Trança afro: beleza e ancestralidade

Além de toda beleza e ancestralidade, as tranças afro também trazem mais praticidade para curtir os dias quentes!

@taisdeverdade

Entre os tipos mais usados no Brasil estão as tranças enraizadas (nagô), que podem ser completamente rentes à raiz ou presas na parte da frente e soltas no comprimento, e as soltas (box braids).

Pascal Le Segretain / Getty Images

As tranças finas, curtas e leves são as mais indicadas para o verão. Ao entrar no mar ou piscina elas pesam menos e facilitam os cuidados.

@mequetrefismos / Foto @vitormanon 

Agora, se a ideia é apostar nas micro braids, aquelas bem fininhas, prepare-se para horas a mais de produção - cerca de 8 horas.

@ludmilla

Tem também a trança Fulani, que parece a versão presa na frente e solta atrás da nagô, só que com uma trança enraizada bem ao centro da cabeça.

@pathydejesus

Esses estilos enraizados duram entre 15 dias e um mês e são mais usados para festas, viagens e ocasiões especiais.

Já as soltas (box braids) podem durar até 3 meses e são feitas com diversas técnicas. A mais comum usa tranças de três mechas que mesclam os fios naturais e apliques geralmente feitos com jumbo e kanekalon.

@magavilhas

A twist envolve o cabelo com camadas de extensão enroladas em duas mechas.

@neggata

Manter as tranças lindas e os fios naturais saudáveis exige alguns cuidados. Os cabelos afros possuem menos fibra elástica e, portanto, são mais suscetíveis à quebra.

Pietro D'Aprano / Getty Images

Para evitar que isso aconteça, é importante fazer a manutenção das tranças, principalmente na frente, a cada dois meses e, no cabelo todo, a cada três meses.

Peter White / Getty Images

Outro ponto que merece atenção é a tração exagerada e o peso do material utilizado para a extensão. Procure profissionais experientes que protejam o seu cabelo e couro cabeludo.

@michelepassa

Na hora de lavar, a dica das profissionais é fazer uma misturinha de xampu e água no borrifador e aplicar na raiz, pelo menos duas vezes na semana, massageando suavemente com os dedos, sem esfregar.

@gabidepretas / Foto @vj.fotografia

Ao retirar as tranças, se jogue na hidratação e nutrição. Ativos naturais como óleo de coco e argan são ótimos para nutrir e reparar os fios, protegendo as cutículas.

@solangeknowles

Trança afro: beleza e ancestralidade