Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Corte Borboleta: como fazer sozinha (ou não)

06/03/23

Se você está em busca de um novo corte de cabelo, talvez essa trend do TikTok seja para você: o corte borboleta, ou Butterfly Cut, é uma das maiores tendências capilares que a rede já popularizou, com mais de 17 milhões de menções na #butterflycut.

O corte versátil e volumoso foi criação da cabeleireira Sunnie Brook, que cuida dos cabelos de Jenna Ortega, Elisabeth Moss e Rita Ora, entre outras. Inspirado nas musas dos anos 90, principalmente no cabelo da Rachel (Jennifer Aniston) da série Friends, o corte tem esse nome pois é cheio de camadas, o que dá o efeito esvoaçante das asas de borboleta. 

“Ele também é conhecido como Shaggy Hair e é um corte de muitas camadas. O nome borboleta vem justamente da junção da franja cortininha (curtain bangs) com as camadas do comprimento, o que dá volume e movimento”, afirma Jef Samambaia, cabeleireiro do Quilombo Hair, em São Paulo.

Como recriar o corte borboleta 

O corte borboleta foi reproduzido em casa por muitas pessoas, e uma das justificativas para esse comportamento independente é a pandemia. “As pessoas começaram a se arriscar mais por necessidade durante o isolamento, cortando o próprio cabelo, descolorindo, pintando etc. A parte mais difícil de acertar sozinha no corte borboleta é a franja cortininha”, diz. 

Jef dá uma dica para quem vai se aventurar: cabelos lisos, ondulados e cacheados devem estar molhados. Para cachos mais fechados e crespos, o corte a seco é mais assertivo.

Eu digo que é um corte com riscos controlados, porque o passo a passo permite que você veja o quanto vai cortar do cabelo. Minhas pontas já estavam pedindo socorro e resolvi arriscar. Assisti a muitos vídeos, li matérias da gringa ensinando e depois resolvi cortar. 

Comecei dividindo o meu cabelo de orelha a orelha e, depois, o prendi bem no topo da cabeça em dois rabos de cavalo. Decidi que cortaria só um pouquinho porque, se alguma coisa desse errado, o estrago não seria tão grande. Respirei fundo, cortei e depois desfiei a ponta com a tesoura na vertical, igualzinho nos tutoriais. 

Para a parte da franja, procurei vídeos específicos, ensinando detalhadamente a fazer as curtain bangs, e o resultado me agradou muito. Na verdade, eu amei o corte borboleta. Deu muito certo, mas se você ainda está insegura, é melhor recorrer ao salvador de todas nós: um bom salão de beleza.

Texturas e dicas de finalização

O Butterfly Cut é um corte democrático. “Todo corte é para todo tipo de cabelo, o que muda são as texturas. O mesmo corte, em texturas diferentes, gera resultados diferentes. Por isso, nós cabeleireiros utilizamos de outras técnicas e ângulos para conseguir um resultado semelhante com o proposto. Eu acho que esse corte vai muito bem em cabelos ondulados e cacheados”, explica Jef. 

E para quem resolveu se arriscar sozinha ou escolheu o corte borboleta para chamar de seu no salão de beleza, Jef dá dicas maravilhosas de como finalizar e conseguir o efeito volumoso do cabelo da Matilda Djerf – influenciadora que é musa do corte borboleta. 

“Se seu cabelo for liso e você decidir escovar, lembre-se de fazer o movimento de pontas para fora. Para as onduladas, eu recomendo fazer babyliss e gerar mais ondas e volume. Já as cacheadas, depois de fazer a finalização de costume, use o difusor para conseguir mais definição. Dica extra: após secar o cabelo, prenda ele num coque e sopre no centro dele um jato quente e outro frio, quente e termine com o jato frio. As pontas ficarão para cima, fica lindo”, orienta.

Veja mais ideias no nosso board do Pinterest.

Cortar o cabelo sozinha ou não? Eis a questão 

Aqui no time DDB, faço parte do grupo de corajosas que não têm medo de passar a tesoura nos fios. Mas a equipe fica bem dividida quando o assunto é cortar o cabelo sozinha. Nossa editora, Brenda Duarte, prefere não se arriscar nessa missão. 

“Meu cabelo é cacheado e tem diversas curvaturas. Ou seja, em uma parte o fator de encolhimento é bem maior que em outras. A chance de cortar os fios sozinha e acabar com uma franja bem mais curta que a desejada é grande (risos nervosos). Prefiro deixar com os profissionais”, conta. 

E você, já cortou ou pretende cortar o cabelo sozinha? 

{Fotos: Pinterest e reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

2 replies on “Corte Borboleta: como fazer sozinha (ou não)”

[…] Uma opção linda que destacamos por aqui é o Corte Borboleta. O corte versátil e volumoso foi criação da cabeleireira Sunnie Brook, que cuida dos cabelos de Jenna Ortega, Elisabeth Moss e Rita Ora, entre outras. Inspirado nas musas dos anos 90, principalmente no cabelo da Rachel (Jennifer Aniston) da série Friends, o corte tem esse nome pois é cheio de camadas, o que dá o efeito esvoaçante das asas de borboleta. Veja como fazer sozinha (ou não)!  […]

[…] Uma outra versão de corte em camadas, que também tem inspiração no shaggy hair mas mistura referências dos anos 90, é o Corte Borboleta ou Butterfly Cut. Uma das maiores tendências capilares que o Tik Tok já popularizou, soma mais de 17 milhões de menções na #butterflycut. Falamos aqui como fazer o corte sozinha (ou não).  […]

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: