Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Usar os dedos ou pincel? Dicas para um acabamento perfeito na maquiagem

16/01/24
Usar os dedos ou pincel? Dicas para um acabamento perfeito na maquiagem

Sem dúvidas, os dedos nos ajudam muito na hora da maquiagem. Seja para limpar um borradinho ou assentar melhor algum produto na pele, é quase impossível não usá-los. Mas, afinal de contas, em quais momentos eles são a melhor escolha e quando os pincéis são os mais indicados? Uma coisa é certa: um não é mais eficaz que o outro. Há momentos e texturas que serão melhor aplicadas com o pincel e outras com os dedos.

Para um efeito natural, aposte nos dedos

“O atrito e a temperatura dos dedos no rosto conseguem fundir a maquiagem à pele de uma forma diferente”, afirma o maquiador e criador de conteúdo Cris Wraase.

Cris conta que tem amado começar a preparar a pele com os dedos. “Base, corretivo e iluminadores cremosos ou em stick tendem a derreter na pele lindamente para um acabamento ultra natural. As sombras brilhosas também têm  o pigmento potencializado quando aplicadas assim”, afirma.

Quem acompanha a Vic dos tutoriais do YouTube sabe que ela ama usar os dedos na hora de maquiar. “Uso mais pincéis quando estou em casa. Na rua, só uso os dedos para retocar minha maquiagem. O dedo, por sua vez, tem  o diferencial do calor, do contato, que ajuda a dar aquela pertencida do produto na pele. Muitas vezes aplico base ou protetor solar com cor com os dedos, para dar uma mesclada melhor. E dependendo da pressão e de qual dedo você usa, o efeito é levemente diferente, então é interessante experimentar com essa nossa ‘ferramenta natural’”, explica a CEO da Vic Beauté.

Os múltiplos acabamentos dos pincéis

Apesar dos dedos proporcionarem um efeito mais natural, há coisas que só os pincéis podem fazer por nós, como aplicar produtos em pó, fazer traços como o do delineado gatinho e uma infinidade de acabamentos. 

Para Vic, é exatamente esse o grande diferencial dos pincéis. “Muitas vezes eu começo aplicando com os dedos e dou o acabamento final com os pincéis. Sem dúvidas, eles proporcionam uma gama maior de acabamentos e possibilidades. Dependendo da densidade e do tamanho das cerdas, você consegue efeitos diferentes”, explica. 

Ela dá o exemplo de quando usa o Iluminador Líquido Uau, da Vic Beauté. “Quando passo ele com a mão é como se fosse um primer; quando utilizo com o pincel Aplicar, que é maior, dá um efeito mais sutil – para espalhar a cor Cósmico, por exemplo, que uso como bronzer/contorno, ele fica mais difuso. Já quando quero mais concentrado e intenso, aplico com o pincel Depositar. Então, tem um pouco isso, brincar com as possibilidades do pincel”, diz. 

Os que a Vic usa todos os dias são o trio de pincéis da Vic Beauté. “Eu tenho três de cada, uso muito, para aplicar diferentes tipos de produtos. Tirando eles, eu uso também um pincel chanfrado”. 

Para Cris, os pincéis são indispensáveis para dar acabamento, além de proporcionar mais controle sobre os produtos, diferente das esponjinhas e dos dedos. Os que ele mais usa são da marca Real Techniques. “Uso o RT 300 para corretivo, acho ideal para esfumar mantendo a cobertura. O RT 200 para contorno, iluminadores e blushes cremosos/líquidos. Esse pincel é um faz tudo. Outro não vivo sem é o RT 402 para selar e aplicar iluminadores em pó”, afirma o maquiador.

Cris aproveitou para dar uma dica para quem tem medo de usar pincéis, ou por algum motivo não usa e quer começar. “Eles sempre vão proporcionar um controle melhor sobre os produtos, então tire alguns minutos do final de semana pra se aventurar nessas ferramentas, e lembre-se: cerdas curtas e densas deixam o pigmento e cobertura mais concentrados; cerdas longas e pouco densas esfumam e deixam mais difusos os produtos na pele”, conclui.

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: