Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Cabelos coloridos x piscina: saiba como aproveitar sem danificar os fios

01/04/24

Um mergulho na piscina é um dilema para quem colore os fios, mas você sabe por que essa combinação é tão temida? E como evitar os possíveis danos aos fios? Para responder essas questões, bati um papo com a dermatologista especialista em tricologia, Dra. Ana Carina Junqueira (@draanajunqueira), e com o cabeleireiro João Bosco (@jobosco), embaixador de Kérastase. 

Cloro, o vilão dos cabelos tingidos

O cloro é um tipo de química oxidante, que faz com que a cor dos fios desbote, explica Carina. “Ele também oxida a melanina natural dos cabelos, contribuindo para clarear e dar um aspecto esverdeado. Além disso, o cloro também pode quebrar os aminoácidos do fio, deixando-o ressecado”, diz.

O cabeleireiro esclarece que todas as químicas são afetadas com a exposição frequente à água da piscina. “A água clorada pode acelerar o desbotamento de tinturas e afetar a estrutura das cutículas de cabelos com progressivas ou relaxamentos, causando ressecamento e fragilidade”, afirma João.

Cuidado redobrado com os fios claros 

As loiras devem ter um cuidado extra quando se trata de curtir a piscina, pois o cloro altera a cor dos cabelos, deixando com um tom verde. “Ao ser aplicado na piscina para limpeza, o cloro oxida metais encontrados na água, um deles é o cobre, também presente em produtos algicidas (usados contra a proliferação de algas). Quando o cobre é oxidado, ele se liga às proteínas dos fios porosos (muito encontrados nos cabelos descoloridos e loiros) e causa a coloração esverdeada”, explica a dermatologista. 

A textura do cabelo influencia a intensidade do dano

Os fios muito finos são mais frágeis e menos resistentes a produtos químicos como o cloro e o sulfato de cobre, sofrendo assim mais danos e maior risco de serem quebrados, esclarece Carina. Então, quanto mais frisado o fio e mais abertas as cutículas, o cabelo absorve mais as substâncias presentes na piscina. 

A água clorada pode acelerar o desbotamento de tinturas e afetar a estrutura das cutículas de cabelos com progressivas

Mas como curtir sem se preocupar com os danos? 

Se você frequenta a piscina como esporte, a médica orienta usar sempre uma touca de natação de silicone ou borracha para proteger seu cabelo. Mas se vai curtir esporadicamente, num final de semana, não se esqueça de aplicar protetor térmico antes. E ao sair, enxágue os fios com água natural e aplique o protetor térmico novamente. 

Para cabelos mais porosos, além das recomendações acima, a dermatologista orienta também o uso de óleo capilar nas pontas ao sair da piscina. E para as loiras, se o cabelo já está esverdeado, fazer uso de um shampoo com ação quelante (que inativa íons metálicos depositados nos fios e remove as impurezas).

Confira também as dicas do cabeleireiro João Bosco sobre os cuidados que se deve ter com o cabelo colorido:   

. Após a coloração, espere alguns dias para ir à piscina – assim você tem mais chances de evitar o desbotamento. 

. Saiu da piscina? Lave imediatamente os cabelos, use uma máscara hidratante e outra acidificante, que alinha as cutículas e equilibra a acidez dos fios. 

. Aposte em xampu, condicionador e finalizador com ativos antioxidantes (como vitamina A, C e E e ácido hialurônico) e com filtro solar.

. Faça um cronograma capilar: alterne hidratação, nutrição e reconstrução, para proteger e reparar os cabelos.

Produtos essenciais para o seu nécessaire à beira da piscina:

Chroma Absolu Soin Acide Chroma Gloss
Kérastase
Aqui
Spray Proteção Térmica Blindagem Antifrizz
Tresemmé
Aqui
Shampoo Metal Detox (ação quelante)
L’Oréal Professionnel
Aqui
Óleo Capilar Oil Reflections
Wella Professionals
Aqui
Shampoo Sol, Mar e Piscina Macela e Aquiléia
Phytoervas
Aqui
Fluído Antiumidade Blindagem Essencial
Amend
Aqui

{Fotos: reprodução Instagram @bel_pipsqueekinsaigon e atman studios/ Unsplash}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: