Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Sobre validade de maquiagens

26/11/09

Assunto que eu já podia ter abordado no blog há muito tempo mas né, digamos que minha linha editorial é meio curiosa (!!!) Coisas que você pode fazer quando manda no seu próprio “veiculo”.

sobre-validade-de-maquiagens

Não que eu não ache importante, claaro, mas vou ser bem sincera com vocês e portanto meio politicamente incorreta: eu não ligo pra validade de maquiagem

Pausa pro choque e horror

Eu ligo pro bom senso e eu acho que quando o produto não funciona tão bem quanto antes, começa a irritar sua pele/olho ou está com um cheiro bizarro aí sim é hora de jogar fora.

Agora, olha a minha cara de quem ouve as recomendações que dizem que rímel dura só 3 meses? Ou 6, já ouvi os dois? AFE, eu ia viver infeliz porque tenho 20 e tantos rímeis (ó que fútil e exagerada – não, é amor e pesquisa) e raramente consigo acabar com um tubo antes desse tempo

Mas só sigo usando porque meus olhos não ficam irritados. Tão entendendo o raciocínio? Acho que com esse tipo de coisa você pode ouvir o que o corpo diz, e o meu diz: “o rímel continua bom” então eu acredito. A MENOS QUE o cheiro fique estranho, e ele fica mesmo, em algum momento

“Mas que cheiro é esse Vic?” Pode acreditar, quando você sentir vai saber na mesma hora, porque é muito ruim!

Com sombra, blush, base ETC eu sigo o mesmo princípio, se funciona e tá com cheiro bom, vou usando

Agora, produtos de tratamento são outros 500 porque eles podem, segundo os moços que cuidam da validade do mundo, perder sua eficácia e você não quer usar um protetor que não protege né? Sendo que, ao contrário da maquiagem, não tem como saber na hora que você usa. Então pra essas coisas eu obedeço um pouco mais. Haha!

É isso gente, o que eu falei não é regra obviamente, e ninguém precisa seguir esse exemplo politicamente incorreto se não se sentir segura e confortável, só to contando o que eu faço porque já recebi várias perguntas sobre isso e sobre “como você consegue usar tudo isso antes da validade”!

DETALHE: deixar produtos na umidade do banheiro ou debaixo do sol ajuda bastante no processo de degradação dos coitados. Eu guardo minhas coisas no quarto, já mostrei aqui uma vez (busquem “organizar”) mas vou mostrar de novo qualquer hora porque rolaram umas mudanças

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

138 replies on “Sobre validade de maquiagens”

Confesso que faço o mesmo que você… rsrsrs
Em várias maquiagens importadas eu nem vejo validade, uai.

Geeente, tô com vcs!
Tb só paro de usar se tiver irritando ou com chiero ruim!! Mas achei um ótimo post!!

Bjos (;

Nossa Vic me deu um alívio tãaaaaao grande esse post!!!!

Me sentia culpada por não respeitar as validades das makes…rs

Ai Vic…. vc me entende… tenho muita coisa que já está velhinha…. se fosse pensar no prazo… mas funcionam super bem, não irritam, estão com cheiro bom!!! Prá quê… a industria farmacêutica/cosmética tem uma margem grande de segurança… então se notarmos algo errado, ok! Se não….
Não sou a úniuca, hahahaha!!!
Bjos

Já fiz um post assim no blog e cherou uma super polêmica.
Realmente cada uma tem que agir segundo seus instintos e preceitos!

E sobre organizar: faz tempo que tô procurando um móvel maior e mais funcional pros meus produtinhos, mas é difícil achar oq a gente quer e do tamanho que caiba no meu quarto. Se vc puder dar dicas, sugestões de lojas e móveis… por favor!

bjus!

Eu sei q o certo é ‘comentaristas’, mas ‘comentadoras’ fica mais fofo… =)

Vic, ADORO sua sinceridade!
Realmente, se a gente for seguir a risca os prazos de validade das maquiagens, a gente fica falida!! Pensa, um bom rímel, por exemplo, não é baratinho… imagina ter que compra-lo a cada 3 meses!!
A tecnica “ouça o seu corpo” é amplicada por mim (antes, secretamente rsrsrs) ha anos!
Bom, saber que eu não sou a única!

bjcas

Eu tbm acredito nessa teoria… Se não mudou de cor, nem concistência e o cheiro tá bom, pq que cargas d’água eu vou jogar fora?!?!?
E sombra então que dura horrores….. Eu tenho sombras que estão na idade de andar e falar…
E estão lá bem dignas…..
Mas volta e meia eu faço uma faxina nas minhas maquiagens… usando os meus sentidos (tato e olfato) é lóóógico…
Bjs

Pois eu tb faço a mesma coisa. Se não irrita a pele ou não está com um cheio diferente, sigo usando.
Imagina um rímel durar só 6 meses????? Seria que nem colocar dinheiro fora! Fala sério!!!

Bjos

também vou por essa linha, tenho algumas maquiagens de anos!!! kkkkk

mas uma vez usei um protetor solar vencido e quase tive uma insolação! agora, sempre checo a validade antes de usar!

Bom, depois de feito algum estrago a gente pensa diferente…
Eu sou usuaria de lentes de contato e ja tive inumeros problemas no olho mega sensivel, entao se eu usar um rimel vencido minha oftalmo me mata…
pelo sim pelo nao, faco uma super forca e compro so um rimel… ja me acostumei com essa pobreza. rsrs
A mesma coisa pra base, compro uma de cada vez e nao espero o cheiro estar ruim, credo.
Sei que isso limita minhas opcoes de maquiagem e encarece o processo de aquisicao de maquiagem como um todo, rsrssr, massss depois de desenvolver uma alergia que eu tive que rebolar muito pra controlar o prazo de validade ficou essencial pra mim.

mas uma coisa eu sei que faco errado mas nao consigo fazer diferente, e eh guardar a maquiagem no banheiro… eu acho tao pratico… ta tudo la depois do banho pra me facilitar, ficar carregando pro banheiro tudo eh um saquinho… nao rola!

Vic, concordo com tudo o que você disse, e a forma de guardar os produtos é realmente importante. Eu sou de Recife, moro perto da praia e aqui é muito úmido…daí tenho que ficar sempre de olho nas coisas pra não estragarem…já fiquei P da vida na hora de usar uma sombra e ver que ela estava mofada…então hoje fico atenta sempre ao “armazenamento” das minhas maquiagens….
ahh, não sei se ajuda, ou se alguém já sabe…mas eu tenho como saber se a sombra em creme está ruim pq quando vc vai usar sai um óleo e não a sombra uniforme como deveria ser… a mesma coisa ocorre com base, corretivo líquido e produtos semelhantes…daí lixo
com as sombras em pó, mas não pó soltinho, ela fica rachando com facilidade…

Vic, eu perguntei para vc a respeito do pó bronzeador. Escolhi o terracota da guerlain. Qual cor devo escolher? bjs

Esses dias q descobri q um lápis meu da Mybeline tinha vencido em 2007, e ele lá funcionando perfeitamente! Nunca liguei pra validade, fui olhar pq li em outro blog sobre o assunto, se não nem saberia q o tal lápis tinha vencido! hahah!

Adouuuuuro o blog!

Eu até concordo com uma pessoa escolher por ignorar a data de validade, só que numa dessas, meu olho virou uma bola de golf vermelha após usar o Touche Eclat da YSL que, diga-se de passagem, nunca tinha me dado alergia e continuava sem nenhuma alteração aparente de cheiro/cor/textura…depois disso, sou completamente a favor de maquiagem vir com data de validade no próprio produto, como se fosse comida. Se, a partir desta informação, vc escolher ignorá-la, ok, risco assumido seu. o que não pode é vc comprar um produto que já está há muito tempo na prateleira da loja e, mesmo não estando na sua bolsa de maquiagem há muito tempo, já passou da validade (que foi o meu caso, tinha comprado o touche eclat uns dois meses antes da alergia…)

Oi Vic, concordo plenamente ocm vc. Não dá pra saber a hora correta de jogar fora uma maquiagem. Eu tbém não sigo validade, vou pelo cheiro, cor e se me irritar ai sim jogo fora. Dá dó jogar fora uma marca cára. A gente é viciada em make, mas mesmo que não fosse, que tivessemos pouco make, não conseguiriamos acabar com todo frasquinho,etc. Eu não consigo, vivo doando, trocando,etc. Tem de trabalhar fora pra poder dar conta de tantos tubinhos pra usar…Tratamento facial e filtro solar tem de olhar validade né?! Porque é mais sério. Mas seu post é 10, concordo com vc. Bjs, e obrigada por mais um post sensacional.
http://chicamimus.blogspot.com

Vic,

Que bom ler isso!!! Confesso que agia assim, mas com o pé atrás… Agora sabendo que vc faz assim, fico super confortável!!!!

Bjos

hehe, Eu fiz um post com a validade “politicamente correta” das maquiagens e também de alguns produtos de tratamento. Mas já que tá rolando o momento sinceridade tenho que dizer que tambem não sigo tudo a risco não ainda mais para o rimel que dura pouco e é caro. Maaas, lógico que precisamos ficar atentas com o cheiro, o aspecto e principalmente com qualquer reação que possa aparecer na pele.

Beijos

http://bulledebeaute.wordpress.com/2009/03/25/como-saber-a-validade-dos-produtos-de-beleza/
http://bulledebeaute.wordpress.com/2009/03/31/dicas-para-manter-os-seus-produtos-de-beleza-mais-frescos/

Bases, blushs e batons eu arrisco e vou usando até enquanto cheira aparece aquele cheiro de velharia, mas com produtos para os olhos (principalmente máscaras e lápis) morro de medo, então quando vence eu jogo fora.

Eu nem sabia que tinha validade! hahahaha
Meus produtos são vitalícios!
Normalmente eu deixo de usar porque perdi ou porque o produto acabou. Ah também tem o caso de estar claramente estragado ou velho… aí jogo fora. Mas demora, viu?
Beijos.

Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!
FINALMENTE alguém que usa o bom-senso!!!!
Tbm faço a mesma coisa, amighan, pq senão….não há bolso que aguente, né???
bjsssssssssss

Nossa, juro que já pensei se você consegue usar tudo o que tem antes de vencer a validade. Outro dia joguei um rímel fora… o cheiro muda mesmo rsrs, mas se tiver bom, continuo usando mesmo depois da data…

adooorei a parte “Pausa pro choque e horror” huahauhuahahuahhahaha

já faz uns 2 anos que leio o blog, e nunca comentei
ele é óóóótimo desse jeito despretensioso

Eu tb ñ jogo fora o rímel só pq diz q já perdeu a validade, se não tem cheiro e consistência estranha, se não está me irritando a pele continuo usando, as empresas falam isso pra lucrar óbvio, pq sempre tem as q seguem à risca. E eu acho FDS ainda tem hifen ;)

É verdade, o cheio do rimmel fica HORRÍVEL quando estraga!
Já passei por isso. E estragou bem rápido, viu… foi um da natura, da linha aquarela…
Eu usava o rímel e ficava sentindo cheiro de roupa q seca sem sol, sabe?! tipo cheiro de cachorro molhado? E sempre achava q o problema era com a minha roupa… até que um dia me toquei q era o rímel!!! rsrsrs
E concordo com vc, o bom senso nos diz qdo devemos nos desfazer dos produtinhos.
beijos

Oi, Vic.

Melhor seria se as empresas oferecessem produtos em embalagens menores ou em duas versões (uma de bolso e outra normal), assim poderíamos usar todo o produto antes do vencimento.

Bjocas,

Ô Camila, o que vc falou é MUITO verdade, mas acho que isso acontece com a maioria dos produtos YSL que têm o pincelzinho na ponta!!!
Minha irmã tinha um gloss LINDO, mas que ela não me emprestava de jeito nenhum porque o treco FEDIA hahahha e olha que era novo!!!
É exatamente esse cheiro ” toalha-que-secou-dentro-de-saco-plástico-preto”!
Bizarro né? Mas são mto bons… o produto, não o cheiro heheheh!
=)

Vic, morri agora… acabei de fazer uma limpa nas minhas maquiagens e joguei vários produtos fora da validade fora!!!! Mas já aprendi a lição, se vc que escreve para a Vogue não liga para a validade (respeitando o bom senso), também vou passar por cima disso… sorte de quem achou meus produtos no lixo!? Bem, fiz alguém feliz, né? O blog é maravilhoso… só queria pedir para você falar mais sobre esmaltes, minha total perdição.
bjs!

Tb acho que a validade é relativa. Há batons que não duram o tempo que a embalagem diz porque andaram na bolsa, apanharam calor, etc, mas nada como olhar com os nossos olhos. Jà as sombras considero que é treta: as sombras em pó são, regra geral, eternas ao contrário das que possuem cremes senão, por que motivo a Sephora tinha aquelas paletas gigantes???? Vale o critério de quem usa, claro.

meu deus!!! que bom que existe alguem como eu!! todo mundo me chama de louca por fazer isso.. mas se nao ta com cheiro e aparencia esquisita e ta se comportando direitinho tem mais eh que usar!! AMEI

bjs

Vic, te amo!
Sempre senti culpa por usar maquiagem “vencida”.
Culpa por comprar mais um batom rosa pálido quando já tinha outros três de tonalidades parecidas, e não daria conta de usar tudo até o prazo de validade.
Post mais vida real EVER!
Beijos =***

Ai Vic, concordo plenamente!

Certa vez ganhei uma sombra do boticário quando tinha uns 15 anos (hj tenho 20) e detalhe… o prazo de validade era o ano de 2005!!!!

mas acha que eu a joguei fora por causa disso??? que nada! é a minha sombra curinga!! a pigmentação dela é ótima!! eu passo pela manhã e quando chego à noite em casa ela está intacta!!

por isso tb só sigo à risca a validade dos protetores solares!

^^

Eu tenho uma sombra em lápis da Lancôme há 15 anos e uso até hoje. Tá perfeito e tem a melhor cor e pigmentação do mundo. Nunca consegui encontrar outro igual. Uma super mão na roda pra levar na bolsa e aplicar até sem espelho.

O cheiro de maquiagem vencida é de “mofo ” . Sabe aquela casa de praia fechada ?
Eu tb tenho dó de jogar fora maquiagem vencida,principalmente as muito caras , mas estou sempre dando uma cheiradinha antes de usar . Agora rímel vencido e lentes de contato eu acho perigoso . Tudo o que é em lápis , o ideal é apontar antes de usar .Claro que o apontador tem que estar limpo . Sigo por aí……
bj

Vic, legal. Minha vida se divide em antes e depois do dia de beaute, e olha que eu conheço isso aqui desde o comecinho!
To aprendendo a me maquiar direitinho (ainda, eu sei, é que é uma questão de prática *e evolução nas tendências*, o que depende mto da disponibilidade da praticante! haha), e montei uma penteadeira no meu quarto com todo um esquema de gavetinhas e prateleiras embaixo, inspirada na sua.
Só tem um detalhe negativo: eu não tenho uma justificativa boa pra qtde de rímeis que tenho! “Pesquisa” não ia rolar pra mim! hhehehe
Mas obrigada pelas luzes que vc acende no caminho!
Beijo!

O problema dos produtos de maquiagem são os cheiros que, aqui no Brasil, cismam de colocar.
Os produtos Mac, por exemplo, não têm perfume nenhum. E é assim que deve ser pra que eles durem mais.
Eu não gosto de comprar produtos com perfume, só em último caso e se eles forem muuuito bons.

HAHA. ótimo post!
esses dias tava botando reparo na validade das minhas maquiagens… e tem coisa que já venceu faz tempo, mas eu continuo usando, seguindo a filosofia do “se não irritou, tá valendo”.
acho que as vezes os produtos estragam (sobretudo rímel e gloss) pq quando a gente passa, sempre acaba ficando algum resíduo no pincel… seja um sujeirinha, pele e tudo mais. daí isso vai pro tubinho e puf. fica lá apodrecendo.
acho que se houver a limpeza dos pincéis antes de voltarem pro tubinho (água morna, maybe?), talvez durem mais.
:)

e adorei o blog. já tá no reader!
\o/

Sabe Vic, eu, que sou médica, estou super decepcionada com seu post. Quando vi o título achei que você iria dar uma mega aula sobre prazos de validade e a importância de manter-se estritamente dentro deles, de como seria muiiiito perigoso usar um rímel com mais de seis meses e sobre todos os perigos que podem oferecer os maléficos fungos e bactérias.
E eu, que sou uma pessoa super caridosa e sei o quanto você é ocupada, concordaria com tudo e gentilmente me ofereceria para dar uma passadinha na sua casa a cada 3 ou 4 meses para recolher os produtos vencidos e livrá-la desse incomodo. Levaria tudinho para mim!
Rsrsrs
Concordo com você em absolutamente tudo o que você disse, não dou a menor bola para validade e acho que foi um verdadeiro alívio para a maioria de nós, mortais, ler essas palavras em seu blog.
Mas se vc qiser fazer a limpa é só me avisar!
Bjks!
San

Ameeeei! Desde a semana passada que eu nao tive tempo de vim ver os novos posts. Justo hoje eu vim ver. Exatamente quinta-feira, eu fui no boticario comprar um blush porque os meus tinham acabado e eu precisava de um urgente. Quando cheguei la, vi que tinham uns em promoçao, 50% de desconto porque estavam perto da validade. Comprei meeesmo.! To usando e abusando deles. :D

sim sim, mas depende da marca do rímel, eu acho os da loreal uma desgraça
em um mes ja comça a empelota coçar e cair floquinhos é bem uó

Ainda bem que alguém que entende pensa como eu, a super apegada em coisas materiais. Do tipo comigo rola um affair, uma paixão pra ficar jogando fora só porque venceu.

Como dizia um amigo do meu pai, dono de uma importadora: “Lá em casa só uso produto vencido que não posso vender, no meu tempo não tinha esta de validade, quem inventou a validade foi a SUNAB”

SUNAB – pelo que eu lembro é um antigo orgão fiscalizador. Beijos!

Quanto a validade das coisas eu tenho sim critérios. Já tive uma infecção séria nos olhos causado por uso de rimel vencido (e nem tinha cheiro) fiquei com o olho mega vermelho e usei colírio antibiótico por uma semana….depois desta nunca mais……deu 6 meses ou qualquer cheirinho antes disso e LIXO.

Tudo que uso nos olhos tomo cuidado dobrado sempre.

Agora o resto se está parecendo 100% intacto acabo usando sim ;)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: