Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Update da pele oleosa: produtos, tratamentos e dicas para lidar com a sua!

06/04/18

Já faz um tempinho que a Athe, minha fiel escudeira da equipe do DDB, escreveu um post compartilhando suas dicas para a pele oleosa — aqui, para quem nunca leu. Muitos produtos testados e aprendizados incorporados depois, ela está de volta com novas dicas ótimas para vocês!

“Se eu pudesse dar apenas uma dica para as meninas de pele oleosa, seria: apenas pare de querer estar 100% matificada o tempo todo, porque é impossível. Além disso, todo “problema” tem um lado bom, e no nosso caso, demoramos mais para envelhecer do que quem tem a pele seca – olhem só que beleza!

Claro que podemos sempre melhorar o aspecto da pele, principalmente nos casos em que a oleosidade é realmente excessiva, mas isso não vai ser resolvido com quilos de pó, e sim com tratamentos dermatológicos. De uns tempos para cá, desde que escrevi meu primeiro post para o DDB, minha pele melhorou MUITO, o que acredito ser um mix de motivos: usar os produtos certos + fazer acompanhamento com dermatologista + alguns anos extras que ajudaram os hormônios a se acalmarem (hehe).

Nesse post vou compartilhar os produtos e os tratamentos, além de alguns truques que aprendi nesse processo.

Tratamentos

Há uns três anos comecei a me preocupar um pouco mais com a questão da idade e decidi com minha dermatologista que a cada ano faríamos um procedimento diferente com esse foco, mas que também ajudasse com a oleosidade. O primeiro, em 2016, foi um laser de luz pulsada que ajuda na produção de colágeno, fecha os poros (senti bastante diferença na oleosidade na zona T) e corrige vasinhos (aqueles risquinhos vermelhos que geralmente ficam no canto do nariz) — fiz três sessões. No ano passado, fiz duas sessões de microagulhamento, que é ótimo para estimular o colágeno (sempre ele!), suavizar linhas finas, cicatrizes e manchas. Eu tinha uma cicatriz de catapora relativamente funda na bochecha e ela praticamente sumiu, e meu “bigode”, que era um pouco mais escuro, também clareou bem. Não senti diferença na oleosidade especificamente, mas o aspecto geral da pele melhorou pra caramba. Para 2018 ainda não sei o que ela vai inventar, mas confesso que estou bem curiosa/animada!

Minha rotina é zero complicada, mas vario bastante os produtos que uso — vantagens de trabalhar num blog de beleza! Para não ficar confuso, separei por tópicos:

Limpeza

Já testei diversos sabonetes, mas os meus favoritos são o Sébium líquido da Bioderma e o Normaderm da Vichy. O efeito dos dois é bem parecido: tira a oleosidade mas não a ponto de deixar a pele repuxando, uma limpeza boa e ao mesmo tempo suave. Depois de lavar o rosto, gosto de usar água termal, que espirro e deixo secar sozinha. Agora estou usando a da Vichy, mas confesso que não vejo muita diferença entre ela, a da La Roche Posay e a da Avène, as três são ótimas.
Duas coisas super importantes que aprendi em relação à limpeza: 1) Não pode ficar lavando o rosto cada vez que você sente a pele oleosa, isso dá um efeito rebote louco e só piora o problema! Lavar duas vezes por dia é o suficiente, e se ao longo dia você sentir necessidade, use aqueles papéis que absorvem a oleosidade sem remover a maquiagem. 2) Ficar colocando a mão no rosto ou tentando “tirar” o óleo com os dedos também só piora a situação, evite ao máximo fazer esse contato com a pele.

Para demaquilar não tenho grandes segredos, a única coisa que evito a qualquer custo são os produtos bifasicos a base de óleo – tenho a sensação de que nem se lavar com sabonete específico depois a gordura sai do rosto.
Ultimamente tenho usado água micelar, já testei várias e posso dizer que minha preferida é a da La Roche Posay. Em dias de make mais pesado, aposto no lenço demaquilante da Bioré, que tira tudo sem precisar esfregar e deixa a pele levinha, nem precisa lavar depois! Dá para finalizar só com uma borrifada de água termal e pronto!

Normaderm
Vichy
Aqui
Sebium Gel Moussant
Bioderma
Aqui
Água Termal
Vichy
Aqui

Hidratação

“Minha pele é oleosa, ela já é hidratada naturalmente”. NÃO!! Pele oleosa NÃO é sinônimo de pele hidratada! Foi só quando eu me convenci disso que comecei a ver diferenças reais. Obviamente você não vai usar produtos cremosos e melequentos — escolha texturas leves, em gel, aquosas, séruns, há até alguns óleos indicados para pele oleosa —, mas é muito importante manter a pele hidratada e feliz!
Outra coisa que aprendi na prática é que minha pele é igual ao meu cabelo, que não aceita o mesmo produto todos os dias. Isso torna a rotina mais complexa (e mais cara!), mas faz sentido: nossa pele e nosso cabelo não estão sempre no mesmo mood, logo, suas necessidades não são sempre iguais — às vezes estão mais sensíveis, mais desidratados, mais oleosos e por aí vai. Fatores externos, como o clima e a poluição, e internos, como hormônios e stress, afetam esse comportamento, então é importante prestar atenção e ouvir o corpo.

Eu uso vários produtos ao mesmo tempo, oito para ser exata, divididos entre dia e noite.

Dia: Meu protetor solar favorito da vida é o Eucerin toque seco. Não gosto de passar hidratante antes do protetor solar, acho que é muita camada e não há oleosidade que resista, então ou uso um, ou outro. Como trabalho de casa, não passo protetor solar todos os dias, e nessas ocasiões alterno entre o Mineral 89 da Vichy, que é um gel hiper leve, praticamente uma água, que dá aquela sensação de conforto na pele, mas sem ficar melado, e o Cleanance Emulsão da Avène, que é um creme bem bem levinho, quase transparente, que uso nos dias mais frescos (aparentemente não existe mais no Brasil, muito triste com essa info).

Noite: amo variar os produtos da noite! Já que quando dormimos a produção de sebo é menor e é quando a pele se restaura, aproveito para usar coisas mais elaboradas. Por ordem de textura, do mais leve para o mais “pesado” (entre aspas mesmo, porque nenhum tem textura pegajosa), são eles:

Sun Creme Gel
Eucerin
Aqui
Minéral 89
Vichy
Aqui
Beauty Sleeping Mask
Shiseido

Uma máscara com textura gel bem gostosa que age enquanto você dorme. Sempre que uso acordo com aquela pele de rica, super macia, é incrível! Essa é tão xodó que até economizo.

Aqui
Sérum Antioxidante
Improve C da Dermage

Um sérum antioxidante com vitamina C, ácido ferúlico e vitamina E. A textura é um tico mais espessa que o anterior, mas deixa uma sensação deliciosa na pele quando seca (bem rapidinho). Improve C da Dermage, um sérum antioxidante com vitamina C, ácido ferúlico e vitamina E. A textura é um tico mais espessa que o anterior, mas deixa uma sensação deliciosa na pele quando seca (bem rapidinho).

Aqui
Advanced Génifique
Lancôme

Um sérum bem líquido com ação anti-idade, fator importantíssimo nos produtos noturnos. Uso nas noites mais quentes e mesmo assim não acordo com aquele sensação de grude no rosto.

Aqui
C Superieur Concentrado 16%
ROC

Uma vitamina C que vem concentrada em um tubinho e que você mistura na hora de usar com o veículo, em outro frasco (para manter o poder antioxidante da vitamina C). Vira uma emulsão zero oleosa e que assenta bem na pele.

Aqui
Bálsamo Antioxidante
U.SK

Creme um pouco mais denso, mas que se deu super bem com a minha pele, e deu um glow extra (no site ele promete 30% de melhora em melasmas). Foi o produto mais recente a entrar no meu banheiro e eu estou amando!

Aqui
Midnight Recovery Concentrate
Kiehl’s

Sim, minha gente, um óleo na pele oleosa! São duas gotinhas só, eu nem aperto o conta gotas, só encosto nos dedos. A pele fica tão feliz com ele, é incrível.

Aqui

Maquiagem

Já faz algum tempo que desisti de fazer aquela pele super hiper ultra mate, porque além de irreal para quem tem pele oleosa, o visual boneco de cera nos faz aparentar muito mais idade, sem falar no efeito craquelado que tende a acontecer e é horrível. Confesso que desapeguei até de levar pó na bolsa quando saio a noite!

Claro que usar os produtos certos ajuda bastante nessa decisão. Primer eu revezo entre o POREfessional Gel da Benefit e o Pro Pore Eraser da Lancôme. Corretivo eu usei por pelo menos uns 5 anos apenas o Pro Longwear da MAC, não tinha nem coragem de testar outro, mas enquanto escrevia esse post recebi para testar o Soft Matte da Nars, e confesso que ele ganhou um cantinho especial no meu coração. Cobertura incrível e super sequinho, recomendo!

Base são 3 amadas: Ultra HD da Make Up For Ever, que deixa um aspecto mate não tããão mate, Velvet Matte da Nars,  que é bem sequinha e se a pele não estiver hidratada por até craquelar, e Perfection Lumière Velvet da Chanel, riqueza pura, deixa a pele parecendo um veludo. No dia a dia estou usando bastante o Redutor de Poros Tonalizante da Adcos (aqui), que é mais tratamento do que maquiagem, mas uniformiza a pele e segura a oleosidade até no Saara — mas só tem uma cor, então é melhor provar antes de comprar. Pó eu uso o Mineralize Skinfinish da MAC há bastante tempo também, nada mudou nessa categoria.

Soft Matte
Nars
Aqui
The Porefessional
Benefit
Aqui
Pore Eraser
Lancôme
Aqui
Pro Longwear
Mac
Aqui
Velvet Matte
Nars
Aqui
Mineralize Skinfinish
Mac
Aqui
Ultra HD
Make Up Forever
Aqui
Redutor de Poros
Adcos
Aqui

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

13 replies on “Update da pele oleosa: produtos, tratamentos e dicas para lidar com a sua!”

Oi! Tenho uma dúvida sobre a sua rotina noturna de cuidados: você usa um produto por dia, ou mais de um, combinados?

Oi Franciane, aqui é a Athe :)
Eu uso um produto por dia, dependendo de como a pele está opto por uma textura diferente
bjoss

Um post maravilhoso para uma pele que passou de “Normal” para “loucamente oleosa”. Virando adulta e meus hormonios me dizendo isso haha <3 Esse post me salvou de forma didática. Infelizmente ainda faltam as condições pra comprar os produtos certos mas um dia chega esse momento!

Oi Julia, aqui é a Athe :)
Se sua pele está loucamente oleosa e você só quiser comprar um produto, eu iria no Mineral 89 da Vichy – além do sabonete específico né, que é essencial!
bjoss

vic mandou eu vir olhar esse post, já anotei tudo aqui pra comprar hahaha aloka né! achei interessante principalmente a parte do óleo pra pele oleosa, acho tão mara <3

amo cuidar de minha pele. e fico com olho brilhando em seus produtos ricos, sonhando com o Advanced Génifique da Lancôme
beijos

Oi, Athena, tudo bem? Você poderia me dizer, por favor, se o Improve C da Dermage tem cheiro? Estou usando a vitamina C da Adcos e o cheiro forte me incomoda demais! Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: