Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Principais tipos de batom e seus efeitos

O batom é a peça-chave que complementa a maquiagem, seja ela casual, para o dia a dia, ou mais elaborada para um evento noturno ou formal. Sabia que o ítem icônico de beauté é considerado o cosmético mais utilizado em todo o mundo? 

O produto ganhou fama na Inglaterra do século 16 e foi popularizado pela rainha Elizabeth I, que contrastava a pele pintada de branco com o batom vermelho cremoso, feito com cera de abelha. 

Hoje, tem batom para todos os gostos em diversas cores e paletas. Isso sem falar das opções de texturas, como o clássico mate, ou o sexy verniz. Confira os principais tipos de batom e conheça seus efeitos para criar looks incríveis. 

Batom acetinado

O batom acetinado, como o nome já indica, lembra a textura de cetim. Ele tem um brilho leve ou intenso, aplicação suave e um efeito hidratante nos lábios, mas não chega a ser um batom cremoso. Podemos dizer que é uma textura intermediária entre o cremoso e o mate. É ideal para quem não curte a textura mais sequinha, mas busca durabilidade da cor nos lábios.

Batom cintilante

Para os fãs de lábios com efeito metalizado ou perolado, o batom cintilante é o produto ideal. Um dos clássicos dos anos 1990, essa textura de batom voltou com tudo! 

Os tons claros se encaixam nos visuais diurnos e os mais escuros podem dar um ar mais festivo para os looks noturnos. Dica: para aumentar sua pigmentação, aplique um lápis de boca sequinho por todo o lábio e finalize passando o batom cintilante, preferencialmente do mesmo tom do lápis para criar o “match” perfeito.

Batom cremoso

A palavra praticidade é quase um sinônimo para batom cremoso. Isso porque a textura emoliente e macia do produto garante fácil aplicação e, mesmo não tendo alta durabilidade nos lábios, pode ser reaplicado durante todo o dia.

Utilizar a técnica do lápis de boca citada acima ou mesmo aplicar uma fina camada de corretivo antes de pintar os lábios com o batom cremoso também garante maior fixação sem alterar a textura original do produto.

Batom envernizado

Já adiantamos: o batom envernizado, ou simplesmente batom verniz, dá aos lábios um efeito molhado, brilhoso e supersexy – como se você tivesse envernizado os lábios mesmo. Com textura cremosa, praticamente líquida, o batom envernizado se diferencia do gloss e  apresenta cores vibrantes e pigmentação mais intensa. Aposte neste tipo de batom como o foco da maquiagem.

Batom mate

Se você é do time que gosta de batons sem brilho ou busca maior durabilidade, se jogue no famoso batom mate. Com textura seca, o produto acaba aderindo melhor aos lábios, dando liberdade para que você não precise fazer retoques em um longo período. 

Mas algumas dicas são válidas: para embelezar o aspecto do batom mate e evitar que as pelinhas e rachaduras, consequências do ressecamento, apareçam após a aplicação do produto, procure esfoliar e hidratar os lábios constantemente.

Brilho labial

Por fim, mas não menos importante, falaremos do brilho labial, ou o famoso gloss, que voltou com tudo para as produções diurnas e noturnas. O produto prático, que não necessita de tanta habilidade para aplicação, dá volume aos lábios e ainda pode ser passado por cima de outro batom, como o mate, acetinado ou cintilante. O efeito molhadinho que amamos! 

{Fotos: reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: