Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Essas dicas vão salvar sua relação com a franja

Fica lindo, é tendência – aliás, nunca sai de moda – mas é necessária uma rotina de cuidados para viver em paz com a franja. Separamos algumas dicas valiosas para manter os fiozinhos que ficam rentes à testa ainda mais bonitos, sedosos e com o acabamento ideal.

Dicas de cuidados com a franja

A primeira dica que damos, antes mesmo dos cuidados, é entender qual tipo de franja mais combina com você, considerando o formato do seu rosto e o tipo de cabelo que você possui, seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo. O ideal é que você converse com um visagista ou cabeleireiro sobre o tema e ele lhe indicará a melhor opção.

Agora, sim! No dia a dia, é importante que prestemos atenção. Se você tem franja e costuma praticar atividades físicas, por exemplo, o suor pode não ser um grande aliado. Além de deixar a franja molhada e grudando no rosto, o suor acumulado poderá facilitar a oleosidade e o surgimento de acne. Nossa sugestão é que você prenda a franja antes do treino e seque o suor do rosto antes de soltá-la.

A mesma dica pode ser dada quando falamos do skincare, ou rotina de cuidados com a pele. Produtos molhados no rosto e franja solta não combinam. Isso porque os cremes hidratantes, séruns, protetores solares e mais precisam secar completamente na pele para fazer efeito. Sendo assim, os fios soltos, além de entrar em contato com o produto molhado e gerar oleosidade, tanto na pele quanto nos cabelos, poderiam abafar a secagem, também ocasionando a acne e impedindo que o produto faça efeito na pele.

Deu para notar que a chance da franja acumular mais oleosidade que o restante do cabelo é grande. Por isso, a necessidade de lavá-la recorrentemente também cresce, principalmente se você não tem o costume de lavar o cabelo todos os dias.

Modelando a franja 

Na hora de secá-la, evite temperaturas altas, tanto do secador, quanto da chapinha, babyliss ou qualquer outra ferramenta de calor que você costuma utilizar. 

Para cabelos lisos e ondulados, as escovas secadoras são ótimas opções. Práticas, elas rapidamente secam a franja, modelando-a sem grandes dificuldades – pois a rotação e anatomia do produto facilitam o movimento. Outro truque passado de geração em geração é prender a franja usando um bob, com o cabelo quase seco. 

Já para cabelos crespos e cacheados, pode ser interessante fazer uma misturinha de gel/gelatina e creme de pentear para modelar a franja com fitagem ou dedoliss.

Por fim, vale dizer: a franja, ao contrário do restante do cabelo, perde o corte rapidamente. Por isso, se sua intenção é manter o visual, a manutenção deve ocorrer a cada 30 dias. Caso contrário, basta deixar os fiozinhos crescerem e ir adaptando seu visual ao novo comprimento da franja.

Os produtos ideais para a franja

Sim, lavar o cabelo e finalizar é sempre a melhor opção. No entanto, para aqueles dias mais corridos, o shampoo a seco em spray reduz pode salvar. Ele remove a oleosidade do cabelo instantaneamente, sem a necessidade de água, absorvendo resíduos, matificando a raiz e dando leveza e volume aos fios. A praticidade também conta, pois é compacto e ideal para levar na bolsa.

Para utilizá-lo, basta sacudir o frasco e aplicar o jato a uma distância de 20 centímetros dos cabelos. Feito isso, você perceberá que os fios ficarão com aparência esbranquiçada. Com a ponta dos dedos, espalhe o produto na raiz e voilá! Mas lembre-se: o ideal é lavar os fios no mesmo dia de uso do produto para evitar o ressecamento. 

Franja hidratada 

Assim como o restante dos cabelos, a franja também precisa ser hidratada. Mas, ao contrário dos fios mais longos, devemos nos atentar aos produtos utilizados e à maneira como aplicamos, sem exageros e sempre dois dedos abaixo da raiz.

O leave-in, principalmente aqueles com proteção térmica, são ótimas opções para manter a franja hidratada, mas sem perder o movimento e leveza, por serem mais leves que os cremes de pentear, por exemplo. Quem tem o cabelo cacheado e crespo pode manter o uso do creme, ainda de maneira mais branda que o resto do cabelo.

Se sua intenção é dar volume à franja, a mousse capilar cumprirá essa função. Ele não pesa e também não firma tanto o cabelo como um spray de alta fixação, por exemplo.

Inspirações de cortes

Agora que você já sabe como cuidar da sua franja, nada melhor que conhecer os mais diversos tipos de corte e se inspirar nessa seleção especial de fotos, com os mais diversos tipos de franjas e texturas de cabelo.

Não tem como começar falando sobre os diferentes tipos de franja sem falar da clássica franja reta, geralmente cortada na altura das sobrancelhas. Além de versátil, combina com diversos tipos de rosto.

A franja arredondada, usada pela cantora Rita Lee durante os anos 1960, acompanha as linhas naturais da testa. Suavizando os traços do rosto, é ideal para quem tem o queixo mais pronunciado, por exemplo.

A franja desfiada, caracterizada pelas pontas desconectadas, cria visual descontraído e moderno. Podendo ser cortada em diferentes comprimentos, é ótima para adicionar mais textura ao cabelo.

Já a franja cortina, mais romântica, é geralmente feita em camadas longas e pode ser usada dividida no meio do rosto, o que justifica seu nome.

Por fim, a franja curtinha, também chamada de baby bangs, é um estilo mais alternativo e ousado, pois seu corte é feito no meio da testa – no máximo, um pouco acima ou um pouco abaixo. Pode ser reta ou desfiada.

{Fotos: reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: