Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Sobre validade de maquiagens

26/11/09

Assunto que eu já podia ter abordado no blog há muito tempo mas né, digamos que minha linha editorial é meio curiosa (!!!) Coisas que você pode fazer quando manda no seu próprio “veiculo”.

sobre-validade-de-maquiagens

Não que eu não ache importante, claaro, mas vou ser bem sincera com vocês e portanto meio politicamente incorreta: eu não ligo pra validade de maquiagem

Pausa pro choque e horror

Eu ligo pro bom senso e eu acho que quando o produto não funciona tão bem quanto antes, começa a irritar sua pele/olho ou está com um cheiro bizarro aí sim é hora de jogar fora.

Agora, olha a minha cara de quem ouve as recomendações que dizem que rímel dura só 3 meses? Ou 6, já ouvi os dois? AFE, eu ia viver infeliz porque tenho 20 e tantos rímeis (ó que fútil e exagerada – não, é amor e pesquisa) e raramente consigo acabar com um tubo antes desse tempo

Mas só sigo usando porque meus olhos não ficam irritados. Tão entendendo o raciocínio? Acho que com esse tipo de coisa você pode ouvir o que o corpo diz, e o meu diz: “o rímel continua bom” então eu acredito. A MENOS QUE o cheiro fique estranho, e ele fica mesmo, em algum momento

“Mas que cheiro é esse Vic?” Pode acreditar, quando você sentir vai saber na mesma hora, porque é muito ruim!

Com sombra, blush, base ETC eu sigo o mesmo princípio, se funciona e tá com cheiro bom, vou usando

Agora, produtos de tratamento são outros 500 porque eles podem, segundo os moços que cuidam da validade do mundo, perder sua eficácia e você não quer usar um protetor que não protege né? Sendo que, ao contrário da maquiagem, não tem como saber na hora que você usa. Então pra essas coisas eu obedeço um pouco mais. Haha!

É isso gente, o que eu falei não é regra obviamente, e ninguém precisa seguir esse exemplo politicamente incorreto se não se sentir segura e confortável, só to contando o que eu faço porque já recebi várias perguntas sobre isso e sobre “como você consegue usar tudo isso antes da validade”!

DETALHE: deixar produtos na umidade do banheiro ou debaixo do sol ajuda bastante no processo de degradação dos coitados. Eu guardo minhas coisas no quarto, já mostrei aqui uma vez (busquem “organizar”) mas vou mostrar de novo qualquer hora porque rolaram umas mudanças

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

138 replies on “Sobre validade de maquiagens”

hahahahah adoro sua sinceridade, eu sou assim tb quanto a validade das makes..
bjos

Até que enfim alguém que pensa como eu!!!!
Jogar fora um rímel 6 meses depois???? Não sobra quase nada!!!!

eu também não ligo pra validade de make, não!
enquanto funcionar bem, to usando… e morri com o “segundo os moços que cuidam da validade do mundo” HAHAHAHAH

bjão, Vic!

Haha! Amei a explicação. Eu sigo isso também, desde sempre. Até porque tem umas maquiagenzinhas mais em conta para it girls a fora [como ‘avon’] que só tem a validade escrita na embalagem externa. Tirou da caixinha, babou. E como eu coloco tudo na necessaire, nada de caixinhas. E aí só dá pra saber assim.
Beijos querida! E amei a foto do ‘Colossal’! Lindo!

Putz, finalmente não me sinto a única. Já levei bronca de mãe, irmão, namorado… mas tem sombras, por exemplo, que eu compro pq amei mas não dá pra usar sempre e aí vou fazer o que? jogar fora? Enquanto não coçar o olho eu continuo usando. Acho que o que dá cheiro estranho primeiro é o batom. Por sorte são os que acabam primeiro também. e quando fica velho geralmente é porque não agradou muito… beijos!!!

Saindo um pouco (bem pouco) do assunto…

Hoje peguei uma cartinha do “PAPAI NOEL DOS CORREIOS” e adivinha o que a menina pediu?? “Maquiagem de gente grande”. Hahahaha!

Inevitável: Tive que ficar com essa cartinha! Vou comprar umas coisinhas para ela, mas vou mandar vááárias que tenho e não uso mais… E como a validade não é algo assim tããão fundamental, minhas opções aumentam!

eu uso a mesma técnica! e acredito muito nela… e eu, como não tenho os teus 20 e tantos rimeis, os meus quatro cinco que eu amo-de-paixão geralmente não duram muito mais que 6 meses né!!
o jeito mesmo é deixar bem guardadinho o que tem e cuidar direitinho =)

Eu concordo, é a real! Impossível usar make antes da data de validade, só se vc tiver um de cada tipo de produto e usar todos os dias! Nessas horas bom senso é fundamental.

Ahh eu quero muito que vc post de novo sobre organização, engraçado vc trazer o assunto à tona pq nesta semana estive obcecada por isso e rodei a Teodoro Sampaio em busca de um móvel que fosse adequado aos meus propósitos e coubesse no meu quarto. Queria que tivesse prateleiras e rodinhas, mas os criados mudos e racks que eu vi eram legais. Então abri a cabeça e me joguei na linha de coisas pra cozinha!! Pensei em armário pra, microondas, pra galão de água e cheguei no layout ideal: FRUTEIRA! (pasmem). Existem umas (eles chamam de carrinhos) bem estilosas, de inox e tal:

http://p.extra.com.br/68/6840044_w1.jpg
http://www.euroferragens.com.br/figurasLoja/Brinox-1943-100.jpg
http://www.euroferragens.com.br/figurasLoja/Brinox-1944_100.jpg

Encontrei elas ao vivo na Rua Paes Leme, em Pinheiros. Comprei a minha hoje, agora é só organizar tudo em caixa e arrastar do quarto pro banheiro quando eu quiser!! Ficaadica!!!

Vic, concordo com vc inteiramente. O fato de um produto estar vencido não significa que ele vai te fazer mal. O “tempo de prateleira” de um produto deste tipo não tem a ver com ser nocivo ou não para a saúde, mas sim com o prazo no qual o fabricante se responsabiliza pelas suas características, como textura, cor, cheiro e eficácia. Muito, mas muito antes de um cosmético se tornar nocivo, ele perde estas características. Caso os fabricantes extendessem o prazo de validade, haveria muita gente devolvendo, reclamando que o produto mudou. Nos casos dos rímels é bem óbvio, pois dependendo da quantidade de vezes que se abre a tampinha, ele pode realmente secar em 3 meses. E como os fabricantes não podem colocar um prazo de validade em termos de número de vezes quea embalagem foi aberta, eles são conservativos, e colocam apenas 3 meses. A gente tem mania de associar o termo “estragado” com prejuízo à saúde, mas para a indústria significaria o tempo no qual a qualidade do produto é garantida. Eu já comentei sobre isso no meu blog, mas muito timidamente, pois tive um pouco de medo… tipo, eu uso, mas não posso dizer para ninguém fazer igual hehe. Mas vc está certa, blog é pessoal, não precisamos ser tão politicamente corretas… bjos

Obrigada Vic! Tinha mesmo essa dúvida. É que eu tenho um pouquinho de TOC, mas nesse caso o “gosto muito” fala mais alto, hahaha. Ficava muito intrigada porque o seu arsenal é muitas vezes maior que o meu e a curiosidade meio que se sanou.

data de validade de maquiagem é que nem data de validade de qualquer outra coisa, não passa de um C.Y.A.… é como o manual do secador de cabelo que diz que você não deve usá-lo debaixo do chuveiro.

Vic, antes de mais nada, você criou um monstro, eu li o seu tweet sobre o Colossal no Twitterrific enquanto estava no engarrafamento, e na hora eu mudei o rumo pro shopping no caminho de casa! Comprei e já adorei! Comprei o à prova d’água porque odeio rímel que escorre e não confio nos normais.
Ok, agora sobre validade… outro dia comprei 3 sombras da NYX que estavam em promoção por 20 REAIS e saí dando pulinhos. Quando cheguei em casa, vi que a validade era Nov/2009! Eu fiquei chateada porque né, não sei se foi safadeza do lugar que vendeu pra limpar estoque, ou se eles não estavam ligados mesmo, mas a verdade é que eu não dei muita bola não e as sombras são divinas, viraram umas das minhas preferidas. Eu também reparo a validade pelo cheiro, e procuro prestar mais atenção quando o produto é batom ou gloss, pq faz a boca arder e aí é caixão.

Obrigada por ser meu guia em maquiagem! Hoje eu sou mais feliz e informada! Haha

Adorei! Que bom que não sou só eu que penso assim! Enquanto tá funcionando bem, porque jogar fora? Sabe o que uma vez me falaram? Pra você jogar fora, e comprar outro mais rápido, para as empresas lucrarem mais! kkk…eu ri muito com isso, mas tem um q de verdade…
Muito bom o post Vic, amei, amei!
Ps: Te perguntei uma MAC boa em N.Y pelo twitter esses dias…namorido acho uma na 5th Ave, e comprou tudo que eu pedi. Detalhe: a vendedora pediu a lista, pegou todos os produtos e ele só teve o sacrifio de pagar!kkk ele adorou não ter que ficar procurando!
Bjoss

Oi Vic!!! Amo de paixão seu blog, e é leitura diária pra mim, apesar de não escrever nos comentários quase nunca (rsrsrs). Bom, quanto ao post concordo plenamente com vc, pois não consigo usar tudo o que tenho antes da validade. E outra existe a tal da validade do depois de aberto que dura bem menos, meo eu não lembro quando foi a primeira vez que usei aqulele produto, teria que anotar. Não dá! Acho bem mais coerente cheirar e sentir na pele se ainda tá na validade ou não. Também faço isso. Beijos.

Pois é, eu segui o seu conselho, minhas maquiagens ficavam no banheiro e agora eu acho que sei porque meus pinceis SEMPRE espigavam ! rs
Tá tudo muito bonitinho agora !

E quanto a validade, eu concordo que quando começam os sinais, o desconfiômetro tem que estar ligado e deixar a aradeza de lado, né? hehehe

Eu faço igual a vc! ahahah enquanto o produto funciona eu vou usando, ué… Meu select cover up eu tenho deeeesde 2006! kkkk foi meu primeiro corretivo bom, uso horroooooooores, e nada dele acabar…
Blush tenho aos montes e eles também nunca acabam, se minhas herdeiras também não se importarem com a validade, não vão precisar comprar blush por umas 3 gerações!

Minha mãe sempre fala isso… “Para que tanta maquiagem, esses produtos vão vencer” rsrsrs
Tô nem ai.. Tô nem ai…
Onde já se viu descartar rímel depois de seis meses, oras meu dinheiro não nasce em árvore.
Tinha um gloss da Lancome que não usava, a data de validade era de 2007, qdo abri ele esse ano JESUSTOMACONTA um cheiro de massinha velha insuportável.
Gente só não vale doar os produtinhos podres heim!

bjs

Vic….

Sempre bom saber que não estamos sós com nossos hábitos, para muitos, esquisitos e politicamente incorretos…. hahahahaha

BjoX

Ahhh gente..com certeza!! Se assim nao fosse, como poderiamos ter inumeros makes sabendo que daqui poucos meses os lindinhos iriam pro lixoo…cruzesss…nananinanãoooo…
o bom senso…é isso Vic, é o nosso melhor amigo!!!
Beijinhos…adoro esse blog! Aprendo muito com a Vic e com todas vcs!!!
Bem q podia ter um encontrenho..aqui em Brasilia ne!! aiii aiii q delicia seria…rsrsrs!
Beijinhos

os moços que cuidam da validade do mundo.. haha!
mas tbm acho que um rimel dura mto mais do que 6 meses…

Vic! Superconcordo com voce! Eu tenho varias coisas que vieram do exterior e geralmente a validade é de “6M”, ou seja, 6 meses. Mas se voce comprar em alguma loja aqui no Brasil que vende maquiagem importada, a validade é bem grande. Tenho uma base Lancome que veio do exterior escrito 6M e tenho um pó compacto da mesma marca que comprei no site da Sacks que veio com validade ate novembro de 2011!
Esse post veio a calhar, estou me sentindo MUUUITO melhor. Pelo visto nao sou a unica que deixo de usar caso nao esteja prejudicando a pele, os olhos..
Parabens pelo post!

Beijooos!

Ô Vic, aco que depende muito!
E qe é como você disse: se vc não tem problema nos olhos, dá pra usar o rímel tranquilamente…
Mas veja o meu caso! Uso lente, tenho o olho MEGA sensível e tendência a ter aquelas irritações chatinhas, sabe? Por isso não consigo me empolgar tanto com trilhões de rímeis ao mesmo tempo, porque eu meio que sou neurótica com os 6 meses do rímel (e como eu uso mto rímel e uso todo dia, acabo gastando um tubo em menos do que isso hehehe!).
Já as outras maquiagens, eu resolvi me organizar e fiz uma tabela no Excel com as datas de validde e com os produtos que eu “deveria” usar mais, porque estão mais perto de vencer hehehe!!! É lógico que é só um lembrete, porque ninguém merece “ter que usar” uma coisa só orque vai estragar, né?
Mas eu gostei, tenho tipo um inventário de maquiagens com ata de validade heheheh!!1
=)))
Bjoooo

Eu tb uso lentes e sou maníaca dos olhos…ahaha!!! Eu tive uma bactéria no olho uma vez, foi horrível! Não foi culpa da maquiagem, mas eu fiquei um pouco neurótica ahahah! O problema do rímel é q ele é úmido e escuro um paraíso para os microorganismos!!! Esse com certeza é o item q eu mais cuido. Tenho 2 tubos em uso e estou me coçando p/ não comprar mais…ahaha!!!! Já os produtos em pó são mais tranquilos, duram bem mais!

Gostei da ideia da Manu, tb vou fazer um inventário de maquiagens, assim dá p/ ter um controle maior, nem q não seja levado tão a sério!

Bjosss

Concordo plenamente. Bom senso tem que reger o mundo! E tem uma matemática muito fácil: quanto mais água no produto, maior a probabilidade dele estragar mais cedo. Aí incluem-se bases e rímel, porque, afinal, uma bactéria adora uma água. Mas isso não quer dizer que vai estragar no prazo que está escrito na caixa! Tem que observar separação de elementos (água e óleo) e o cheiro, como a Vic disse.
Já os produtos em pó, sinceramente, esses são quase eternos, justamente por serem…pó!! Claro que tem que cuidar para que a oleosidade da pele não se transfira demais pro produto (usando sempre pincéis limpos, mãos limpas, etc)

Até que enfim!!!!

Adoreiii!!

Jura que vou jogar fora meu rimel pq tem mais que 6 meses?? Se sinto que está mais durinho do que eu gosto ainda pingo ou colírio ou soro fisiológico e ele dura mais uma eternidade!!

Nada como armazenar bem a maquiagem e ter bom senso!

Afinal $$ nao cai do céu! Pelo menos não aqui em casa!!!

Beijoss!!!

Conversava com uma amiga outro dia e falávamos justamente isso… vale o bom senso. Só jogo fora quando muda o cheiro ou a textura ou provocam reações adversas. Ou vou jogar 20 batons da MAC fora porque não acabei com todos eles em dois anos??? Vc está super certa!bjk

Tô contigo e não abro! O cheiro é tudo (frase estranha porém verdadeira…)!
Nossa tava vendo alguns comentários e adooro as pessoas que perguntam umas coisas absurdas pra vc! Tipo onde eu encontro tal rímel aqui em São Francisco do Sul?!! Acham que vc é onipresente no que diz respeito à maquiagem! Boa sorte! haha
Fer

Ai Vic….se eu tivesse lido seu post há uns meses atrás…
Sabe o que eu fiz? Eu tinha 3 estojos de sombra Chanel de muito tempo atrás,mas ainda novinhos,quase sem uso,pq acabo comprando mta coisa e quase não uso. Cismei que tinham vencido e qua a fixação não estava mais a mesma. Joguei os três fora!!! Nem pensei em testar com um bom primer pra ver se fixaria melhor. Meu coração dói até agora qdo penso nisso,rss…eram lindos!
Mas aprendi a comprar menos coisas,usar mais as que tenho,e agora aprendi com vc a continuar usando as coisas! Já faço isso com blush,rímel,glos….não sei pq cismei com as sombras,rss…
Bjs e obrigada pela dica!

Vic, me ajuda por favor. Quero comprar um pó bronzeador(tenho a pele morena clara) quero uma coisa assim pra dar AQUELA cor mesmo. O que vc me sugere? O bronzing powder da MAC é bom? Tem uma amiga querendo vender um que a cor é BRONZE. Oq vc acha? Bjs

Muito bom o post!!!!
Acredite, vc não está errada, como alguem falou aí em cima, o prazo de validade é o prazo em que a empresa garante a qualidade do produto.
Mas é bom lembrar que depois do prazo de validade vencido, vale ficar de olho nos produtinhos pra saber qdo eh a hora de jogar fora. E também existem outras formas de saber se a hora chegou… mudanças na cor, na textura, no aspecto, enfim qualquer mudança que não estava lá antes indica que é hora de dar adeus ao potinho do que quer que seja.
Quanto aos cosmeticos, o que vc falou vale para os produtos para tratamento, protetores solares e produtos com algum ativo. O resto, tipo sabonetes e loções de limpeza sem maiores aditivos, vale o mesmo da maquiagem ;)
E como bom senso é tudo, pra quem é mega alergica, ou está passando por algum tratamento dermatológico mais agressivo, tipo peeling ou uso de tretinoína, que deixam a pele mais sensivel, ou na presença de alguma “anormalidade” na pele, vale redobrar o cuidado com a “validade”.
Bjus

Alívio!!! Já estava achando que eu era a única que tinha esses hábitos “errados” hehehehe
Mas sem condições né! Não consigo acabar com toda a maquiagem que eu tenho se for seguir as datas de validade! Imagina o desperdício!!

Beijos

Ah, eu tb nao sigo essa de jogar o rimel fora depois de 3 ou 6 meses. Se estiver bom e sem cheiro alterado, uso sim!!
Batom eu só abandono quando fica duro ou com mudança na cor.
Já li q a base dura 6 meses depois de aberta… mas o q vou fazer com a Face & Body?? Jogar fora?? No way!! E blush compacto??? Dura horrores!!!

Beijos!!

Vic,
Concordo com vc! Mas me diz uma coisa… o rímel vai endurecendo (e nem precisa passar tanto tempo assim) com o passar do tempo (com 1 mês, já acho q nao é o mesmo) … vc tem alguma técnica? Pq eu tb adooooro rímel!! Tenho vários…

beijos

Ticiany, de repente a Vic tem outra dica, mas tem um truque que a minha mamãe ensinou, que é pingar umas gostinhas de colírio, o rímel fica perfeito novamente, faço isso a anos e tem dado muito certo,os meus duram uma eternidade.Bjs!!

Vic post perfeito de utlilidade pública, nunca obedeço à validade, e sim o bom senso.Amo o blog.Bjs!!

Fantástica a dica do colírio!! Testei com Trisorb e deu super certo!
Muito obrigada!

Que bom! Realmente não tem como ficar jogando as maquiagens fora e, principalmente, comprando novas! Sem condiçõe$$!!!
Hehehe, bom saber que você também faz assim :)
Beijos

Parabéns pela sinceridade!!! Porque no fundo todas nos fazemos isso, mas não é todo mundo que admite isso, até porque não quer dizer que se passou do prazo de validade esta estragado né?
beijos

Oi Vic! Eu tb super concordo com vc… acho que é preciso ter bom senso.
Eu tenho um monte de maquiagem “vencida”…..e continuam ótimas..
beijos a todas

Nossa, lendo os posts vejo que não estou sozinha!! Iuupiiiii Também vou usando enquanto faz o seu efeito o demaquilante que tenho…O que importa é que ele tira a maquiagem, não é mesmo??? Seguindo essa regra, faço o mesmo com um blush que cumpre o seu papel com um marrom lindo e me deixa com aparência de saúde.
Quando a minha mãe era nova, nada tinha validade e ela tá aí, bem feliz-alegre e contente, oras.

Beijoooss

Ai Vic, que ótimo!! Assim me sinto menos culpada!!! Eu me sentia a pior das criaturas por ainda usar uma sombra lindaaaaa q minha mãe trouxe de Paris e, 1986 (sim, mil novecentos e oitenta e seis) como iluminador, e um batom vermelho da MAC lindoooo, cuja cor não existe mais (VINO, do tempo da embalagem retinha…hehehe), de 1998, e ele tá ótimo!!! E óbvio q os rímeis q tenho há 18 meses continuo usando!!! Mas claro q validade de remédio e protetor solar eu respeito (afinal, sou médica!!)…nossa, esse post me deixou muito mais “leve”!! hehehe
bjos

Oi Vic,
Menina, concordo em gênero número e grau, até porque as vezes a própria marca não disponibiliza mais aquele produtinho amado por ter saído de linha, etc….A Boticário, por exemplo, lançou em 2000 um batom em lápis cor de boca perfeito. Dali uns anos o bichinho foi substituído, mas mexeram na cor. Só sei que em 2004 consegui comprar o último exemplar e só o joguei fora esse ano, pois ele já tava no toquinho e o gosto tava péssimo.
E outra, né? Quem consegue jogar fora os mimos? Não, dói o coração.
Eu não deixo a maquiagem no banheiro a anos, mas agora que moro na Bahia, a umidade anda acelerando a degradação deles, por isso coloco um potinho daqueles anti-umidade do lado. Mas faço o mesmo com protetor solar, se venceu, jogo fora. Isso não da pra arriscar.
Beijos

Olha eu ligo pq ja tive varias alergias e minha dermatologista fica pegando no meu pé mesmo. Mas, muito interessante seu texto…adoro seu blog, parabens! Xero kerida.

Vic, nem usei a pausa pro choque, mas pro alívio…
Ainda uso com a maior alegria (foi um achado!) uma sombra em pó da minha mãe, da Helena Rubinstein, que – sem brincadeira – tem mais de 20 anos!!! ahahha nunca tive problema e ainda é um arraso, porque a cor não é mto fácil de achar por aí…
Validade funciona mesmo é pra comida! Beijos

Se eu for seguir a validade do Touche Éclat pelo cheiro, ele tem que ir pro lixón em 2 semanas.
Todos os meus cheiraram tipo toalha-que-secou-dentro-de-saco-plástico-preto (o fato de ser preto é relevante hahaha) muito rápido, muiiiiito antes de chegar ao meio.
Pooooooodre de nascença. Mas eu gostcho.

Hahaha.Pensei a mesma coisa. que cheiro horrivel !!!
quando comprei ,pensei que tivesse vindo vencido,mas depois como ja vi vaaarias meninas reclamando do cheiro…ai vi que é assim mesmo.
Mas tbm nao olho prazo de validade não.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: