Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Curtain bangs em diferentes tipos de cabelo

Suaves e modernas, as curtain bangs, ou, em português, “franjas de cortina”, que recebem este nome por sua característica divisão central, como ocorre com as cortinas de tecido, têm ganhado cada vez mais popularidade por sua capacidade de se adaptar aos diferentes tipos de cabelo, formatos de rosto e estilos.

Se você busca um visual que ofereça versatilidade e refinamento, as curtain bangs podem ser a escolha perfeita. Nesse texto, vamos conhecer melhor o conceito da franja cortininha, além de entender como cortar, finalizar e manter os fios nesse estilo que está bombando.

O que são as curtain bangs?

Com estética retrô, as curtain bangs fizeram grande sucesso nas décadas de 1960 e 1970. Na época, a atriz francesa Brigitte Bardot foi uma das responsáveis por popularizar o corte de cabelo. Hoje, elas voltam com tudo, num perfil atualizado e mais moderno.

As curtain bangs, ou franja cortininha, são um corte de cabelo em que a franja, cortada em alturas variadas do rosto, a depender do gosto de quem a aderir, é dividida ao meio, criando uma abertura central que se assemelha, como citamos há pouco, com o formato de cortinas abertas.

A proposta dessa divisão central, com mechas caindo delicadamente sobre ambos os lados da face, é justamente emoldurar o rosto, criando uma aparência suave e descontraída ao mesmo tempo. O corte, por sua vez, pode ser mais discreto e delicado, com poucas camadas e menos volume, ou mais ousado, inspirado no estilo retrô, com mais e volumosas camadas.

As curtain bangs também se tornam uma excelente opção para quem busca mudança sutil nos cabelos. Se você pensa em experimentar uma franja, mas sem radicalizar, nossa sugestão é que comece pelas curtain bangs para se adaptar aos fios mais curtos na região do rosto.

Qual o tipo de cabelo adequado para curtain bangs?

Não existe um tipo de cabelo ideal para reproduzir as curtain bangs. O corte pode ser feito em diferentes texturas e comprimentos. Com as mãos mesmo, você pode simular como seria se tivesse uma franja cortininha para, previamente, entender se esse modelo de corte combina com seu estilo pessoal.

Para os cabelos cacheados, as curtain bangs evitam sensação de fios muito curtos e nitidamente cortados no estilo franjinha. Seu degradê proporciona caimento ideal, pois os fios menores se misturam aos mais longos, criando um volume sutil ao redor do rosto. Aos fios ondulados e lisos, as curtain bangs garantem ainda mais volume e simetria ao rosto.

Vale lembrar que, quanto mais oleosos os cabelos, mais cuidado é necessário ter com a franja, pois os fios mais curtos na região da testa acabam absorvendo o sebo da pele, deixando não somente os cabelos com aspecto mais oleoso, como possibilitando o surgimento de acne, por exemplo. Antes de realizar o corte, avalie a questão com o seu cabeleireiro.

Com estética retrô, as curtain bangs fizeram grande sucesso nas décadas de 1960 e 1970 e voltaram com tudo. 

Qual o formato de rosto ideal para curtain bangs?

Assim como com os cabelos, não existe um formato de rosto ideal para as curtain bangs. Todo e qualquer formato pode aderir ao visual. Mas, semelhantes às diversas texturas, o corte de cabelo combinado com os variados formatos de rosto garantirá efeitos diferentes.

Os rostos redondos, por exemplo, que possuem as laterais das bochechas em maior evidência, têm esse traço marcante do rosto suavizado quando combinados com a franja cortininha. O ideal, neste caso, é optar pelas curtain bangs mais longas, na altura do nariz.

Já pessoas com formato de rosto quadrado, que tem os cantos da face evidenciados, podem aderir à franja cortininha um pouco mais curta, levemente abaixo das sobrancelhas, trazendo sutileza às marcações na região da testa. O formato de rosto oval funciona como um coringa e tende a combinar com ambas as alturas da franja.

Dicas para cortar curtain bangs em casa

Para evitar possíveis erros, nossa sugestão é que você busque um cabeleireiro para reproduzir as tão desejadas curtain bangs. Mas se sua vontade é conquistar o modelo em casa, então aqui vão algumas dicas para cortar o cabelo no estilo franja cortininha no melhor estilo “faça você mesmo”.

Nossa primeira indicação é que você corte os cabelos com os fios limpos e secos, de preferência na textura natural de suas madeixas. Assim, logo que passar a tesoura, terá a real noção de como a franja ficará no dia a dia.

Com um pente, separe organizadamente a porção de cabelo que você irá cortar. Comece dividindo o cabelo ao meio, da testa à nuca, numa linha reta. Agora, coloque três ou quatro dedos horizontalmente a partir do início da linha na testa. Esta será sua marcação para o início da franja.

A partir deste ponto, puxe duas linhas diagonais até os cantos da testa, criando um triângulo. Separe as duas mechas que se formaram e prenda o restante do cabelo com um prendedor ou elástico para que não lhe atrapalhe durante o processo.

É importante também você utilizar uma boa tesoura, que esteja com o fio em dia. Uma tesoura sem fio, gasta, além de não garantir um bom trabalho, poderá criar pontas duplas e tirar a beleza do seu novo corte de cabelo.

Agora, direcione uma das mechas para seu lado oposto. Por exemplo, se você estiver manuseando a mecha da direita, passe-a, na diagonal e paralelamente, ao lado esquerdo do rosto. Faça uma pinça com o dedo indicador e o dedo médio e segure a mecha para cortar os fios com a tesoura, seguindo a direção diagonal. Ao soltar a mecha, os fios mais próximos ao centro do rosto estarão mais curtos em comparação aos fios próximos às laterais, criando o degradê. Repita o processo com a outra mecha.

Uma dica importante, principalmente para os cabelos cacheados, é cortar um dedo a menos que o idealizado, pois assim ainda será possível aparar posteriormente a franja, evitando que suas curtain bangs fiquem curtas demais.

@yourbesthair

Few simple steps to cut your curtain bangs but be very cautious with it and makes sure you cut an inch longer than you want to be #hair #haircut #hairstyle #curtainbangs

♬ About Damn Time – Lizzo

Como finalizar as curtain bangs

Agora que você já sabe como cortar sua franja, vamos entender como finalizá-la em casa. Para modelar suas curtain bangs com ferramentas de calor, o primeiro passo é aplicar um protetor térmico com os fios ainda molhados. Dê preferência aos produtos fluidos e livres de óleo para não pesar os fios e evitar a oleosidade.

Com as madeixas protegidas, você precisará de uma escova redonda e um secador de cabelo. Encaixe a escova atrás da mecha e enrole a franja nas cerdas, também para trás. Eleve a escova e posicione o jato do secador de baixo para cima, criando um volume na raiz. Outro movimento seria direcionar a escova para frente, com o secador na mesma posição. Alterne-os. Estas são apenas algumas sugestões. Usar a chapinha em uma temperatura mais baixa ou mesmo um babyliss mais grosso também são algumas opções. 

Deixar a franja secar naturalmente também é outra opção de finalização. Para os cabelos enrolados, as curtain bangs podem ser finalizadas com, por exemplo, um creme para pentear ou gelatina, que garante ainda mais definição. O dedoliss é seu melhor amigo em um momento como esse. Enrole a franja no dedo para formar os cachos e deixe o cabelo secar.

Como manter as curtain bangs entre as visitas ao salão

Quando falamos sobre franjas e idas aos salões de beleza, estimamos um tempo curto para retocar o corte: de duas a quatro semanas. Mas, ao contrário de outras franjas, como as baby bangs, ou franja curtinha, aquela em que os fios são cortados geralmente no meio da testa e que necessitam de retoque rápido, as curtain bangs são projetadas de tal maneira que, a longo prazo, o caimento dos fios segue bonito, apesar do corte não ser mantido.

Ao falarmos sobre franja, também existem alguns produtinhos disponíveis no mercado que auxiliam nos cuidados diários com os fios mais curtos, como o shampoo a seco, que ajuda a manter a franja longe da oleosidade, com aspecto limpo e volumoso a qualquer momento.

Os cabelos enrolados e crespos, mesmo finalizados no dia em que foram higienizados, podem reativar os cachos da franja cortininha, um ou mais dias depois, utilizando um borrifador com água e algum produto emoliente de sua preferência. Feito isso, você pode escovar os fios com uma escova polvo ou fazer o dedoliss, e finalizar amassando delicadamente os cachos com as mãos ou toalha de algodão.

{Fotos: reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: