Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Massagem Facial: segredos para uma pele radiante e relaxada

Massagem Facial: segredos para uma pele radiante e relaxada

Massagem facial não é apenas um luxo reservado a spas e centros de beleza. É uma terapia natural e acessível que proporciona benefícios excepcionais à pele, como firmeza e luminosidade, mas mais que isso, ao seu bem-estar.

Com a ajuda da especialista em Fonoaudiologia Estética e consultora facial Laís Abreu (@suabelezaleve), entenderemos mais sobre os efeitos surpreendentes dessa prática milenar, que não só promove uma pele radiante, mas também ajuda a aliviar o estresse e a tensão acumulada no rosto.

O que é massagem facial?

A massagem facial é uma prática que combina toques suaves, pressão controlada e movimentos específicos no rosto, pescoço e área do crânio, como deslizamentos, amassamentos e percussões, aplicados com os dedos, mãos ou instrumentos adequados.

Laís Abreu compara a formação do rosto com uma lasanha, por suas diversas e subsequentes camadas. A massagem facial permite que estimulemos todas, da mais superficial à mais profunda, proporcionando uma melhora da circulação sanguínea, linfática e, consequentemente, eliminando toxinas e reduzindo o inchaço facial.

“Podemos focar em movimentar os líquidos faciais, em ativar a musculatura de sustentação ou relaxar o que tensiona demais e franze a pele”, explica a profissional. Essas são algumas das possibilidades que a massagem facial proporciona.

Quais os benefícios da massagem facial?

Como citamos acima, o bem-estar que a massagem facial garante é o primeiro ponto positivo da prática. Mas existem diversos outros benefícios que conquistamos ao massagear adequadamente a pele do rosto.

A melhora da circulação sanguínea e fluxo linfático é o primeiro deles. Quando estimulamos a circulação do sangue, temos uma potencialização do processo de regeneração da pele, tornando-a mais viçosa. Neste caso, aceleramos de maneira saudável a troca de células mortas por múltiplas novas células.

A massagem facial também estimula a produção de colágeno, proteína conhecida por manter a firmeza e elasticidade da pele. Vale lembrar que, a partir dos 25 anos, o corpo passa a produzir menos colágeno, favorecendo a flacidez e surgimento de linhas finas.

Outro benefício da prática é aumentar o fornecimento de oxigênio para a pele, garantindo brilho, nutrição e a eliminação de toxinas acumuladas no dia a dia.

A redução do inchaço e estímulo da drenagem linfática são outros benefícios da massagem facial. Eles ajudam a reduzir bolsas sob os olhos e a retenção de líquidos.

Por fim, mas não menos importante, a massagem facial também ajuda a relaxar os músculos tensos da face, aliviando o estresse e a tensão.

“Conseguimos afetar a musculatura facial e reduzir a atividade dos músculos muito tensos, para não dobrarem tanto a pele. Também é possível ativar os músculos que estão com mais flacidez, trazendo mais sangue para, em seguida, realizar exercícios de tonificação”, explica Laís Abreu.

Quando estimulamos a circulação do sangue, temos uma potencialização do processo de regeneração da pele, tornando-a mais viçosa.

Dicas para realizar a massagem facial em casa

De manhã, tarde ou noite. Para realizar a massagem no rosto em casa, a consultora facial indica encontrar o melhor momento para você.

“Gosto muito de orientar a pessoa a associar algum hábito à massagem facial, assim fica fácil de implementar a prática na rotina. Caso já tenha um ritual de skincare, pode aproveitar esse momento para seguir com a massagem. Se não tiver, associe a prática a algum hábito muito óbvio na sua rotina, como escovar os dentes. Escovou os dentes, já inicie a massagem facial em seguida”, indica.

Laís Abreu explica que, para facilitar os movimentos, podemos usar produtos que deslizem bem na pele. Neste caso, aqueles que secam muito rápido não são indicados.

“Existem séruns e cremes mais emolientes que mantém a leveza, além de óleos vegetais excelentes para a nutrição da pele, que deslizam perfeitamente”, explica a profissional. É uma via de mão dupla: o produto facilita a massagem facial, e a massagem estimula a absorção do produto de skincare na pele.

A Fonoaudiologia Estética ainda nos dá uma dica de ouro: dê preferência para realizar a massagem facial de frente para o espelho, como uma forma de adquirir prática através da observação. “É através dele [espelho] que nos expressamos a vida toda, então observar ajuda a melhorar essa relação”, opina.

Com o dia a dia corrido, sabemos que não existe a possibilidade de dedicar um período longo para a massagem facial. Dois minutos diários é o ideal. Mas, claro, você pode aproveitar o momento e, quem sabe, uma vez por semana, preparar um spa caseiro. Em um momento como esse, sua massagem facial pode chegar a 20 minutos.

Massagem facial + Fonoaudiologia Estética

Laís Abreu nos prova que é difícil dissociar a massagem facial da Fonoaudiologia Estética – a partir do momento que conhecemos os dois conceitos. Então vamos à pergunta: o que é Fono Estética?

A área de formação e atuação de Laís aborda o funcionamento facial, considerando a fisiologia do rosto e como a mastigação, deglutição, fala e respiração afetam, a longo prazo, nossa estética. Exercícios de relaxamento e consciência facial auxiliam a pessoa a ter conhecimento sobre suas expressões. 

“O que repetimos todos os dias é o que mais impacta na nossa face”, explica a Fono Estética. Pense que deglutimos de 2000 a 2600 vezes ao dia. Em cada uma das deglutições, puxamos sutilmente os cantos da boca para baixo. Com os anos, este movimento contribui para a formação de uma boca com formato “triste”.

Assim, aliar a massagem facial, que conta com movimentos que favorecem a produção de colágeno e relaxamento muscular, com a Fonoaudiologia Estética, é recomendado quando buscamos manter a saúde e beleza do rosto de maneira natural.

Exercícios

Para ajudar no início da prática, um movimento básico é espalhar o produto escolhido para a massagem facial do centro para as laterais do rosto, levemente para cima, inclusive no pescoço e colo. Assim, ativamos a drenagem linfática. Evite movimentos que vão de cima para baixo.

1 . Começando com a massagem facial, vamos fazer um movimento que traz efeito imediato, excelente para aquele Dia de Beauté. Com a pele hidratada, deslize os dois dedos de cada mão, de preferência o indicador e o médio, da parte final da sobrancelha até a raiz do cabelo, para cima. Repita 10 vezes de cada lado e veja seu olhar abrir!

2 . Aproveitando que falamos sobre lábios e deglutição, vamos tonificar a região da papada e bochechas apenas bebendo água. Pegue um copo de água e, com uma quantidade bem pequena, engula pressionando levemente a língua contra o céu da boca, sem apertar os lábios ou repuxar o pescoço. É muito frequente jogarmos a força para eles, franzindo sem necessidade. Com esse exercício, você equilibra a musculatura do terço inferior do rosto. Você pode fazer com 100 ml por dia.

3 . Indicamos este exercício para tonificar as pálpebras e reeducar a testa, para franzir menos. Olhe para frente e arregale os olhos sem levantar as sobrancelhas, mantendo a posição por 5 segundos. Poderá repetir 3 vezes. Pode usar a mão na testa para ajudar a se perceber melhor. É comum franzimos muito a testa quando nossas pálpebras superiores estão enfraquecidas. Esse exercício ajuda nessa consciência e tonificação.

{Fotos: Vie Studio / Pexels e reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: