Por que temos frizz no cabelo e como domá-los

07/10/21

O que é, o que é: fenômeno capilar que acontece do nada, costuma ser inconveniente e pode acometer qualquer tipo de cabelo? Acertou quem pensou no frizz, aqueles fios arrepiados que na maioria das vezes não são bem vindos e são chatinhos de acalmar. Uma mudança de clima, uma viagem ou uma escova estão entre os vários fatores que podem causar o frizz, que nada mais é que fios indisciplinados que se destacam do restante das madeixas. Se você faz parte do time das pessoas que já se irritou com o frizz alguma vez na vida (será que alguém não está nesse time?), vem entender porque ele acontece e aprender como domar os arrepiados.   

“O frizz pode acontecer em qualquer tipo de cabelo, do mais liso ao mais crespo, e está ligado a alguns fatores específicos como a umidade do ambiente, a falta de nutrientes no fio e danos causados por agentes externos, como procedimentos químicos ou até a exposição excessiva ao sol”, explica Tamiris Soeiro, farmacêutica e coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da Cadiveu. No caso da umidade, isso acontece porque ela favorece uma maior absorção de água pelos fios – ao atingir a região do córtex, essa água provoca um “inchaço” distribuído irregularmente na haste; a falta de nutrientes, por sua vez, está ligada à perda lipídica, um dos componentes capilares que ajudam no selamento das cutículas; já a química e o sol fazem com que o cabelo perca a coesão, tendo a curvatura e o formato original alterados, fazendo com que ele fique “rebelde”. 

A genética também é fator determinante quando falamos de frizz, já que dita a angulação do cabelo. Exemplo disso são pessoas com quadros de calvície genética (alopecia androgenética) que possuem fios pequenos (miniaturizados) com pouca força e peso, o que faz com que eles fiquem arrepiados. “Outro fator pode ser o atrito de pentes e escovas no cabelo, que causa uma transferências de elétrons, deixando os fios ‘carregados’ e provocando uma repulsão entre eles, que então adquirem aspecto espetado”, explica a tricologista Ana Carina Junqueira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Uma mudança de clima, uma viagem ou uma escova estão entre os vários fatores que podem causar o frizz.

Quem diria que algo aparentemente simples poderia ser tão complexo? Em tempos de máxima liberdade capilar, há quem tenha aprendido a conviver em harmonia com seus cabelinhos aparecidos, mas muita gente ainda se incomoda e procura formas de acalmar o arrepiado. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar:

. Evite o uso excessivo de equipamentos térmicos como secadores e chapinhas. Eles geram muito atrito e expõem a cutícula do cabelo. Se for usar, mantenha o secador a 15 centímetros dos fios e passe a escova poucas vezes. Não esqueça de utilizar produtos leave-in e termoprotetores. 

. Deixe de lado os shampoos com sulfatos – eles possuem substâncias aniônicas, ou seja, ricas em carga elétrica negativa, que aumenta a chance de frizz. 

. Produtos a base de dimeticona diminuem o efeito da umidade. Esse ingrediente forma uma camada de  silicone ao redor dos fios, hidratando e protegendo. Pode ser encontrado em shampoos e condicionadores. Pode ser encontrado em shampoos e condicionadores. Algumas receitas caseiras incluem vinagre de maçã, chá de hortelã e óleo de coco para potencializar o efeito anti-frizz.

. Os óleos, principalmente os de argan, abacate e jojoba, têm a propriedade de selar as cutículas, evitando o aspecto arrepiado. No entanto, podem pesar na raiz, passe com cuidado dando leves batidinhas e vá sentindo quanto produto seu cabelo aguenta.

. Os pentes de madeira com dentes largos são a melhor escolha para evitar a formação do frizz.

. Fronhas de cetim ou seda causam menos atrito nos fios durante a noite, e por isso são adoradas por quem tem bastante frizz – vale experimentar! As cacheadas e crespas adoram.

Também vale incluir na rotina capilar produtos desenvolvidos especificamente para domar os arrepiados. Abaixo, algumas opções disponíveis no mercado:

Kit Bye Bye
Frizz
Cadiveu Essentials

Kit com Shampoo, Condicionador, Máscara, Leave In Frizz Killer e Leave In Selagem Gradativa

Aqui
Leave- in Invigo
Nutri-enrich
Wella Professionals
Aqui
Spray Bye Bye
Volume e Frizz
Forever Liss
Aqui
Soro Frizz
Ease ExForte
John Frieda
Aqui
Bálsamo finalizador O Exterminador De Frizz
Lola Cosmetics
Aqui
Combo Match Cabelo sem frizz
O Boticário

Shampoo, Condicionador, Máscara e Sérum.

Aqui

{Fotos: Vie Studio/ Pexels e Josh Parsons/ Unsplash}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Categorias:
Cabelo ,
Tags: