O que você não pode fazer se quiser deixar seus cachos felizes
Quando abraçamos nossos cabelos naturais e começamos a cuidar deles com carinho e atenção, é normal que um monte de dúvidas apareçam. Afinal, o que podemos ou não fazer para deixá-los incríveis?
A boa notícia é que no livro “Curly Girl: The Handbook,” a expert em cachos e cabeleireira Lorraine Massey criou um método que responde todas essas perguntas. Embora tenha sido criado em 2010, o Método Curly Girl voltou à popularidade – graças ao Tiktok (a #curlygirlmethod tem mais de 1 bilhão de visualizações) e às meninas que estão aprendendo agora a cuidar dos seus cabelos cacheados.
O MCG é basicamente sobre o que você deve e o que você não deve fazer de jeito nenhum. Separamos a lista de coisas para as quais você deve “dar tchau”:
Shampoo tradicional com sulfatos: evitar o uso de sulfatos é fundamental. Os sulfatos são agentes de limpeza agressivos, que tendem a ressecar o cabelo, deixando-o poroso e com as cutículas abertas. Além disso, o uso excessivo de sulfatos pode irritar o couro cabeludo.
Aparelhos térmicos: o uso de ferramentas de calor como chapinha, secador (se usar sem difusor) e babyliss pode causar danos significativos aos cachos. O calor excessivo retira a umidade dos fios, deixando-os porosos, ressecados e sujeitos a frizz.
Óleo Mineral, Derivados de Petróleo, Ceras e Silicones: esses ingredientes podem deixar o cabelo pesado e com aspecto gorduroso, atrapalhando a formação natural dos cachos. Eles formam camadas ao redor dos fios, prejudicando a absorção de ingredientes hidratantes e nutritivos.
Produtos com álcool: alguns tipos de álcool podem ressecar o cabelo, causando frizz e fragilizando os fios. Evitar os seguintes: Isopropyl Alcohol, Alcohol Denat e Ethanol Alcohol.
Secar o cabelo com toalha: toalhas de banho comuns causam muito atrito no fios e podem danificar as cutículas, o melhor é optar por toalhas de microfibra ou camisetas de algodão, que secam suavemente.
Pentear o cabelo seco: escovar os cachos a seco podem causar quebra e frizz. O melhor é sempre desembaraçar o cabelo molhado ou úmido.
Dê uma olhada nas transformações incríveis de antes e depois de quem adotou o método:
Agora que você sabe o que evitar, saiba algumas das ações que Lorraine Massey sugere:
1 . Antes de iniciar o método é importante fazer uma lavagem final com shampoo anti resíduos;
2 . Opte por shampoos mais suaves ou utilize técnicas de limpeza como o co-wash (lavagem apenas com condicionador);
3 . Faça o “plopping”: essa técnica envolve envolver os cabelos em uma camiseta de algodão para ajudar a definir os cachos e reduzir o tempo de secagem;
4 . Usar máscaras de hidratação regularmente ;
5 . Pentear das pontas para raiz;
6 . Usar sempre o difusor do secador;
7 . Ao dormir, use touca ou fronha de cetim.
E aí, vai aderir?
{Fotos: reprodução Instagram @curlswithalexa e @hirohair e Tiktok}
Comentários