Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Dicas efetivas para diminuir os poros do rosto

Mais comum em peles mistas e oleosas, os poros são causados principalmente pelo acúmulo de sebo. A boa notícia é que existem diversas táticas eficazes para reduzir a aparência dos poros dilatados e conquistar uma pele cada vez mais uniforme. 

Nessa matéria, iremos comentar sobre a necessidade de cuidar dos poros, como manter uma rotina de beleza adequada para este caso e ainda indicaremos uma série de produtos adequados que podem ser introduzidos na sua rotina de skincare.

Qual a função dos poros?

As glândulas sebáceas e sudoríparas são, respectivamente, as responsáveis por produzir o sebo e o suor. Os canais pelos quais esses líquidos naturais do corpo são secretados são os poros. A dilatação ocorre justamente pelo acúmulo de oleosidade e suor na pele e é mais visível em regiões do rosto como bochechas, principalmente as porções mais próximas ao nariz, além de testa e queixo.

Há quem diga que os poros costumam dilatar principalmente ao final do dia. Seria uma questão de horário? Na verdade, com o passar do tempo, o rosto naturalmente acumula sebo nas camadas mais externas da pele, facilitando a dilatação. Quando higienizados corretamente, reduzem de tamanho.

A importância de cuidar dos poros do rosto

Antes de seguirmos, é preciso entender: os poros dilatados são características comuns em peles mais oleosas, mas não necessariamente um problema. Em uma era onde o “efeito blur” é utilizado em fotos para disfarçar “imperfeições”, como acnes e poros dilatados, torna-se ainda mais necessário pontuar que os poros são características naturais na pele, eles devem ser aceitos e bem tratados.

A higienização adequada desses buraquinhos é fundamental para evitar futuros problemas de pele. Poros dilatados abrem espaço, literalmente, para poros obstruídos, entupidos pelo acúmulo de oleosidade, suor, além de células mortas e sujeira, como poluição ou mesmo produtos de maquiagem que não foram retirados adequadamente, resultando em problemas como acnes e outras inflamações de pele.

Rotina de limpeza para manter os poros sob controle

Para minimizar a aparência dos poros e evitar obstruí-los, adequar a rotina de skincare é essencial. Higienizar o rosto é o primeiro passo indicado. Deixamos evidente por aqui que a oleosidade é a grande responsável por dilatar os poros. Mas engana-se quem pensa que limpá-los frequentemente ao longo do dia será a grande solução, principalmente quando utilizamos um sabonete inadequado e a água muito quente.

Esses três fatores são conhecidos por gerar o famoso efeito rebote. Antes de entendermos o conceito, é preciso lembrar que a oleosidade serve como uma barreira protetora natural para a pele. Os processos de higiene que geram sensação de pele mais limpa, na verdade, retiram mais sebo do que deveriam. Assim, o corpo entende que, havendo falta de oleosidade, eleva a quantidade de sebo na tentativa de aumentar a proteção do rosto ou mesmo do corpo.

Por isso, ao invés de sabonetes convencionais, prefira os géis de limpeza, pois estes atuarão de maneira mais branda sobre a pele, limpando-a sem agredi-la. Evite também lavar o rosto com água quente. Prefira água fria ou morna. A higienização pode ser feita duas vezes ao dia: uma ao acordar e outra antes de dormir.

Em uma era de filtros e “efeito blur”, é necessário pontuar que os poros são características naturais na pele.

Esfoliação é sua melhor amiga

Para uma limpeza ainda mais profunda, você pode contar com a esfoliação do rosto uma vez na semana – uma frequência maior poderá ser prejudicial à sua pele. Vale lembrar, no entanto, que já existem no mercado alguns esfoliantes bastante suaves e com indicação de uso diário. 

A etapa da esfoliação irá potencializar a higienização e também permitirá que outros produtos de skincare, como ácidos ou hidratantes, penetrem com mais facilidade no rosto.

Os principais benefícios da esfoliação são a renovação celular, eliminação de resíduos e células mortas e desobstrução dos poros, mantendo a pele ainda mais uniforme e saudável. O processo também estimula a produção de colágeno.

Atualmente, existem três tipos de esfoliantes no mercado. O esfoliante físico, mais comum, utiliza grânulos para esfoliar através do atrito. O esfoliante químico promove a renovação celular mediante substâncias ácidas, sem fricção. E o esfoliante enzimático, mais suave, contém enzimas, naturais ou não, que “empurram” as células mortas e excesso de oleosidade para a camada mais externa da pele, eliminando-os.

Hidratação: o segredo para reduzir a aparência dos poros

A ideia de que hidratantes e peles oleosas não combinam vem sendo desmistificada. Na verdade, é de suma importância que todos os tipos de pele sejam hidratados com produtos adequados. No caso das peles mistas e oleosas que apresentam poros mais dilatados, a hidratação reforça a barreira protetora do rosto, principalmente contra radicais livres e poluição. Com este “escudo” fortificado, o corpo passa a produzir menos sebo. O combate ao ressecamento e a prevenção contra o envelhecimento precoce são outros benefícios do produto.

Para um resultado eficiente, nossa indicação é que você aplique o hidratante duas vezes ao dia, durante o skincare diurno e noturno, sempre após higienizar o rosto com o gel de limpeza e tratar – com ácidos ou séruns, por exemplo. Por fim, durante o dia, não se esqueça do protetor solar, mesmo nos dias nublados.

É de suma importância que todos os tipos de pele sejam hidratados com produtos adequados.

Maquiagem: como disfarçar os poros dilatados

Se você vai fazer uma maquiagem e sua ideia é disfarçar os poros instantaneamente, além de buscar hidratar muito bem a pele, durante a preparação, você pode apostar em um bom primer a base. Este produto irá preencher e cobrir os poros, garantindo uma sensação de pele mais lisa e uniforme, além de uma maquiagem mais duradoura e profissional.

Quando falamos sobre poros, o pó pode ser seu melhor ou pior amigo. Apesar de controlar o brilho excessivo da pele, ou seja, a oleosidade, quanto mais grosso o pó, mais evidenciados os poros serão. Ao contrário, quanto mais fino e translúcido, mais sutil será o resultado na pele. Ao finalizar a maquiagem, você pode aplicar uma bruma para suavizar ainda mais o resultado.

Vale lembrar que, como apontamos acima, a maquiagem mal removida é um dos fatores que contribui para a obstrução dos poros. Por isso, busque sempre retirá-la adequadamente antes mesmo da higienização do rosto.

Produtos que ajudam a diminuir os poros

Existem alguns compostos indicados principalmente à rotina de cuidados das peles mistas e oleosas que, consequentemente, auxiliam na diminuição dos poros. A niacinamida, por exemplo, também chamada de vitamina B3, é um ativo que ajuda a reduzir os poros dilatados justamente por controlar a produção de sebo. Também tem ação anti-inflamatória, agindo sobre as acnes ativas.

Uma ótima opção para quem nunca utilizou produtos mais fortes é o ácido lático, pois, além de regular a oleosidade da pele e garantir maior hidratação, assim como o óleo de melaleuca, outro composto indicado aos poros dilatados, este possui propriedades calmantes.

Os ácidos glicólico e salicílico também são algumas de nossas indicações. Além de reduzir a dilatação dos poros, controlam a oleosidade, promovem a renovação celular e estimulam a produção de colágeno nas camadas mais profundas da pele.

Pensando que cada pele possui características próprias, o ideal seria procurar um médico dermatologista que te explique sobre cada um dos compostos e indique a melhor opção para você.

Esfoliante Daily Milkfoliant
Dermalogica
Aqui
Sabonete de Limpeza Facial Wash Scrub
Bioré
Aqui
Effaclar Ultra Concentrado
La Roche-Posay
Aqui
Concentrado Niacinamida 20%
Adcos
Aqui
Gel De Limpeza
GL-01
Principia
Aqui
Hydra Zen Rose Sorbet Cryo-Mask
Lancôme
Aqui
Botik Ácido Glicólico Geleia Concentrada
O Boticário
Aqui
Ácido
Glicólico
Creamy
Aqui
Tônico Facial Glycolic Acid
QRxLabs
Aqui
Sérum Facial Vitamin C and Salicylic Acid
Océane
Aqui
Sérum Facial Vitamina C 10% + Camu Camu + Niacinamida
Bergamía
Aqui
Ativo Puro Niacinamida 5%
Etat Pur
Aqui

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: