Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Tchau oleosidade: saiba que produtos usar a favor do seu tipo de pele

18/03/24

Ter pele oleosa é super comum entre nós brasileiras, né? E quem tem sabe que é preciso uma rotina de cuidados diários bem regradinha para manter a pele sempre bonita. Mas trago boas notícias: o Dr. João Vitor Ferraz (@drjoaovitorferraz), especialista em medicina estética, nos contou quais são os melhores tratamentos para pele oleosa e ainda esclareceu algumas dúvidas. Vem conferir! 

Procedimentos indicados

De acordo com o médico, atualmente os tratamentos a laser e luz pulsada são os que oferecem melhores resultados em quem tem pele oleosa. “Ambos são eficazes na redução da atividade das glândulas sebáceas e no tratamento de inflamações associadas à acne. Já a microdermoabrasão e os peelings químicos ajudam na renovação celular e na remoção do excesso de oleosidade na superfície da pele.  Para mim, o que há de melhor hoje em termos de controle de oleosidade, fechamento de poros e uniformidade da pele, é o Futera, uma radiofrequência microablativa (ondas eletromagnéticas que causam um aumento da temperatura), que tem trazido muito efeito para os meus pacientes”, esclarece.

Quais ativos apostar e quais evitar para tratar a pele oleosa? 

Se você faz parte desse time, com certeza conhece o ácido salicílico, mas o médico indica outros ativos que auxiliam no tratamento da oleosidade: “a niacinamida, o ácido glicólico e retinóides também ajudam a controlar a produção de sebo, desobstruir poros e reduzir inflamações”, diz.

Ele ainda esclarece que é bom evitar ingredientes comedogênicos (que obstruem os poros), como óleos minerais e certos tipos de silicones. Produtos muito densos ou oleosos também devem ser evitados.

A melhor rotina de skincare para pele oleosa

. Limpeza: use um limpador suave, sem óleo e não comedogênico, duas vezes ao dia.

. Tonificação: um tônico adstringente pode ajudar a remover o excesso de oleosidade e resíduos.

. Tratamento: aplique produtos com ativos específicos para esse tipo de pele, como os mencionados acima, conforme a necessidade da pele.

. Hidratação: utilize um hidratante leve e não oleoso. Produtos em gel ou sérum são boas opções.

. Proteção Solar: opte por protetores solares matificantes ou em gel.

“É sempre importante lembrar que cada pele é única, e os tratamentos devem ser adaptados às necessidades individuais. Consultar um dermatologista é a melhor forma de obter uma rotina de cuidados personalizada”, alerta o médico. 

A niacinamida, o ácido glicólico e retinóides também ajudam a controlar a produção de sebo, desobstruir poros e reduzir inflamações.

Curiosidades sobre a pele oleosa 

O que é a oleosidade?

“A oleosidade da pele é produzida pelas glândulas sebáceas e é composta principalmente por lipídios, como ácidos graxos, ceramidas e triglicerídeos. Esta produção de sebo é normal e necessária para manter a pele hidratada e protegida. No entanto, a produção excessiva pode levar a uma pele oleosa”, afirma.

Tipos de oleosidade

Há dois tipos: a oleosidade distribuída por todo o rosto, comum em peles mais jovens; e a oleosidade concentrada na zona T (testa, nariz e queixo), mais típica em adultos.

O que acontece se não cuidar? 

A oleosidade excessiva pode levar ao entupimento dos poros, formando cravos e espinhas. Outras consequências incluem um aspecto brilhante indesejado, maquiagem que não fixa adequadamente e, em casos mais graves, pode até levar a dermatites e infecções secundárias”, alerta João.

Com essas dicas sobre ativos e tratamentos, cuidar da pele oleosa parece bem mais descomplicado, não é? Mas vale lembrar que cada pele é única. Então, fale com seu dermatologista para saber quais os procedimentos mais indicados para você. 

{Fotos: Birgith Roosipuu eFleur Kaan / Unsplash}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: