Dicas para desinchar os olhos

Quem nunca deu aquela choradinha antes de dormir e acordou toda inchada?

Seja por estresse, cansaço, ansiedade ou por algum acontecimento de doer o coração, tem vezes que não dá para controlar e acabamos derramando litros de choro antes de pegar no sono.

Como consequência, os olhos acordam bastante inchados, parecendo uma forte crise alérgica – que não costuma aliviar com a velocidade que a gente gostaria.

A gente pode até não saber como diminuir seu sofrimento, mas temos um outro consolo importante: existem formas de acelerar esse processo de desinchaço.

Para começar, ainda durante o chororô, evite esfregar a região de forma exagerada, o que força ainda mais os músculos locais, piorando a situação.

É melhor enxugar as lágrimas com um lenço de papel ou um tecido delicado, como indica a dermatologista Patrícia Mafra.

Caso o pior aconteça e os olhos amanheçam estufados, uma solução para amenizar é a boa e velha água fria, que contrai os vasinhos, diminuindo o edema.

“Coloque um pano úmido sobre os olhos, como uma compressa gelada, e deixe por aproximadamente 10 minutos”, recomenda Patrícia.

Uma drenagem linfática também faz milagres nesse momento, pois ajuda a eliminar o excesso de líquido.

Basta dar leves batidinhas nas pálpebras – de fora para dentro na parte de baixo e de dentro para fora na parte de cima, criando um movimento circular.

Para unir ação térmica à automassagem, a dermatologista Roberta Padovan ensina dois truques:

O primeiro é embrulhar uma pedrinha de gelo em uma folha de guardanapo e passar suavemente em volta dos olhos com movimentos circulares.

O segundo é usar um roller de quartzo rosa ou de jade que, além de serem geladinhos, é feito com uma pedra que atua na restauração da pele.

Para potencializar ainda mais esses cuidados, vale usar cremes ricos em antioxidantes como vitamina C, chá verde, aloe vera, cafeína e camomila, durante a automassagem.

Aqui, alguns produtos para tornar esse momento mais prazeroso: