Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

O melhor óleo finalizador para cada curvatura de cabelo

03/07/23

Quando se trata de uma rotina capilar completa, o óleo capilar é um daqueles itens indispensáveis. Sua textura poderosa vai muito além de simplesmente adicionar brilho aos fios. Nutre, combate o ressecamento, fortalece a estrutura capilar e, em alguns casos, oferece proteção térmica.

E quando se tem cabelos ondulados, cacheados e crespos, entender a curvatura dos fios é fundamental para escolher o produto mais indicado e obter os melhores resultados. Para isso, nada melhor do que contar com a ajuda de uma especialista em cabelo cacheado. A gente chamou a Ariel Fernandes (@arielffernandes) para compartilhar suas orientações sobre os melhores óleos para cada tipo de curvatura. 

Ariel Fernandes / Foto Ailma Martins

Como escolher óleo capilar 

Ariel explica que, quanto mais aberta a curvatura (ondulados), menos denso precisa ser o óleo. “Como são cabelos com pouca “força” para formar uma definição clara, não podemos usar produtos muito densos, que vão pesar o fio. Já em curvaturas mais fechadinhas (cacheados e crespos), os óleos podem ser mais densos, sem nenhum problema. São cabelos que se definem naturalmente sem precisar de estímulo da curvatura”, conta.

Para cada curvatura, ela orienta usar alguns óleos com diferentes propriedades: 

. Cabelos ondulados (2a, 2b e 2c) e cacheado (3a) –  Óleo de Semente de Uva, Óleo de Manga ou Óleo de Argan. 

. Cabelos cacheados (3b e 3c) – Óleo de Girassol, Óleo de Amêndoas Doce, Óleo de Jojoba 

. Crespos (4a, 4b e 4c) – Óleo de Abacate e Óleo de Rícino.

O óleo de argan pode ser considerado o mais versátil de todos. Ariel explica que dificilmente algum óleo puro e de boa qualidade vai ter efeito negativo sobre algum cabelo com curvatura. “Os óleos mais levinhos, menos densos, são bem versáteis e caem bem em todos os tipos de cabelo quando se trata de estética. Porém, não são tão eficazes no tratamento de cabelos danificados e extremamente ressecados quanto os óleos mais densos e/ou com propriedades mais penetrantes. Então, na minha opinião, o óleo de Argan, que é “levinho”, mas possui um bom percentual de gorduras penetrantes, é o mais curinga”, afirma.

 

Óleo na finalização 

De acordo com a especialista, para uma finalização bonita, durável e saudável, são necessários três itens básicos: uma base (que pode ser um ativador de cachos ou um creme de pentear), uma liga (gelatina, geléia ou seiva) e uma gordurinha (que em estado sólido são as manteigas e, em estado líquido, os óleos). 

“Partindo disso, a gente precisa escolher quais produtos vão performar melhor nas diferentes curvaturas em cada um destes grupos que formam a finalização ideal. Potencializar uma finalização com óleos significa trazer mais emoliência ao cabelo e retardar o processo de perda hídrica do fio, mantendo este cabelo mais alinhado e brilhante por mais tempo”, esclarece. 

Óleos mais indicados para umectação 

Outro benefício dos óleos capilares é potencializar a nutrição dos fios. Para isso, vale apostar na umectação, que pode ser feita de diferentes formas. A umectação noturna é a mais indicada para cabelos cacheados e crespos. Basta aplicar o óleo capilar no cabelo todo, proteger com uma touca de cetim e lavar no dia seguinte. 

Para o cabelo ondulado, uma umectação curta também funciona bem. Basta aplicar o óleo de preferência e espalhar nos fios e deixar agir por 40 minutos antes de lavar. 

Segundo a especialista, os óleos apropriados para fazer umectação são os mais penetrantes possíveis, pois terão a capacidade de atingir o córtex capilar. No caso de tratamentos, o fator determinante para o uso do óleo será o nível de dano no qual os fios se encontram. 

“Em casos de níveis altos de porosidade e ressecamento extremo, cacheadas e crespas podem realizar o tratamento regularmente. Os óleos que eu mais indico são: Óleo de Coco Babaçu, Óleo de Coco Praia, Óleo de girassol e Óleo de Oliva”, aconselha.

A frequência que Ariel indica fazer umectação em cabelos ondulados e cacheados (3A)  é a cada 15 dias. Já no restante das curvaturas, uma vez por semana. 

O óleo capilar pode ser um grande aliado para nutrir e evitar o ressecamento dos fios 

Dicas para escolher um bom óleo

É preciso se atentar ao método de extração do óleo. Algumas marcas realizam a prensagem dos óleos através de solventes nocivos ao fio, além de utilizarem altas temperaturas, fazendo com que os óleos percam as suas propriedades. Escolha sempre marcas que fazem a prensagem dos óleos por métodos frios e naturais. 

Ariel explica que outra prática muito comum entre os fabricantes é adicionar petrolatos aos óleos, os mais comuns são: Mineral Oil, Paraffin, Paraffinum Liquidum e Petrolatum. “Escolher óleos livres destes compostos é muito importante para a saúde dos fios. Os petrolatos, em sua grande maioria, formam um filme sobre o fio, impedindo que ele receba qualquer tipo de ativo. E se você é adepta do Low Poo, evite também silicones não solúveis em água”, diz.

Alguns produtos também sinalizam a presença de termoativos, que agem em contato com o calor e protegem os fios de secadores e outros aparelhos que aquecem o cabelo. 

Qual quantidade certa de óleo utilizar?

“A quantidade de óleo que você aplica depende da densidade do cabelo e qual o efeito desejado. Em cabelos ondulados, eu uso de 3 a 5 gotinhas na finalização. Em cabelos cacheados, 5 a 8 gotinhas e nos crespos até 20 gotas. E na umectação a quantidade não é muito definida, a aplicação é feita mecha a mecha, enluvando bastante o cabelo até sentir o aspecto grudadinho”, explica Ariel. 

Os óleos queridinhos:

Óleo de Semente de Uva
Anazoe

Cabelos ondulados

Aqui
Óleo de Girassol
Phytoterápica

Cabelos cacheados

Aqui
Óleo de Abacate
Aroma D’alma

Cabelos crespos

Aqui

{Fotos: Dominika Roseclay / Pexels, Huha Inc. / Unsplash e Ailma Martins}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “O melhor óleo finalizador para cada curvatura de cabelo”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: