Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Cortes de cabelo para se inspirar

Quando falamos em expressão pessoal e estilo, o corte de cabelo exerce papel fundamental. Variando em comprimento, textura, camadas e técnicas de corte, a diversidade de estilos é grande, gerando uma vasta gama de possibilidades.

Dos clássicos e elegantes aos modernos e despojados, os diferentes cortes de cabelo, além de refletir nossa personalidade, também podem realçar características faciais ou mesmo a textura dos fios, garantindo volume e definição.

Neste texto, exploraremos alguns dos cortes de cabelo que estão em alta, destacando suas principais características e, a partir de nossa galeria de inspirações, ajudando você a encontrar o estilo perfeito para o momento.

Corte bob

Curto, longo ou assimétrico, esse estilo clássico de corte de cabelo é caracterizado pelo comprimento dos fios, geralmente cortados na altura do queixo ou pouco abaixo, com a parte de trás ligeiramente mais curta que a frente.

Se sua intenção é ousar de maneira moderna, nossa aposta é o bob curto. Os cabelos nesse comprimento costumam valorizar as curvas do rosto. O bob assimétrico, ainda mais despojado, é marcado, como o nome diz, por uma assimetria entre as laterais do corte, uma mais longa que a outra.

Corte long bob

Apesar de também ser um corte bob, o long bob, ou bob longo, merece um tópico à parte. Com comprimento mais longo que o bob curto, tem os fios cortados na altura dos ombros, também ligeiramente abaixo ou acima deles, mas sempre mantendo a essência do corte: a parte de trás um pouco mais curta que a frente.

É um corte versátil que se adapta a diversas texturas de cabelo, desde os lisos aos cacheados e crespos. Se você tem os cabelos longos e gostaria de experimentar um corte mais curto, começar pelo long bob pode ser uma ótima ideia.

Corte pixie

Se você busca um corte com personalidade e prático ao mesmo tempo, nossa aposta é o pixie! Com seu estilo curto e ousado, é caracterizado por ter o cabelo bem curto na nuca e nas laterais, mas com comprimento um pouco maior no topo da cabeça.

Nesse caso, o estilo varia de pessoa para pessoa. A franja mais curta garante ainda mais praticidade. Já a franja longa dá ao corte pixie uma aparência mais sexy, principalmente quando adicionamos pontas desfiadas ao visual.

Corte shaggy

Esse nome vem da aparência bagunçadinha e cheia de volume que o corte tem. Não atoa, “shaggy” pode significar “desgrenhado” ou “cabeludo” em inglês. O estilo descontraído e com aspecto desalinhado é caracterizado por camadas irregulares e textura, dando ao cabelo um visual cheio de movimento.

O corte que marcou os anos 70 – e voltou com tudo – apresenta a raiz mais alta, com um desfiado em camadas que se inicia na altura das bochechas ou do queixo. O corte emoldura o rosto e é geralmente acompanhado da franja bardot, mais conhecida hoje como cortininha, ou mesmo uma franja mais desfiada, acompanhando o efeito do corte.

Corte borboleta 

Uma outra versão de corte em camadas, que também tem inspiração no shaggy hair mas mistura referências dos anos 90, é o Corte Borboleta ou Butterfly Cut. Uma das maiores tendências capilares que o Tik Tok já popularizou, soma mais de 17 milhões de menções na #butterflycut. Falamos aqui como fazer o corte sozinha (ou não). 

Corte em camadas

No corte de cabelo em camadas, o cabelo é cortado em diferentes comprimentos, criando camadas visíveis. Esse tipo de corte é popular porque proporciona volume, movimento e textura aos fios.

As camadas podem ser longas, médias ou curtas, dependendo do comprimento dos cabelos. Além disso, as camadas sutis ou mais marcadas também podem começar em diferentes alturas, como na região das bochechas, do queixo ou mesmo dos ombros.

Esse corte é indicado para todos os tipos de cabelo: o cabelo em camadas ajuda a adicionar movimento e definição aos fios mais lisos e finos, mas também reduz o excesso de volume dos cabelos mais densos e volumosos.

Corte blunt

Apesar de parecer o clássico chanel ou mesmo o bob curto, o corte blunt se caracteriza pelo estilo sem camadas e em linha reta, geralmente acima dos ombros. Além de elegante e moderno, o visual garante praticidade no dia a dia, pois não necessita de finalização elaborada.

No caso do blunt cut, o corte reto cria uma sensação de cabelo mais cheio. Ao contrário, as pontas assimétricas e mais compridas podem passar uma impressão de madeixas com menor quantidade de fios.

Como escolher o corte de cabelo ideal?

O ideal mesmo é cortar o cabelo da maneira como você preferir, sem regras! Sua vontade de mudar é o que deve impulsionar a escolha do corte. Mas, dependendo das suas características, algumas opções podem se encaixar melhor para você.

Esta avaliação, na verdade, passa pelas mãos do visagista. Este profissional, após análise pessoal, será o responsável por indicar qual corte mais combina com sua aparência e estilo. Mas, antes mesmo de chegar ao salão, o trabalho de reconhecimento das madeixas e pesquisa de tendências começa em casa.

A primeira coisa que você deve considerar antes de escolher um corte de cabelo é a textura dos fios: do liso ao crespo, do fino ao grosso. De maneira geral, cortes em camadas podem funcionar bem para cabelos volumosos, enquanto cortes mais curtos podem ser ideais para cabelos finos.

Outro ponto que deve ser considerado é o formato do rosto. Geralmente, cortes com franja ou com camadas laterais, como o shaggy hair, suavizam os ângulos do rosto, como o quadrado ou retangular. Já os cortes mais volumosos e com pontas que cubram as laterais do rosto podem equilibrar rostos mais arredondados ou ovalados

Considerar seu estilo de vida também é algo necessário antes de escolher o corte de cabelo. Se você não tem tempo, recursos e disposição para lidar com a manutenção recorrente do corte, opte por visuais mais práticos, que se mantêm com formato bonito mesmo após alguns meses.

O corte pixie, por exemplo, exige manutenção frequente, pois o cabelo curto tende a crescer mais rapidamente. Já o corte shaggy, prático e moderno, não necessita de manutenção frequente. Neste caso, o ideal, principalmente para manter as pontas saudáveis, é cortar o cabelo a cada três meses.

Dicas finais para cuidar do cabelo após o corte

É fato que chegar do salão com o cabelo devidamente cortado nos impulsiona a querer seguir cuidando das madeixas. E é justamente isso que deve ser feito assim que a tesoura passa pelos fios. 

Em casa, busque aplicar produtos adequados para o seu tipo de cabelo, sempre com dois dedos de distância da raiz – dica importante principalmente para quem tem a oleosidade acentuada.

Escolher cortes que possam ser usados facilmente ao natural também é algo que deve ser considerado. O visual precisa ser prático o suficiente para te libertar da necessidade de usar ferramentas de calor para moldar os cabelos, danificando-os a longo prazo.

{Fotos: reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: