Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Esponja de maquiagem

Ao lado dos pincéis, as esponjas estão entre as ferramentas preferidas na hora de aplicar maquiagem. Práticas, versáteis e anatômicas, são geralmente encontradas nas lojas físicas e online por um preço bastante acessível, além de caber em qualquer necessaire. Há muitos formatos e modelos de esponja, que podem deixar o visual com aspecto ainda mais polido, uniforme e difuso. Conheça os diferentes tipos e formatos de esponjas, suas respectivas funções, dicas para aplicação de produtos e de como higienizar corretamente essa ferramenta que tem ganhado cada vez mais fama e adeptos no mundo da maquiagem.

Quais os formatos de esponja disponíveis?

Existem diversos formatos de esponjas disponíveis no mercado, cada uma projetada para atender a diferentes necessidades durante a aplicação de maquiagem. Vamos conhecê-las:

Esponja em formato de gota

A moda começa quando a marca gringa Beauty Blender lança uma esponjinha de maquiagem em formato de “gota” ou “coxinha”, que viralizou aqui no Brasil lá pelo ano de 2010. Deste então, marcas nacionais de maquiagem passaram a criar suas próprias versões.

A esponja em gota é feita de um material chamado poliuretano, uma espuma sintética flexível e porosa, ideal para aplicação de maquiagem. Por sua capacidade de absorver líquidos, torna-se mais macia quando molhada, proporcionando uma aplicação mais suave e evitando a absorção de outros produtos, como a base e o corretivo que serão aplicados no rosto. A parte arredondada é indicada para a aplicação de produtos em regiões maiores do rosto, como bochechas e testa, e uma ponta mais fina, para detalhes, como o canto dos olhos e topo do nariz. A partir deste formato, são criadas algumas variações, por exemplo, as esponjas em gota com corte chanfrado. Este corte é especialmente útil para contornar o rosto e aplicar produtos em áreas mais angulares, como mandíbulas e abaixo dos olhos.

Esponja triangular tipo “queijinho”

É geralmente encontrada em formato de disco, que por sua vez é composto por diversos pedaços que, quando destacados, são utilizados individualmente como esponjinhas triangulares – por isso o nome.

Também pode ser feita de poliuretano ou mesmo látex, outro material que evita a absorção de produtos da maquiagem e, consequentemente, o desperdício. É muito utilizada por maquiadores, que necessitam de aplicadores eficientes e descartáveis.

Em casa, você não necessariamente precisa descartar a esponjinha triangular após o primeiro uso. Apesar disso, ela tem uma vida útil bem menor que a esponja em formato de gota, por exemplo.

É indicada para a aplicação de produtos em locais menores e mais delicados, como abaixo dos olhos. Pode ser usada para a correção de olheiras, para retirar os resquícios de sombra que costumam cair na pele, ou mesmo delimitar o contorno do rosto, no maxilar ou nas têmporas.

Esponja retangular

Podemos caracterizar a esponja retangular, de poliuretano ou látex, como uma esponja universal. Acessível, é uma ótima opção para quem está dando os primeiros passos no universo da maquiagem.

É indicada principalmente para a aplicação de produtos cremosos. Não tão grande, mas também não tão pequena, pode ser usada nas porções maiores do rosto e também em áreas delicadas, como abaixo dos olhos e pálpebras, aproveitando os cantinhos da ferramenta.

Esponja redonda

Seguindo a onda das esponjas de poliuretano e látex, a esponja redonda, assim como a retangular, é mais indicada para produtos líquidos ou cremosos (já que a aplicação de pós com este tipo de material poderia acumular demasiadamente o produto no rosto). Apesar de não ser a esponja mais indicada para o preenchimento de cantinhos, apresenta uma aplicação tão difusa quanto a esponja retangular.

Esponjas de algodão e veludo

Essas são indicadas principalmente para a aplicação de produtos em pó, sejam eles soltos ou compactos. Algumas esponjas de algodão ou veludo são encontradas nas próprias embalagens de pós, outras adquiridas de forma avulsa nas lojas de cosméticos e, geralmente, nos formatos circulares ou triangulares, as chamadas esponjas puffs. Elas servem para aplicar os pós de maneira mais delicada sobre o rosto, sendo que as esponjas redondas garantem um resultado mais difuso e as esponjas triangulares são ideais para aplicar o produto em cantos, como região das olheiras e ao redor do nariz.

Muitas das esponjas para pó ainda contém um elástico na parte de trás, para o encaixe dos dedos. Alguns maquiadores, inclusive, costumam encaixar este tipo de esponja no dedo mínimo para evitar o contato direto entre a pele da mão e o rosto do cliente.

Esponja de silicone

Também conhecida como “silisponge”, esta ferramenta viralizou nas redes sociais ganhou fama por sua capacidade de evitar o desperdício de produtos de maquiagem – já que o silicone seria incapaz de absorver qualquer quantidade do produto. Apesar desta característica, que tinha tudo para ser revolucionária, a esponja de silicone não garante boa espalhabilidade, nem o mesmo acabamento polido e natural de outras ferramentas citadas anteriormente.

Make Up Perfect
Ricca
Aqui
Flat Blend
Mariana Saad by Océane
Aqui
Contour Sponge
Klasme
Aqui
Kit Esponja Designer
Belliz
Aqui
Cotton Pequena
RK by Kiss
Aqui
Powder Puff Rosa
Océane
Aqui
Esponja Plana Branca
Quem Disse, Berenice?
Aqui
Esponja Flat Candy Colors
Ricca
Aqui
Esponja de Maquiagem em Silicone Para Bases
Belliz
Aqui

Como usar a esponja de maquiagem?

As esponjas em formato de gota são úteis secas, mas funcionam ainda melhor quando úmidas. Por isso, antes de utilizar, molhe a ferramenta com água em abundância. Enquanto isso, você pode ir apertando a esponja para ela absorver cada vez mais o líquido. Neste ponto, desligue a torneira e aperte mais algumas vezes a esponja até que não escorra mais água. Agora, sim, ela estará perfeita para uso.

Na hora de aplicar sua base, espalhe-a com a esponjinha dando leves batidinhas, nunca arrastando o produto. Essa dica também vale para as esponjas de poliuretano e látex, redondas ou retangulares.

Para aplicar corretivo, blush, contorno e iluminador cremosos, você pode utilizar a parte mais pontiaguda da esponja gota, ou mesmo a esponjinha triangular, a tipo “queijinho”. Da mesma forma, aplique dando leves batidinhas. Nas regiões mais delicadas do rosto, como abaixo dos olhos, ponte do nariz e arco da sobrancelha, tenha ainda mais leveza nas mãos.

Por fim, para o pó, as esponjas de poliuretano e látex podem, sim, ser utilizadas. Basta testá-las para esta função e entender se você curte o resultado. De qualquer forma, as esponjinhas de veludo e algodão são as mais indicadas.

A esponja puff redonda pode ser usada para a aplicação do pó por todo o rosto. Já a puff triangular, projetada para encaixar nos cantinhos, é indicada para pontos mais específicos, como regiões em que a pele cria vincos ou tende a ser mais oleosa, como abaixo e ao redor dos olhos e nariz, queixo e centro da testa.

Estas também são as mais indicadas para recriar a técnica baking, que significa “cozinhando”, em inglês. Feita a preparação de pele com produtos líquidos ou cremosos, aplique uma quantidade generosa de pó solto com a esponja puff, principalmente sobre as áreas que necessitam de um reforço maior de durabilidade – novamente, abaixo dos olhos e nos pontos mais oleosos. Lembrando que quanto mais fininho o pó, melhor o resultado. Os pós translúcidos também são os mais indicados para esta função. Espere alguns minutos e, por fim, varra o excesso de pó solto com um pincel bem fofo.

As esponjas em formato de gota são úteis secas, mas funcionam ainda melhor quando úmidas. Antes de utilizar, molhe com água em abundância.

Como lavar a esponja de maquiagem?

Tão importante quanto saber usar a esponja de maquiagem é saber higienizá-la e realizar a limpeza com certa frequência. Eliminar o acúmulo de bactérias nessa ferramenta ainda evita o surgimento de acne e possíveis infecções na pele.

Para isso, comece molhando a esponja de maquiagem com água morna. Isso irá ajudar a soltar os resíduos de maquiagem e facilitará a limpeza. Aplique uma pequena quantidade de sabonete líquido suave, xampu neutro ou detergente específico para limpeza de pincéis e esponjas em suas mãos ou diretamente na esponjinha.

Suavemente, massageie a esponja para retirar os resíduos de maquiagem concentrados. Enxágue sob água corrente, pressionando-a repetidas vezes para garantir que todo o sabonete seja removido. Se a esponja ainda estiver com resíduos de maquiagem, repita o processo de 2 a 4 vezes ou até que a água de enxágue saia completamente limpa.

Feita a lavagem, deixe a esponja secar naturalmente em um local arejado. Evite usar ferramentas de calor, como o secador de cabelo, pois isso pode danificar o material da esponja, ou mesmo guardá-la imediatamente após a higienização – isso pode gerar bolor. 

Manter sua esponja de maquiagem limpa é importante, mas considere substituí-la a cada poucos meses, dependendo da frequência de uso. Quando a esponjinha não entregar mais o efeito de aplicação desejado, apresentar manchas permanentes de maquiagem ou mesmo começar a se desfazer, substitua por outra.

{Foto: Maria Camila Castaño / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: