Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Óleo de rosa mosqueta: como incluir na sua rotina

Hidratação, regeneração e uniformização. Esses são apenas alguns dos benefícios do famoso óleo de rosa mosqueta, solução natural, acessível e eficaz para a saúde e beleza da pele e que, não à toa, vem ganhando cada vez mais destaque no universo cosmético.

Extraído da semente de uma planta chamada Rosa rubiginosa ou Rosa canina – originária da Europa, mas muito cultivada ao sul da Cordilheira dos Andes, Chile – o óleo de rosa mosqueta é uma rica fonte de nutrientes e antioxidantes, ou seja, evita o envelhecimento precoce da pele.

Neste guia, o Dia de Beauté apresenta os componentes deste óleo natural e versátil. Também indicaremos seus principais benefícios e explicaremos como escolher o produto correto e incorporá-lo na rotina de cuidados para aproveitar ao máximo suas inúmeras propriedades.

Composição do óleo de rosa mosqueta

A composição exata do óleo de rosa mosqueta pode variar ligeiramente, a depender da procedência e do método de extração do produto. De modo geral, o óleo da semente da Rosa rubiginosa é composto por cinco elementos.

Os ácidos graxos essenciais são os primeiros deles. No óleo de rosa mosqueta encontramos, por exemplo, o ácido linoleico, também conhecido como ômega-6, e o ácido alfa-linolênico, o famoso ômega-3. Os ácidos graxos auxiliam na manutenção de nossa barreira lipídica, evitando a perda de água, ou seja, mantendo a hidratação, e garantindo mais proteção à pele.

Em sua composição, também encontramos o ácido ascórbico, ou simplesmente vitamina C, um antioxidante poderoso que ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres. Além disso, a vitamina C também estimula a produção de colágeno, proteína fundamental para garantir a firmeza e elasticidade da pele.

O tocoferol, ou simplesmente vitamina E, é outro antioxidante encontrado no óleo de rosa mosqueta, ou seja, potencializa ainda mais a proteção da pele contra a ação prejudicial dos radicais livres, além de ser um ótimo anti-inflamatório.

Os carotenoides são os pigmentos responsáveis por garantir a coloração avermelhada do óleo de rosa mosqueta. Mas, para além da pigmentação, esses compostos também são antioxidantes e protegem a pele dos danos causados pelos raios UV, como o fotoenvelhecimento.

Por fim, mas não menos importante, os fitoesteróis, que diminuem a absorção intestinal do colesterol ruim. Quando falamos sobre os seus benefícios à pele, reduzem inflamações e acalmam irritações, além de agirem na produção do ácido hialurônico.

O óleo de rosa mosqueta é uma rica fonte de nutrientes e antioxidantes, ou seja, evita o envelhecimento precoce da pele.

Benefícios do óleo de rosa mosqueta para a pele

A composição do óleo de rosa mosqueta está inteiramente ligada aos benefícios do produto natural, que pode ser encontrado puro na indústria de cosméticos, ou mesmo acrescentado a outros produtos de beleza, como cremes, séruns e sabonetes.

Você já deve ter ouvido falar que o óleo de rosa mosqueta é indicado para melhorar a aparência de cicatrizes, manchas e estrias. Para nossa sorte, a afirmação é verdadeira. Isso se deve por sua capacidade de estimular a produção de colágeno, essencial para a regeneração da pele.

A hidratação profunda é outro grande benefício do óleo de rosa mosqueta. Isso se deve graças à ação dos ácidos graxos, que ajudam a reforçar a barreira natural de proteção da pele e, consequentemente, impedir a perda de água. O resultado é uma pele viçosa e preenchida. Ao contrário, uma pele desidratada pode ressaltar as linhas de expressão.

O envelhecimento é um processo natural que não deve ser combatido. Já o envelhecimento precoce, sim – e temos soluções para isso, como o óleo de rosa mosqueta. A grande causa do desgaste prematuro da pele tem relação com os radicais livres, moléculas produzidas pelo nosso organismo, mas incorporadas através de dietas ricas em gorduras, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e exposição constante à poluição. A vitamina C, presente na rosa mosqueta, é um antioxidante poderoso que combate os radicais livres e protege a pele de danos, como o surgimento de rugas e linhas finas.

Apesar de não substituir o protetor solar em hipótese alguma, o óleo de rosa mosqueta pode potencializar a proteção devido aos seus poderosos antioxidantes Juntamente, o produto natural garante alívio de irritações cutâneas. Graças aos fitoesteróis, o óleo de rosa mosqueta apresenta ação anti-inflamatória, podendo acalmar peles sensíveis e ser útil no tratamento de eczemas e dermatites, por exemplo.

Por fim, a uniformização do tom da pele é mais um benefício do óleo de rosa mosqueta, que reduz a aparência de manchas e hiperpigmentação graças à renovação celular gerada pelos carotenoides.

Uma ótima dica é misturar algumas gotinhas do óleo de rosa mosqueta com o hidratante corporal.

Como utilizar o óleo de rosa mosqueta

Agora que já falamos sobre a composição do óleo de rosa mosqueta e seus principais benefícios à pele, vamos entender as diferentes e mais comuns maneiras de utilizar o cosmético natural no dia a dia.

A primeira delas é utilizar o produto simplesmente, em sua versão pura, como um óleo facial. Seguindo os passos do skincare, você pode começar higienizando o rosto com o gel de limpeza e, em seguida, com a pele limpa, aplicar duas ou três gotas do óleo de rosa mosqueta, massageando suavemente em movimentos circulares até que ele seja absorvido pela pele. Experimente recriar este ritual durante à noite, antes de dormir. Se você tem a pele oleosa, faça testes dosando a quantidade ou peça a indicação de um dermatologista.

Como indicamos nos benefícios do óleo de rosa mosqueta, seu uso também é interessante para melhorar a aparência de cicatrizes, manchas e estrias – principalmente estrias avermelhadas, que ainda estão se formando. Aplique o óleo diretamente na área afetada e massageie suavemente. Este ritual pode ser feito algumas vezes por semana.

Para potencializar a hidratação de áreas mais ressecadas do corpo, como sola dos pés, joelhos e cotovelos, uma ótima ideia é misturar algumas gotinhas do óleo de rosa mosqueta com o hidratante corporal. Em menor escala, também pode ser feito com o hidratante facial.

Existem algumas utilidades alternativas para o óleo de rosa mosqueta. Por exemplo, o produto pode ser usado como demaquilante, removendo, inclusive, maquiagem à prova d’água, ou mesmo tratamento pós-sol, ajudando a aliviar a vermelhidão e a acalmar a pele.

E para além do uso na pele, o óleo de rosa mosqueta também pode ser usado nos cabelos e couro cabeludo para tratamento nutritivo. Você pode aplicá-lo por algumas horas durante o dia ou mesmo antes de dormir. No dia seguinte, ao acordar, lave os cabelos. Você pode repetir o processo semanalmente.

Onde comprar o óleo de rosa mosqueta

Para além das indicações online, é de suma importância que você tire suas dúvidas com um dermatologista sobre a procedência do óleo de rosa mosqueta, e se este produto, apesar de natural e contar com inúmeros benefícios, é indicado para seu tipo de pele.

Como citamos, a composição do óleo de rosa mosqueta também varia conforme a extração e marca do produto. Por isso, é interessante que você consulte os ingredientes presentes no óleo que pretende comprar e priorize sempre produtos de alta qualidade e fontes confiáveis.

Óleo de Rosa Mosqueta
Simple Organic
Aqui
Óleo de Rosa Mosqueta Puro
Farmax
Aqui
Óleo de Rosa Mosqueta
Eizz Rosehip
Aqui
Óleo Multifuncional Vinocare Oil
Dermage
Aqui
Óleo Hidratante Vegetal de Rosa Mosqueta
Nantie
Aqui
Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta
Dermytrat
Aqui

{Fotos: From Marwool / Unsplash e Angela Roma / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: