Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Baby Hair: como cuidar e estilizar os fios mais curtos

Baby Hair: como cuidar e estilizar os fios mais curtos

O baby Hair, que significa “cabelo de bebê”, quando traduzido para o português, refere-se aos curtos fios de cabelo que costumam crescer na linha capilar, principalmente ao redor do rosto e nuca. São eles que insistem em ficar soltos e volumosos quando prendemos um rabo de cavalo, por exemplo, principalmente se tratando de cabelos crespos e cacheados.

As mulheres negras e latino-americanas que seguiam o estilo streetwear nos anos 1980 e 1990 encontraram uma maneira de aproveitar os baby hairs para estilizar ainda mais seus penteados e emoldurar o rosto.

Para isso, modelavam os fios mais curtos rente à pele, utilizando um produto fixador, como gel ou spray, e uma escova de cabelo – que, inclusive, também poderia ser uma escova de dente -, criando as mais diversas formas com esses cabelinhos. A moda não só permaneceu como ganhou ainda mais força atualmente e é seguida por artistas como Beyoncé, Rihanna, Lizzo, Cardi B, Iza, Anitta, Taís Araújo e tantas outras.

Por que os baby hairs são diferentes dos outros fios de cabelos?

Os baby hairs caracterizam-se pela falta de força e padrão de crescimento, ou seja, estes fios de cabelo ao redor do rosto e nuca não apresentam potência suficiente para atingir o tamanho, em comprimento e espessura, do restante do cabelo, mantendo-se sempre curtinhos e mais finos.

Ao contrário, também apresentam importantes funções, como proteger a pele do rosto contra possíveis irritações e absorver nosso suor. Por isso, assim como os fios mais longos, também necessitam de cuidados especiais. É importante lembrar que todos nós temos baby hairs, mas quanto mais volumoso o cabelo, mais visíveis serão os fiozinhos “de bebê”.

Como cuidar do Baby Hair

Como citamos acima, uma das funções do baby hair é absorver o suor. Composto por cloreto de sódio, o suor em contato com o cabelo desidrata os fios, tornando-os cada vez mais porosos. Por isso, a primeira dica que damos para cuidar dos “cabelos de bebê”, principalmente após praticar algum esporte, é mantê-los limpos.

Vale lembrar também que, apesar de não serem sinônimos, o baby hair e o frizz caminham lado a lado. Isso porque os fios mais curtos e finos, consequentemente mais frágeis, são mais suscetíveis ao atrito, que os arrepia. Aplicar suavemente um leave in ou mesmo creme de pentear sutilmente no baby hair com a ponta dos dedos pode garantir hidratação e, consequentemente, maior definição da textura.

Como evitar a quebra do Baby Hair

Além do suor e da falta de hidratação, as ferramentas de calor e o excesso de produtos químicos, como sprays e pomadas, sobretudo quando não retirados adequadamente, podem levar à quebra dos baby hairs.

Por isso, lembre-se sempre de aplicar um protetor térmico nos fios antes de moldá-los com a chapinha, babyliss ou secador. Após esbanjar seu penteado por aí, chegando em casa, não se esqueça de, pelo menos, limpar a região do rosto onde os fios foram moldados com os produtos fixadores. Assim que possível, higienize seus cabelos com shampoo e condicionador.

Dicas para estilizar o Baby Hair

Agora, sim: como estilizar os baby hairs? A primeira dica que damos é ter em mãos todos os utensílios que você irá precisar para criar o penteado. Indicamos produtos fixadores, como géis, pomadas, pastas e gelatinas que, quando secos, endurecem, além de um bom spray de cabelo. 

Para moldar os fios, você pode utilizar um pente fino, uma escova para polimento, ou mesmo escovinhas já indicadas para a modelação dos baby hairs, que se assemelham às escovas para sobrancelhas, ligeiramente maiores – e facilmente encontradas na internet.

Se preferir, também pode usar uma escova de dente nova, em desuso para fins higiênicos. Apesar de incomum quando falamos sobre penteados, a escova de dente garantirá precisão na hora de pentear os fios menores. 

As mulheres negras encontraram uma maneira de aproveitar os baby hairs para estilizar ainda mais seus penteados e emoldurar o rosto.

Passo a passo do Baby Hair

Com os produtos em mãos, comece escolhendo o penteado que você fará para acompanhar os fios polidos, por exemplo, um rabo de cavalo, um coque ou uma trança. Também pode usar os fios soltos. Lembrando que, quanto mais alinhado o cabelo para trás, mais visível ficará o baby hair.

Supondo que você fará um rabo de cavalo. Comece prendendo o cabelo para trás, na altura que preferir. Agora, com o pente fino, separe ao redor do rosto todos os fios menores que compõem o baby hair.

Com os dedos, aplique sobre os pequenos fios de cabelo uma pequena quantidade do produto fixador de sua preferência, espalhando sutilmente. Agora, com a escova para polimento, de baby hair ou escova de dente, crie o formato que desejar! 

Se quiser criar voltinhas com as pontas do cabelo, você pode contar com a ajuda da pontinha do pente.

Para garantir uma fixação ainda maior dos fios modelados sobre a pele do rosto, rente à raiz do cabelo, coloque um lenço ou mesmo uma durag, tecido fino e maleável usado para esse fim, e espere que os baby hairs sequem. Por fim, finalize com o spray fixador.

Vale lembrar também que a modelagem e fixação dos Baby Hairs também é muito utilizada após colocação da lace, produto similar à peruca, mas que também imita o couro cabeludo. A técnica proporciona resultado ainda mais natural, pois disfarça de maneira sutil e elegante a raiz do cabelo.

{Fotos: Momodu Mansaray, Kevin Mazur e Taylor Hill / Getty Images e reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Baby Hair: como cuidar e estilizar os fios mais curtos”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: