Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Afinal, quais procedimentos dermatológicos são seguros para pele negra?

24/11/23
Afinal, quais procedimentos dermatológicos são seguros para pele negra?

A pele negra tem características maravilhosas, conta com mais colágeno, é mais  resistente ao envelhecimento precoce e aos danos solares. Mas também possui maior tendência a manchas. A razão disso está na melanina, e isso pode gerar muitas dúvidas sobre quais tratamentos são seguros e eficazes.

“Por ter uma quantidade maior de melanina, quando há exposição ao sol ou algum tipo de inflamação, ocorre a liberação dessa proteína, o que causa as manchas. Chamamos isso de hiperpigmentação. Quando a pele negra apresenta acne, por exemplo, ela cicatriza formando marcas. E isso também pode acontecer após os procedimentos, se não houver o devido cuidado, pois eles sensibilizam a pele”, explica a dermatologista Lívia Salviano (@draliviasalviano), da Clínica Hofbauer. 

Todos os procedimentos são indicados para a pele negra?

Lívia explica que sim, mas com os devidos cuidados específicos para essa pele. “Não temos tecnologias específicas para a pele negra, mas é preciso ter atenção em como realizar esses procedimentos. Justamente por essa característica de sofrer queimaduras, principalmente com laser e radiofrequência, o cuidado está em qual tipo de laser e energia escolher”, afirma.

“É preferível fazer mais sessões com uma energia menor, usar substâncias que reduzam a chance de manchar, como ácidos e clareadores antes e após os procedimentos, e se atentar se essa pessoa não está bronzeada. Tudo isso para evitar manchas na pele”.

Segundo a dermatologista, botox, preenchimento e ultrassom microfocado (Ultraformer) podem ser aplicados com tranquilidade, mas é preciso ter cautela com tecnologias como laser, eletrocoagulação e radiofrequência.

Qual depilação a laser é melhor?

A escolha do laser certo minimiza a chance do aparecimento de manchas na pele negra. A Dra. Joana Darc Diniz, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, afirma que a tecnologia laser Nd:YAG, é a mais eficaz e segura. 

“Este laser cria comprimentos de onda que penetram profundamente na pele, contornando a camada de células da pele que produz a pigmentação, por isso não desencadeia hiperpigmentação”, explica.  

Outros riscos incluem queimaduras e bolhas, que são mais prováveis ​​de acontecer se os dispositivos forem usados ​​incorretamente ou se o laser errado for usado no seu tom de pele. “Por isso é extremamente importante consultar um profissional médico que seja totalmente treinado em depilação a laser. O mais indicado é sempre fazer um teste numa pequena área, para realizar o procedimento com mais segurança após duas horas ou em outro dia”, esclarece.

Outra orientação importante é lembrar que a pele não pode ter sido exposta ao sol sem proteção solar nos últimos 15 dias anteriores ao procedimento e que o pêlo não pode estar comprido, precisa ser cortado ou raspado para não queimar a pele no processo.

Dra. Joana conta que, apesar dos lasers não terem evoluído drasticamente nas últimas duas décadas, houve melhorias na experiência do paciente, como sistemas de resfriamento, procedimentos mais rápidos e a capacidade de ajudar pacientes com tons de pele mais escuros. 

“Não temos tecnologias específicas para a pele negra, mas é preciso ter atenção em como realizar esses procedimentos.”

Rotina básica de skincare

Os cuidados diários são essenciais, por isso a Dra. Livia Salviano orienta a escolha de um sabonete específico, hidratação e proteção solar adequada, para uma manutenção da saúde e beleza da pele negra.

“É na questão da proteção solar que muitas pessoas se enganam, achando que não precisam de produtos para este fim. A pele negra também tem risco de câncer de pele, por isso o uso do protetor solar é muito importante”, afirma.

E aqui vai uma dica valiosa da Dra. Lívia: use protetor solar com cor! O pigmento existente na fórmula não só protege sua pele dos raios do sol, mas também evita a hiperpigmentação causada pela luz visível. Ele funciona como uma camada de  proteção extra para a pele, mantendo-a saudável e longe das manchas.

{Fotos: RF._.studio e Gabriella Ally / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: