba como evitar a disbiose capilar

10/04/24

Você sabia que até as bactérias da flora intestinal têm ligação com nosso cabelo? O desequilíbrio no intestino afeta diretamente a saúde dos nossos fios e pode provocar a chamada disbiose capilar, que causa enfraquecimento e até queda. Para entender essa condição e quais hábitos ter para manter os cabelos sempre saudáveis, conversamos com a dermatologista e tricologista Joana D’arc Diniz, diretora da Sociedade Brasileira do Cabelo. 

O que é disbiose capilar?

É um desequilíbrio ou proliferação exagerada de microrganismos que causam uma reação no couro cabeludo. “O resultado direto é uma inflamação na região, levando ao enfraquecimento e encurtamento dos fios. E o mais agravante: ao comprometer o crescimento dos cabelos, é possível virar um quadro de queda capilar e até alopecia”, explica a dermatologista. 

Como esse desequilíbrio começa na flora intestinal, o que comemos interfere totalmente no problema. “Tudo começa com uma alimentação ruim. O excesso de proteína animal, gordura, bebida alcoólica ou refrigerantes leva à diminuição das bactérias boas e à proliferação das bactérias ruins”, esclarece Joana. A médica conta que o uso de medicamentos sem acompanhamento de um profissional, o estresse e as doenças intestinais (como síndrome do intestino irritável, por exemplo) também são fatores que contribuem para o desequilíbrio da microbiota (que é o conjunto de micro-organismos que habita o nosso sistema digestivo).

Os sintomas da disbiose são: coceira persistente, descamação, espinhas e pequenas feridas no couro cabeludo. Ao perceber alguns desses sinais, procure um dermatologista.

Apesar da disbiose começar no intestino, ela se desenvolve à medida que encontra no couro cabeludo um ambiente propício

5 hábitos que ajudam a manter seu cabelo saudável 

Apesar da disbiose começar no intestino, ela se desenvolve à medida que encontra no couro cabeludo um ambiente propício. Por isso, além dos cuidados com a alimentação, para evitar a doença, a médica orienta algumas práticas simples que envolvem a manutenção do couro cabeludo saudável, e que também fazem parte do tratamento (que é feito com o uso de probióticos tópicos receitados por um médico). São elas:

1 – Evitar banhos quentes demais, sendo que o ideal é a temperatura em torno de 22 graus celsius. 

2 – Secar sempre os cabelos antes de dormir, pois isso evita a proliferação de fungos e bactérias.

3 – Não lavar excessivamente os fios e retirar totalmente o xampu e o condicionador dos fios para não deixar resíduos. 

4 – Manter uma alimentação saudável, evitando o excesso de bebida alcoólica, além de não fumar.

5 – Beber mais água, mesmo no outono/inverno. “A hidratação começa no consumo de água. Se o corpo está hidratado, os cabelos também estarão hidratados e, consequentemente, mais fortalecidos de agressões internas ou externas”,  finaliza a dermatologista.

{Fotos: Mathilde LangevinDose Juice/ Unsplash}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: