Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Checklist: o básico

30/11/09

Não sei quantas vezes já me perguntaram aqui o que precisa ter num kit básico de make. E eu, com esse blog há dois anos, só falei uma vez sobre básicos e era coisa pra trazer de viagem, então meio que não vale (mas tá aqui pra quem quiser ver)

vic-necesssaire

Eu sinceramente acho que cada pessoa tem seu básico, mas vou fazer uma lista bem geral e vocês podem “customizar” à vontade, de acordo com as necessidades! Ou seja, não é obrigatório ter tudo isso pra ser feliz. Detalhe: sem citar nenhuma marca (então não perguntem depois nos comentários hahaha) porque essas coisas são tão básicas que são muito fáceis de encontrar em qualquer marca.

PELE

. Primer
. Base que esteja de acordo com sua pele – no tom e na necessidade (mais seca, mais fluida, mais pesadinha)
. Corretivo idem
. Pó para finalizar
. Pó compacto para levar na bolsa para retoques
. Blush rosado
. Blush “queimador” também conhecido como bronzer
. Iluminador

OLHO

. Lápis preto
. Lápis marrom
. Lápis bege
. Rímel
. Rímel prova d’água
. Curvex
. Delineador
. Sombra marrom
. Sombra preta
. Sombra clarinha iluminadora (variações de dourado, bege, pérola, rosa claro, prata, você escolhe)
. Sombra colorida pra dar uma variada (pode ser vibrante ou tipo azul marinho)
. Sombra/lápis/rímel específico pra sobrancelha (eu prefiro sombra)

BOCA

. Batom cor de boca (no meu caso escolhi as variações de nude)
. Batom rosinha
. Batom vermelho
. Gloss bonitinho
. Lápis pra contorno quando for usar a cor mais vibrante (caso contrário pode ficar fake)

PINCEL

. Base
. Blush
. Queimador
. Pó de finalizar
. Corretivo (eu particularmente não gosto)
. Chanfrado pra delinear
. Tamanho médio pra esfumar
. Tamanho maiorzinho pra passar sombras claras e iluminadas
. Sobrancelha, para pentear
. Boca, pra passar batons mais complexos

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

74 replies on “Checklist: o básico”

Adorei o post, Vic!!
Ainda falta um pouco p/ completar meu kit básico, mas chego lá!
Sei que vc já cansou de alertar sobre isso, mas vale lembrar à mulherada:
Nunca se esqueçam do protetor solar!! Senão logo mais o make não adiantará mais nada!
Beijos!

Adorei e cheguei à conclusão de que o meu kit é o básico do básico hahaha
Morro por um lapis bege mas nunca lembro de procurar pra comprar… tenho um branco da contém que, cruzes, é muito estranho!

Vic, só um comentariozinho, não é por mal… Você é uma fofa, mas ultimamente tenho te achado um pouco intolerante com as leitoras (mais especificamente com as perguntas das leitoras). Pode ser só impressão também =)

Janaina querida, eu n diria q sou intolerante com leitoras nem com as perguntas, pense pelo meu lado, são tantas perguntas repetidas ou de coisas q ja falei no blog… Imagina o trabalho q me da ficar respondendo tudo! Por isso sempre digo q eh melhor olhar antes e tal. Senao em vez de fazer novos posts eu ia viver respondendo pergunta! Mas claro q a maioria eh super importante e enriquece mto o blog!

E sobre o lapis bege tem na contem, no Duda Molinos e na maybelline!

diadebeaute.com

Me coloquei no seu lugar e fiquei muito feliz com a resposta! Eu não sei como é lidar com a responsabilidade de ter um blog tão famoso e ainda com as responsabilidades da vida offline. Mas eu não falei por mal e percebi que me interpretaram mal, como se meu comentário fosse puramente maldade e não é!

Enfim, obrigada por esclarecer tão gentilmente e desculpa se eu comecei alguma discussão aqui. Eu respeito opiniões porque também gosto que respeitem as minhas. Obrigada, Vic

PS.: Vou procurar o lápis sem preguiça dessa vez =)

Tava dando umas dicas pra minha amiga agora sobre Make, vou passar esse link pra ela!!!

Ah, acho que a Tamara tem razão, e não só o Protetor, mas toda uma pele limpa, né?! Tenho chilique de gente que nem limpa a pele, taca uma sombrona sem tonico/hidratante/base antes e me dá nos neeeeeeeeervos isso, maior crime ever.

Nossa, achei a lista bem grande pra ser “básica”, mas tá valendo! Fui conferindo o que tinha ou não da lista e tenho a maioria até, mas algumas acho meio que dispensáveis como o bronzer, que em mim que sou suuuper branquelona não fica tão legal assim. Uso mais agora no verão mesmo, quando tomo um solzinho.
=) Achei útil pra quem não tem muita noção do que comprar de make :D

Ótima esta lista! Adorei…e vi que preciso providenciar alguns pinceis,rs!
Acho que o comentário acima, da Janaína, procede,mas não acho que seja intolerrância…e sim falta de tempo,necessidade de agilizar as coisas…acho que é isso…
Bjs.

sou maluca por maquiagem, adorei esse kit como óbvio, mas sinceramente…de básico ele n tem nd aaaahahah. na minha opinião tem mto extras ali. acho q o básico vai a metade da proposta indicada. mas, tb vai do gosto de cada um, um kit básico pra mim n é beeem básico smp tem coisinhas a mais ahahah.

vic. gosto mto do teu blog. força com ele!

Oi Vic! Muito bom! Perfeito! Se vc tiver um tempinho, seria legal dizer quais as melhores marcas. Melhor ainda, se tivesse a melhor da mais cara e a melhor da mais barata… Ai, desculpe! A gente aqui só te dá trabalho, né??
Parabéns pelo blog! É o máximo! bjs

É verdade, Vic! Vou procurar!! Antes da gente pedir, temos que olhar os posts antigos! desculpa! E mais uma vez, parabéns pelo blog!! um beijo!

Resumo da ópera: necessito de pincéis urgente! Tinha um com duas pontas da Sephora que desapareceu.. dava pra fazer todos os efeitos de sombra com ele (tá, quase todos). Agora só me sobraram os 2 de base-pó-blush-bronzer-etc da Bare Minerals, que uso em tanto em produtos minerais, como não, e o pincel de corretivo – que pra mim também é super dispensável. Dar aquelas batidinhas com o dedo no corretivo fica muito mais leve!

Ah, também tenho que descobrir o meu batom vermelho. Sei que ele existe, mas ainda não nos encontramos rsrs

Conforme vc disse, tem que customizar de acordo com a necessidade. Pra mim muita coisa ali nem adianta pq uso pouca maquiagem, tem vez que nem base passo. Mas valeu pra saber sobre os pinceis. Já tava mesmo fuçando no ebay em busca de alguns…

Bjs, Vic!

Adorei Vic!
Percebi que preciso de uns pincéis.
Garotaaa adoro vir aqui conferir os posts, sempre úteis e bacanérrimos!
Bjocasss

Ai, gente, esse negócio de ser intolerante com as perguntas das leitoras, vou em defesa da Vic e de um pouco de desconfiomêtro mesmo. Volta e meia tem algumas perguntas aqui que já foram respondidas em outros posts, e tal, ou até NO MESMO post e tem gente que simplesmente tem preguiça e não lê! Paciência tem limite… acho a Vic super educada nesse ponto, até.

Sobre o lance de indicar marcas baratinhas boas e marcas caras boas, e opções de produto e tudo, eu não acho que uma blogueira tenha obrigação nenhuma de fazer isso, até porque pelo que já deu pra ver no Dia de Beaute, a Vic não é muito fã de marcas baratinhas – logo, pra dar sugestões desse tipo ela teria que comprar um monte de produtos que acabariam largados nas gavetas por que já tem um monte de produtos caros e amados que com certeza vão continuar na rotina dela!!! Consumismo consciente é tudo! Tem um monte de blogs por aí que indicam várias opções de produtos desses por aí, acho que dá pra procurar também (perguntando pro Deus Google!).

Mas enfim, acho que pra ajudar, todo mundo podia acrescentar nos comentários dos seus básicos amados e ajudar o resto das meninas!!! Dai não fica tudo dependendo da Vic e tenho certeza que podemos compartilhar ótimas sugestões!!!

Na pele até gasto um pouco mais (Effacernes + DiorSkinForever + Mac Studio Fix), mas por exemplo, amo os “rimeis” da Maybelline, tô usando o Great Lash no dia a dia e o Colossal Waterproof quando preciso de um Waterproof! São bons e “baratinhos”, o Great Lash além do preto super preto tenho tbm o transparente na necessaire, que uso quando a sombrancelha tá mais rebelde! Na mesma necessaire, apesar de adorar os blushes da MAC no verão troco pelo Sienne da Bourjois, que é menos rosa e dura bem. Os DreamMousse também são hiperfofos. Lápis preto bom, nacional? O Kahal da Natura!!! Funciona super bem pra delinear tbm, mas tem que ter pulso firme. Minha sombra preta é baratinha, da Yes, e o olho básico que eu faço é usar o Kahal como base borrando com o dedo, a sombra preta por cima e muito rímel. (Vic, sou sua fã, assumo!!!).

Acho que me empolguei no comentário… E fiquei feliz em ver que já completei quase todos os itens da lista, só tá faltando um bom iluminador (por enquanto quebro o galho com uma sombra champagne!!!). Tô pensando em investir em um Cream Color Base… =D

meu kit básico é:
*base
*corretivo
*pó matte compacto
*lápis preto
*lápis bege
*delineador
*curvex
*um gloss transparente
*um batom matte vermelho
*blush rosa
*um batom matte rosa puxado pro azul
*hidratante labial

Opa, meu kit tá quase completo: só não tem iluminador (minha pele é megaoleosa e eu fujo de brilho que nem o cão foge da cruz), rímel normal (uso o mais-que-perfeito Big Eyes da Eyeko, que só sai lavando), delineador (preciso comprar!) e pincel de corretivo (tá a caminho, comprei na Coastal Scents). Então eu tô bem de maquiagem!

Só não tenho o primer e o tal batom vermelho…. Ai o sofrimento de achar um batom vermelho que eu tenha coragem de usar…..
Primer já encomendei o Magix da Avon, que deve chegar essa semana ;-)

Adorei a proposta acima,de botar os básicos!Como pediram básicos baratos e eu não tenho NADA de maquiagem que seja caro (Dãr,adolescentes dependem da boa vontade e compreensão dos pais.E meus pais não veem muita necessidade em maquiagens caras)
Então,minha lista:

Preparatório:
– Adstringente Clearskin,Avon
– Hidratante facial Clearskin,Avon (Ele é um cor da pele que se adapta a todas as peles,então no dia que minha pele não tem nada pra corrigir,ele dispensa a base,o corretivo e o pó)
– Protetor Solar Episol em Gel (Farmáciaaaaaaaaa) FPS30
– Primer Magix,Avon (Quem tiver 50 reais,ao invés de comprar o da Avon,compre o Matificante da Contém 1G,é melhor e 12 reais mais caro)

Make rosto:
– Base Natura Aquarela
– Está pra chegar um corretivo Avon…
– Pó compacto Avon Colortrend
– Blush Rosa Dailus (Na lojinha de cosméticos mais próxima de você,7 dinheirinhos!)
– Blush bronzeador Dailus
– Sombra “Powder Eyeshadow” ,Contém 1G (Usada como iluminador.É aquela sombra em pó solto pequenininha da Contém sabe?Mas dura bastante,por incrível que pareça)

Make olhos:
– Delineador Líquido Avon Colortrend
– Lápis Sombra Marrom,Avon
– Duo Sombra Cor 13,Natura
(Não posso falar muito de sombras porque eu compro paletas pra fazer degradé,mas imagino que um marrom,um iluminador bege e mais um duo já dão pro gasto)
– Rímel UpLifting,Avon
– Expert Eyes (Lápis Preto),Maybelline (Ele é MUITO pigmentado então eu não uso,mas é um básico)
– Lápis retrátil Marrom,Avon

Boca:
– Extra Volume Gloss,Maybelline
– Brilho Labial com Vitamina E cor Rosê,Contém 1G
– (Como toda boa adolescente,eu uso gloss e não batom.Mas tanto o rosa quando o vermelho Natura Zip são ótimos)

Tá ai meus básicos!A necessidade de pincéis vai de cada uma.Quem usa muita sombra vai precisar de um esfumador (Boticário,14 reais e é muuuuuuito bom!), pros blushes é obrigatório um,mas que pode ser o mesmo do pó e o mesmo do bronzer…Enfim.Não parei pra fazer as contas,mas esse conjunto ai vai chegar perto de uns 200 reais,se não passar…A ideia é comprar primeiro o necessário!

E Vic,parabéns pelo post,na minha opinião tem BASTANTE execessos ai,mas enfim…Por causa da idade tem muita coisa que eu ainda não vejo necessidade né?
Beijunda!

Pois é…..e eu já acho que a Vic tem uma paciência de Jó!!!!!!
Só lembrando que o blog tem um mecanismo de busca super eficiente, e antes de
perguntar alguma coisa, que tal dar uma procuradinha? A Nayara lembrou bem; tem gente que pergunta coisa que tem no POST em questão, pois não tiveram paciência de ler tudo. Acho isso de uma deselegância enorme.
Ah! e só lembrando, o Dia de Beuté não é o trabalho da Vic, apesar de com certeza dar muito trabalho para ela.
Agora eu morri de rir mesmo foi com a listinha BÁSICA!!! Ainda mais ao perceber que concordava com TUDO! hahahah.
Beijos.

Alguém podia me falar onde comprar pincel chanfrado? Eu já procurei loukamente e não acho, e necessito. ahahha beijos

Deve ser chato ficar respondendo muitas perguntas iguais mesmo… Ainda mais para a Vic que já escreveu sobre determinado assunto antes…

Contudo, há um outro lado: é sinal de que há visitas novas no blog e isso é muito positivo. Com certeza, este blog é visitado por pessoas de diversas idades e nem todas sabem mexer adequadamente nas ferramentas de busca. Quando se responde aos questionamentos de forma “intolerante”, corre-se o risco de perder alguns novos visitantes, os quais não têm, muitas vezes, a menor ideia de que o assunto já foi abordado aqui.

Talvez seja o caso de colocar um link embaixo da pesquisa, mostrando como pesquisar…

Bom, é uma sugestão de quem adora este blog (pq antes eu era uma analfabeta em maquiagem). Visito diariamente!

Beijos

Ebaaa!! Tenho quase tudo, só falta o lápis bege, por puro esquecimento…hehehe…mas juro que vou comprar um ainda esse ano, pois faz falta!!!
Vic, te entendo “200%” com a “intolerância”, tem vezes que eu mesma tenho vontade de responder pra criatura “Leia o post acima, por favor!!”, e te acho educadíssima nas respostas!!!!
Passo por isso profissionalmente tb…sou médica, e os pacientes muitas vezes simplesmente não leem (perdeu o acento, né?) a receita ou a requisição dos exames e ficam me ligando pra perguntar o que está escrito (e olha que minha letra é ultra-legível)!!!
Parabéns pelo blog, me divirto muito com ele, e o jeito que vc escreve é muito fofo!!!
bjo

Adoreiii…tenho tudoo, só não tenho muitas sombras coloridas porque morro de medo de usar e errar né. E meu olho é grande, então eu fico com medo de usar o lápis bege e parecer maior ainda, tem alguma coisa a ver ou é só impressão minha?? beijoss

Não sou expert de maquiagem,mas que eu saiba lápis bege aumenta o olho sim :/ Usa lápis preto,é o melhor pra ti!

Oi querida Vic, adoro seu blog, sou seguidora assidua. Como sei que vc e suas leitoras adoram moda e marcas. Estou lhe convidando para ver 7 óculos que tenho a venda originais-JUICY COLTURE, DONNA KAREN, KATE SPADE, ARMANI, CAVALLI,SMITH, por 400,00 cada em 3x. Mais informações escreva para meu email ou entre no meu site http://chicamimus.blogspot.com. Bjão linda, obrigada e desculpe invadir seu espaço.
As fotos dos óculos se encontram em meu blog.

Bjão, Viviane Paiva Fortaleza ce

Dara, se voce mora em São Paulo capital, acha fácil na Liberdade o pincel chanfrado. Tenho 2 da
Klaus Vought e gosto bastante.
Beijo.

Genteeeeeeeemmmmmm eu achava q tinha o básico, depois dessa listinha percebi que nao tenho nadica de nada!!!! rsrss
Tá certo q nunca uso maquiagem, e que uma das minhas metas pra 2010 é APRENDER e começar a usar! Copiei a lista na minha agenda, assim ela vai comigo pra todddoooooos os lugares, e qdo tiver uma chance… PIMBA! Vai do papel pra bolsa. O problema é sair da bolsa pro rosto….. nao tenho o hábito de me maquiar, vou pra todos os lugares de cara limpa…. mas tá na hora da mudança! rsrs 2010 me aguarde, ou fico linda ou fico com cara de palhaço, pois nao vou saber usar tanta coisa nao, Vic! Vc bem q poderia me assessorar nas compras, né?! Ó eu viajando…. Juro q nao vou saber nem pedir o ítem numero 1 da lista q é o prime! Quer dizer, nao vou saber usar tanta coisa….. preciso ler o blog inteiro, de cabo a rabo…… JURO que nao vou fazer perguntas bestas, tá?!
To tensa!
Vou confessar q o meu básico de hj é curvex, rímel, blush e batom! Muito ruim? rsrsr
Fiquei com vergonha de mim agora….. vou dar um “up” nas minhas coisinhas djá!
bjs

Nossa, meu kit basico nao chega nem perto de ser basico!! hauahuhua
falta tanto coisaaa!!…
Otima lista Vic, vou completar meu kit com a ajuda dela!!
só achei que faltou um “Balm”, assim, na minha necessidade, eh claro!
minha boca nao vive sem um!

adoro seu blog!!
bjusss*

Ah, balm não é maquiagem, é necessidade básica, como hidratante p/ rosto, corpo, mãos…

Muito boa a lista!
Minha defasagem ainda está na parte dos pincéis… acho que vou aproveitar os kits de final de ano da MAC! =)

Beijo, Vic!

Aiiieee meu kit tá bem pobrinho! hahahaha Achei bem bacana esse teu post! Bem q tu podia fazer um sorteio né Vic..ainda mais com o natal chegando! hahahaha
Beijocas!

adorei a lista… acho que tenho praticamente tudo! porém, o primer é algo que nunca comprei… vou procurar algum aqui no blog. beijos

Vic, eu amo o blog! Mas quero me manifestar sobre o negócio de perguntas repetidas…
O seu blog é mil vezes maior que o meu, mas eu ando recebendo emails e tals de coisas que não precisariam ser perguntadas se a pessoa em questão lesse o título do post. ok, né.

Hj eu quase respondi: “Favor digitar http://www.google.com“.

Mas por outro lado entendo as leitoras! Acho que tem que ter uma moderação dos dois lados, até pq como disse uma meninas aí de cima, é sinal de que vc está tendo novas visitas.

E isso pode ser visto por algumas pessoas como intolerância, como disse a Janaína. Mas ela tem razão em partes sim, tem blogueira por aí que se acha o ó do borogodó e esquece que o que faz o blog dela é o fato de ter leitoras!

Entao é isso… só queria me manifestar pq hj tive uma leva de perguntas com respostas no post!

Sobre o kit básico, para mim faltou blotting paper! Essencial no verão!

Beijos!!

Oba! Tenho tudo menos o batom vermelho… eterna batalha pra achar um que fique legal em mim!
Vic, acompanho o blog desde o super comecinho, 1o post, primeiras experiências… E desde então não largo mais! Só queria dizer que por causa do blog eu me achei muito melhor no mundo da make e desde então direciono bem melhor essa coisa desejo x necessidade x produtos que realmente fazem a diferença.
Acho que as meninas novas realmente poderiam se dar ao trabalho de procurar um pouquinho melhor pelo blog antes de perguntar… porque a Vic já falou de praticamente tudo e realmente vale a pena ler até os comentários de outras meninas que sempre tem umas dicas bem legais (vcs lembram do óleo de rícino? hahaha). Acho que o mais legal do blog sempre foi esse feedback e participação de todas, deixa tudo mais especial (que lindo haha)
É isso,
um beijo pra todas!

Vic, querida.. sigo seu blog todos os dias. Acho uma luuuuzzz de Deuuus pras viciadas em maquiagem. Suas dicas são ótimas! Quanto ao básico da maquiagem, já fiz minhas anotaçõezinhas de sugestões do que deve entrar na maletinha. Por enquanto tá tudo em ordem, são pouquinhas coisas que faltam, tipo o lápis bege e um batom vermelho bapho! hahahaha
Primeira vez comentando, mas eu passo sempre viu?!
Beijooo

Meninas, eu juro que procurei no blog pra não fazer perguntas repetidas, mas não consegui achar.
1. Pra que serve o iluminador ou como usar??
2. Maquiagem de dia: o protetor vem antes do primer?
Se alguém puder me ajudar, agradeço :-)
Bejios e obrigada.

Joana, coloca iluminador na busca ali em cima q te garanto que vc vai achar um post bem completo chamado “dominando o iluminador”!!

E protetor é sempre a primeira coisa, depois vem o resto!

diadebeaute.com

Obrigada, Vic.
Eu havia colocado “iluminador” e apareceram vários posts mas nenhum falava sobre isso. Agora eu me toquei que tem a opção, embaixo, “entradas mais antigas”.
Sorry, vivendo e aprendendo.

Nao bem, nao perdi a noção, isso eh uma lista completa de tudo q a pessoa pode precisar ter e como falei no texto, caso vc n tenha prestado atenção, deve ser CUSTOMIZADO de acordo com sua necessidade

diadebeaute.com

Oi Vic!
Adoro seu blog, apesar de ele ser um grande incentivador pra torrar meu rico dinheirinho em maquiagens! hahaha…
Sério, acho incrível quando você faz posts de inspiração e truques, mas você bem que podia colocar umas dicas de olhos/rímeis/lápis para japas, né?! É que sempre rola uma dificuldade e, se bobear, o olho fica mini-mini.
Beijos

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sou uma mendiga então, o meu básico é lápis preto, rímel, gloss, blush, um duo de sombras,corretivo e pó.
Meu Deus! O.o
rsrsrs

Bjos (;

Vic..me apaixonei por vc/seu blog em 2 segundos a 4 semanas.

Nao consigo parar de ler. hahahaha
E eu juro..juro mesmo q eu tentei achar uma resposta para minha pergunta antes de contar com a hipótese de q vc já tenha respondido mil vezes para as leitoras.
Mas é q toda vez q eu digito “sombra sobrancelha” aparecem tantas coisas q eu me perco lendo tudo e já nao me lembro mais oq eu realmente estava procurando. hahahahaha

Gostaria de saber indicaçao de sombra para sobrancelha, pq sou loira [loira média. nem dinamarquesa, nem castanha q eh quase loira] e a minha some um pouco com pó e base. [e eu tenho pavor de lápis na sobrancelha e acabar parecendo um ser bem Elke Maravilha]

Amo seu blog. e vc é mto fofa.
Beeeeijo

eu amo a vic desde o primeiro dia que começei a ler o diadebeaute, ela ja deixou de responder pergunta minha mais nem por isso fiquei mordida assim…heheh….tbm esses barracos sao legais, eles nos divertem, bjos

Sou nova aqui e é a primeira vez q comento.Primeiro, parabens pelo blog, tem dicas maravilhosas.
Tenho dúvidas qto a ordem dos produtos.Bom, primeiro passo a base e depois o corretivo e em seguida o pó(to sem pto interrogacao)
O studio fix da Mac substitui a base ou tenho q usar os dois…Na verdade, nao gosto nada de base.
brigadissima
bjosss
Larissa Garrote

Larissa, bem vinda! Vou pedir pra vc por favor ler de novo o texto pq eu falo explicitamente q ele eh uma base!!!! Sobre a ordem, n tem mto mas eu vou fazer um post ainda essa semana falando disso!

diadebeaute.com

Vic, vc podia postar fotinhos dos pinceis como ilustracao para saber qual vc eh mencionando.

bjos

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: