Compre aqui!

Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

O melhor da beleza da semana de alta-costura 2022/23

09/07/22

Acaba de acontecer em Paris a temporada de outono/inverno 2022/23 da Semana de Alta-Costura de Paris, com participação de 29 marcas. Foi a primeira temporada couture 100% presencial desde o início da pandemia de Covid-19.

Os desfiles de alta-costura são o momento mais extravagante das passarelas no ano. Couture supõe alto nível de criatividade e de savoir faire, além do mais importante: individualização. São peças feitas à mão, uma a uma. Por isso, quando falamos na beleza, não há necessariamente uma busca por padrões específicos ligados a desejos coletivos. A beleza de um desfile de alta-costura pode ser super doida e diferentona, mais criativa, ou mesmo mais clean pois o objetivo é sempre destacar as roupas uau. É um momento em que, mais do que nunca, cabelo e maquiagem se prestam à composição da imagem que cada ateliê quer imprimir à passarela da estação. 

Apesar da couture ser a epítome do clássico regrado, há marcas que estão tratando de trazer inovação à alta-costura. A designer holandesa Iris Van Herpen, que começou a se apresentar nesta semana de moda há 15 anos, é uma de quem sempre se espera novidades – e ela não decepcionou, com uma coleção inspirada em “Alien”, imaginando um mundo onde seres extraterrestres coabitam com mortais. A beleza – feita para sonhar o sonho da estilista! – era hipercriativa, com cabelos com tranças esculturais e aplicações de cristais no rosto que fantasiaram as modelos de alienígenas.

Outra efeméride desta semana de moda foi o décimo aniversário de passarela de Giambatista Valli. Numa vibe de glamour e extravagância, o designer italiano se inspirou na cena baladeira do Studio 54 nos anos 1970 e nos jardins de flores ingleses, e literalmente fez a festa nos looks volumosos e festivos. Na beleza, cabelos super puxados pra trás e maquiagem com foco nos olhos, com delineados pretos com grafismos diferentes em cada modelo.

Falando em sonho, criar moods a partir dos looks é um deleite na alta-costura. Na Schiaparelli, Pat McGrath criou uma beleza que colaborava para um visual dramático e muito sofisticado. Ela usou a seu favor o jogo de luz e sombra dos enorme chapéus que as modelos usavam, criando na maquiagem o mesmo tipo de efeito, com contornos que davam a sensação de maçãs do rosto esculpidas, olhos esfumados e lábios laranjas hiperdefinidos, como se quase saltassem da boca. Para arrematar, cabelos muito rentes à cabeça com textura glossy.

Num ar de sonho e romance, Elie Saab trouxe à passarela uma proposta diferente de tranças. Elas apareceram bem fininhas em penteados presos cheios de delicadeza, complementados por piercings e um interessante glitter polvilhado em todo o rosto. Na alta-costura é fundamental olhar para os detalhes: Armani Privé trouxe detalhes discretos, mas presentes, como poucos pontinhos pretos e com brilhos em volta dos olhos e topetes baixinhos que sustentavam casquetes pretas.

Quem olha para os desfiles em busca de referências usáveis teve seus desejos atendidos pela estreante Sofia Tilbury – sobrinha da rainha da make Charlotte Tilbury – na beleza do desfile de Zuhair Murad. A beauty artist contou a jornalistas que buscou criar nas modelos uma aparência de pele fresca, por isso investiu num bronze leve para o efeito de “beijada pelo sol”. Ela é uma fã assumida de olho esfumado, então usou sombras de tons neutros foscos e marrons para definir os olhos e criar um efeito lindo e difuso, com um leve metalizado nas pálpebras.

Na mesma linha da naturalidade veio a passarela da Dior, com uma beleza super pura, usando o mínimo do mínimo para manter o ar de naturalidade das modelos. Chanel também apostou em olhos levemente esfumados – a aposta na make discreta estava em alta nos desfiles das maisons tradicionais. O que brilhou mesmo no desfile foram os laços statement, enormes, colocados quase como coroas sobre as cabeças, com cabelos soltos levemente ondulados. Tem toda cara de que vamos ver muitos laços pelas lojas nos próximos meses, hein?

Impossível falar dessa semana de moda sem citar o casting 5 estrelas da Balenciaga, que teve nomes como Kim Kardashian, Dua Lipa e Nicole Kidman. Com tantas personalidades fortes, a escolha para beleza foi particular, combinando com a personalidade de cada uma. O que reinou soberano entre as makes de várias famosas foi o delineador preto, bem puxado para fora.

{Fotos: Peter White e Pascal Le Segretain / Getty Images, divulgação Chanel e Dior e reprodução Instagram @irisvanherpen, @giorgioarmani / @armanibeauty e @zuhairmuradofficial}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make , Cabelo ,
Tags: