Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Só mesmo o TikTok pra tornar o blush roxo um objeto de desejo

26/04/22

Katia Araújo é maquiadora, National Artist para MAC, e assina esta matéria com exclusividade para o Dia de Beauté

É fato que revisitar tendências sempre foi recorrente, principalmente na moda. O que já foi usado em um período volta e, de repente, uma nova geração está usando algo muito semelhante ao que seus pais ou avós usaram, mas claro, olhando para esse lugar de uma nova perspectiva. 

Mas o TikTok vai além disso. Acho superinteressante como algo que já existe, mas nunca foi relevante ou foco de atenção, se torna uma trend viral tão rapidamente dentro desse universo retangular. Realmente me encanta ver que tudo depende da maneira de abordar o tema, de comunicar e torná-lo atrativo. Tudo pode virar um hit, uma trend ou viralizar ainda que não seja uma novidade real e sim potencial. E o blush roxo é um exemplo. [Depois que a influenciadora Rachel Rigler postou um vídeo demonstrando como usar o Nudies Matte Blush & Bronze, da Nudestix, uma fila de tiktokers começou a postar vídeos experimentando outros blushes roxos, e assim ele viralizou].

Eu maquio há quase 20 anos profissionalmente, e na MAC, marca onde trabalho há boa parte desses anos, sempre teve blushes roxos – e eles nunca foram objeto de desejo ou alvo de interesse da maioria dos consumidores. O Tik Tok é surpreendente. 

Esse item básico, porém de cor excêntrica, pode funcionar muito bem desde que a escolha seja adequada ao tom e às características da pele. Podemos partir do princípio de que o roxo se origina da mistura de duas cores, ou seja, ele é uma cor secundária. A mistura é vermelho + azul. No entanto, outras diversas variações dessa cor podem ser criadas adicionando outros tons e criando nuances. Assim, podem existir roxos mais quentes, roxos mais frios, roxos mais profundos ou mais leves. São infinitas variações: lilás, bordôs, ameixas, uvas, vinhos, borgonhas. A intensidade de pigmentação das cores utilizadas e a quantidade de azul ou de vermelho criam muitas nuances e fazem com que o roxo, por fim, possa ser usado por muitos, desde que encontremos nesse universo o que mais combina com nosso estilo e com nossas características, como profundidade de tom de pele e subtom. 

Para ilustrar, temos o exemplo da tiktoker Rachel Rigler, uma das responsáveis por viralizar essa trend. No vídeo em questão, ela usa um roxo mais avermelhado, o que torna mais fácil a aceitação desse look, porém ele tem um tom profundo, ficando intenso demais para seu tom de pele. Ele seria mais indicado para uma pele escura, devido a intensidade e profundidade do pigmento. 

Uma verdade é que a presença moderada de azul vai tornar o blush roxo mais facilmente usável. Afinal, as maçãs do rosto pedem algo mais corado e o excesso de azul pode tornar o look gélido ou frio demais e causar estranheza, como é o caso do blush Free Style No Drama Cla$$ da Fenty Beauty que, me atrevo a dizer, pode ser mais desafiador para a maioria.

Vamos simplificar:

. Peles mais claras: tons mais pastel, como o lavanda (lilás levemente rosados)

. Peles em tons médios: Roxos ligeiramente mais frios ou malvas 

. Peles escuras: tons como Borgonha 

. Peles retintas: tons de uva ou ameixa profundo

O que posso dizer também é que peles mais avermelhadas podem se dar melhor com blushes roxos mais frios e peles mais douradas com blushes roxos mais quentes. 

Características como a cor dos olhos também podem ser levadas em consideração:

. Olhos verdes serão mais destacados com roxos avermelhados;

. Olhos mel (amarelados) serão mais destacados com roxos frios 

. Olhos azuis se harmonizam com tons de roxo pastel/lavanda. 

Contudo, termino dizendo o que sempre digo: maquiagem é ferramenta de expressão, então se joga, que regra demais é bobagem!

Sugestão de produtos:

Blush Cheeks Out Freestyle Drama Cla$$
Fenty Beauty
Aqui
Soft Blush cor Purple Baby
Detoni Beauty
Aqui
Blush Up
cor Beterraba
Dailus
Aqui
Matte Blush Color For Cheeks + Eyes + Lips
Nudestix
Aqui
Blush Ameixa em Bastão Intense
by Manu Gavassi O Boticário
Aqui
Batom 2X1 BT Plush cor Plum
Bruna Tavares
Aqui
Blush em Mousse cor 05 Ayao
Shiseido
Aqui
Blush Compacto cor Lilatim
Quem Disse, Berenice?
Aqui
Match Stix Shimmer Skinstick cor Unicorn
Fenty Beauty
Aqui
Paleta de Iluminador Disney
Vult
Aqui
Lip Tint Gel cor Batida de Amora
Dailus
Aqui
Tint Balm cor Batida de Amora
Dailus
Aqui

{Fotos: Rune Hellestad – Corbis / Colaborador / Getty Images, divulgação Fenty Beauty e Detoni Beauty e reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Só mesmo o TikTok pra tornar o blush roxo um objeto de desejo”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: