Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

O que é o tal inflammaging, que faz a sua pele envelhecer?

25/10/23
O que é o tal inflammaging, que faz a sua pele envelhecer?

Esse processo de envelhecimento causado por pequenos processos inflamatórios crônicos e silenciosos nunca foi tão comentado. Que tal aprender maneiras de combatê-lo? 

Inflamações sutis, que acontecem de forma contínua no organismo, levam ao envelhecimento e fazem parte, hoje, de um conceito chamado pela comunidade científica de “inflammaging”. Pesquisas recentes sugerem que elas contribuem inclusive na causa de doenças crônicas e degenerativas como artroses, Alzheimer, Parkinson, diabetes e câncer. 

Alguns biomarcadores já são capazes de diferenciar envelhecimento cronológico, relacionado somente à idade, do envelhecimento biológico, causado pelas alterações no metabolismo interno, por sobrecarga dos mecanismos de regeneração compensatórios. “Quando os marcadores de inflamação no corpo (no sangue e nos tecidos) estão altos, geram envelhecimento precoce, rugas e, com o tempo, doenças”, explica a naturopata Fernanda Capobianco, do Rio de Janeiro, criadora do método Holi U, certificada como coach e terapeuta de nutrição integrativa pelo Landmark Worldwide e Instituto de Nutrição Integrada, ambos em Nova Iorque.

Pele e cabelo na mira

Nosso organismo tem essa capacidade de ‘dar conta’ e neutralizar os processos inflamatórios de uma maneira geral. Mas quando eles se tornam diários e contínuos, os mecanismos compensatórios entram em exaustão e a inflamação causa danos em todos os órgãos – e a pele também é afetada. Isso ocorre porque a inflamação acelera a degradação do colágeno, provocando flacidez, a principal consequência do inflammaging. E tem mais: ele também se revela em rugas, manchas, vermelhidão, irritação, coceiras. 

“Com o processo de envelhecimento, nossas células tendem a se tornar disfuncionais. Elas perdem a capacidade de se dividir e se acumulam, mas são metabolicamente ativas e secretam citocinas pró-inflamatórias, levando a uma inflamação sistêmica crônica leve. Essas células são denominadas SASP, do inglês ‘senescence-associated secretory phenotype'”, conta a dermatologista Juliana Piquet, do Rio de Janeiro. Além do envelhecimento, o estresse e as constantes agressões externas às quais a pele está exposta, como a radiação UV, principalmente, e a poluição, por exemplo, podem ter também um efeito cumulativo capaz de promover aumento das SASP.

O quadro causa muitos malefícios para o organismo e um grande desequilíbrio. Até nos cabelos. “O ciclo do cabelo pode sofrer alterações com a maior produção de citocinas inflamatórias, gerando uma desregulação e queda prematura dos fios. Os radicais livres em excesso levam ao enfraquecimento e perda precoce da atividade dos melanócitos, ocasionando opacidade e embranquecimento precoce”, explica Ana Carina Junqueira, dermatologista do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisa em Medicina Capilar. 

O processo de inflammaging ainda pode prejudicar o crescimento de novos fios, já que ocasiona um envelhecimento precoce das células tronco – e eles dependem diretamente delas presentes na raiz do folículo, para serem formados. “A sarcopenia (declínio dos tecidos musculares) e osteopenia (perda de massa óssea) também aceleram”, fala Fernanda. Socorro!

 Sono, stress, alimentos industrializados são vilões

O cortisol, hormônio que circula nessa situação, adivinhe, interfere diretamente no humor e no sono… Pessoas que dormem mal, mais desembrulham do que descascam alimentos, e sofrem com estresse, correm mais risco. “As escolhas alimentares ricas em carboidratos, açúcares, alimentos processados e industrializados, falta de exercício físico, poucas horas de sono, estresse, estar sentado demais, não estar com o corpo hidratado, falta de alimentos que nutrem como legumes, verduras, frutas, sementes frescos. Alimentos cheios de pesticidas ou agrotóxicos e xenobióticos causam essa condição”, fala Fernanda.

Flacidez é a principal consequência do inflammaging na pele.

Meditar, comer, malhar, dormir

Para combater o quadro, é preciso fazer mudanças do estilo de vida. Controlar o estresse com exercícios de respiração e meditação é um passo importante – respiração curtinha faz a pele sofrer com esse sangue pouco oxigenado. Outra atitude importante é ter um sono restaurador. Se você é daquelas que deixa para resolver problemas à noite, fica conectada até tarde, janta de forma incorreta, em quantidade e qualidade, comece a adotar a higiene do sono.

Nutrição é outro pilar muito importante – a má alimentação é um dos principais fatores que levam à degradação do colágeno. “Evitar açúcar, alimentos processados, fumar e o consumo de álcool é primordial”, avisa Fernanda. Não é à toa que Gisele Bündchen revelou que suspendeu os drinques assim que fez 40 anos.    

Nessa batalha, suplementos orais, antioxidantes e antiinflamatórios podem ser usados como adjuvantes – mas sempre com indicação médica, para que o consumo não seja vazio ou até prejudicial. “Probióticos e prebióticos também ajudam, já que regulam os fatores pró e anti inflamatórios do trato gastro intestinal”, sugere Ana Carina. Devemos ainda evitar o excesso de alimentos e práticas pró inflamatórias como o consumo exagerado de açúcares e o excesso de exposição solar, principalmente sem proteção adequada.

Quem pratica atividade física tem um sono com mais qualidade, diminui a irritabilidade e o cansaço, o que tem um impacto positivo na saúde mental. Já não é novidade o poder da ginástica na prevenção e no combate de doenças crônicas. Mas estudos recentes mostram que incluir uma rotina de exercícios na nossa vida ajuda a retardar ou a diminuir também o “inflammaging”. O importante é fazer algo que combine com sua personalidade, para que você possa se comprometer a fazer com regularidade.

“Em termos de prevenção, vale atuar no combate ao estresse crônico, ao tabagismo, na proteção solar e à poluição como forma de reduzir a inflamação crônica e combater os radicais livres. Em termos de tratamento, tecnologias, ativos tópicos e orais que atuam de forma complementar na tentativa de evitar o envelhecimento precoce, restaurando funções de reparo da pele”, fala Juliana. Ela conta que existem diversos ativos com ação anti-SASP, como os antioxidantes em geral, tanto tópicos como orais. “Além disso, não posso deixar de citar o filtro solar, que atua no combate ao principal fator externo envolvido no envelhecimento da pele.”

Sérum Pigmentbio C-Concentrate
Bioderma
Sérum Uniformizador Pigmentbio C-Concentrate, Bioderma

Antioxidante, combate a formação de áreas escuras, elimina manchas e acelera a renovação celular. Com Vitaminas C, E e Niacinamida.

Aqui
Vitamina C 10% Sérum de Alta Potência
Botik
Vitamina C 10% Sérum de Alta Potência, Botik

Superconcentrado e para uso diário, forma um escudo antioxidante protetor e blinda a pele contra os   agressores como poluição, radicais livres e luz azul. Sua fórmula com as vitaminas C e E reduz rugas e linhas de expressão e uniformiza o tom e a textura, para uma pele radiante.

Aqui
Sérum
VITA C 18
Beyong
VITA C 18, Beyong

 Sérum com 18% nano vitamina C, com tripla ação antioxidante que previne o envelhecimento, reduz linhas finas e deixa a pele mais firme, macia e iluminada.

Aqui
Niacinamide Ultra Superior 15
Ada Tina
Niacinamide Ultra Superior 15, Ada Tina

Fórmula é uma combinação concentrada clareadora e rejuvenescedora para pele mais iluminada e radiante, e também capaz de renovar, retexturizar, hidratar e uniformizar. Com peptídeos ultra antioxidantes.

Aqui
Serum Phyto Nature Firming
Dermalogica
Phyto Nature Firming Serum, Dermalogica

Indicado para peles maduras, o sérum bifásico ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento da pele. Com Camu Camu da Amazônia, que ajuda a prolongar o brilho, enquanto o ácido hialurônico proporciona um efeito de preenchimento. O extrato antioxidante de esteva marroquina e o grão de café verde de Madagascar revitalizam a pele e ajudam a diminuir a aparência de linhas finas e rugas.

Aqui
Sérum Clareador Diurno C-Firma Fresh
Drunk Elephant
érum Clareador Diurno C-Firma Fresh, Drunk Elephant

Traz um complexo antioxidante de 15% de ácido l-ascórbico, 0,5% de ácido ferúlico e 1% de vitamina E, para revelar uma pele mais radiante, firme e uniforme. A fórmula com extratos de fermento de abóbora e polímero cruzado de hialuronato de sódio do C-Firma ajuda a dissolver enzimaticamente as células mortas da superfície da pele, ao mesmo tempo em que hidrata e acalma.

Aqui
Vitamina C em pó 100% pura
Adcos
Vitamina C em pó 100% pura, Adcos

Reduz os sinais do envelhecimento, como rugas e linhas, clareia e ilumina a pele, em uma proposta personalizável para a rotina de skincare. A fórmula é constituída 100% pelo ácido ascórbico em pó ultrafino, ideal para ser homogeneizado em séruns, loções, cremes, hidratantes ou protetores solares. Isso possibilita a personalização e potencialização da ação antioxidante e antienvelhecimento nos tratamentos dermatológicos. 

Aqui
Sérum Antioxidante Ce Ferulic
SkinCeuticals
Sérum redutor de linhas C E Ferulic - SkinCeuticals

Um clássico antioxidante amado pelos dermatologistas. Com uma combinação sinérgica, CE Ferulic é o sérum de Vitamina C Pura ideal para corrigir e prevenir o envelhecimento precoce da pele. Enquanto reduz rugas e combate a perda de firmeza e elasticidade, potencializa o efeito do protetor solar.

Aqui

{Fotos: Taryn Elliott e KoolShooters / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: