Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Cronograma capilar para cabelo cacheado

Hidratar, nutrir e reconstruir. Essas são as três principais etapas que constituem o famoso cronograma capilar, um método personalizado de cuidados intensivos para cada tipo de cabelo, que busca atender as diferentes necessidades dos fios, proporcionando uma melhoria significativa a longo prazo.

O cronograma capilar é especialmente importante para cabelos cacheados e crespos, pois esses tipos de fios, que vão da curvatura do 3A ao 4C, tende a ser naturalmente mais seco devido sua estrutura em espiral, que dificulta a distribuição do óleo natural, produzido no couro cabeludo, da raiz às pontas.

Pensemos em uma estrada. Sair de um ponto para chegar em outro utilizando como via uma linha reta é mais fácil e menos demorado que uma estrada com muitas curvas. O caminho torna-se maior e mais complicado. O mesmo ocorre com o fio de cabelo cacheado e crespo. 

Por isso, para evitar excesso de frizz, quebra e falta de definição da textura natural dos fios, o cronograma capilar é um aliado nos cuidados com o cabelo cacheado ou crespo. 

Qual a importância do cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos?

Para criar um cronograma capilar, intercalamos as três etapas do processo, ou seja, hidratação, nutrição e reconstrução em um período de 4 a 6 semanas. A maneira como montamos o cronograma capilar depende da estrutura atual dos nossos fios.

Por exemplo, se você sente que seus fios estão sem movimento e com toque áspero, então, durante o cronograma capilar, faremos mais sessões de hidratação. Se sentir que os fios estão sem brilho e arrepiados, focaremos na nutrição. E, caso seu cabelo tenha sofrido alguma agressão, como processos químicos, investiremos na reconstrução.

Cada caso deve passar por uma avaliação. De maneira geral, o cabelo cacheado ou crespo precisa de nutrição. E quanto mais fechado o cacho, maior a necessidade. Abaixo, vamos entender um pouco mais sobre a função de cada uma das etapas do cronograma capilar.

Hidratando, nutrindo e reconstruindo

Hidratação

A hidratação é sempre o primeiro passo de qualquer cronograma capilar. É essencial para repor a água perdida nos fios, evitando o ressecamento e mantendo a flexibilidade e a maciez dos cachos. Cabelos mais hidratados apresentam menor probabilidade de quebrar e, consequentemente, formar pontas duplas.

Nutrição

Como dito, o cabelo cacheado tende a ter maior dificuldade de transportar a oleosidade natural. E, ao contrário do que muitos pensam – que a oleosidade seria algo negativo para o cabelo -, o sebo é responsável por nutrir nossos fios e proteger a fibra capilar de agentes externos, como a poluição.

No cronograma capilar, a etapa da nutrição proporciona a reposição dos lipídios, que nada mais são que óleos, além de nutrientes essenciais, neste caso, para os fios cacheados. A etapa proporciona o alinhamento das cutículas, eliminando o frizz, o ressecamento e definindo os cachos gradativamente.

Reconstrução

Por fim, a reconstrução é indicada para tratar os cabelos afinados e quebradiços, fragilizados por processos químicos, como o alisamento, relaxamento, coloração, descoloração, uso exagerado de ferramentas de calor, exposição excessiva ao sol, contato prolongado com a água do mar, cloro de piscina, etc.

Sendo assim, a reconstrução, ao promover a reposição de proteínas no cabelo, torna os fios mais encorpados, reparando e fortalecendo a estrutura interna dos fios, reduzindo a quebra e a fragilidade.

Vale lembrar que: cabelos não tão fragilizados podem contar com apenas uma sessão de reconstrução ao mês. Ao contrário, se o cabelo estiver profundamente danificado, aplique a restauração a cada 15 dias. O intervalo não deve ser menor que duas semanas. Caso contrário, os fios ficarão enrijecidos, podendo quebrar.

Para criar um cronograma capilar, intercalamos as três etapas do processo, ou seja, hidratação, nutrição e reconstrução. 

Montando o cronograma capilar

Tradicionalmente, o cronograma capilar determina sete hidratações, quatro nutrições e apenas uma reconstrução num período de um mês. Mas, no caso dos cabelos cacheados, por exemplo, que necessitam de maior reposição lipídica, ou seja, nutrição, algumas mudanças podem ser feitas para readequar o cronograma.

O cronograma capilar também varia conforme a quantidade de vezes que você costuma lavar o cabelo em uma semana. Por exemplo, se você lava o cabelo três vezes na semana, uma boa sugestão de cronograma capilar seria:

1ª semana: hidratação + nutrição + hidratação
2ª semana: nutrição + hidratação + reconstrução
3ª semana: hidratação + nutrição + hidratação
4ª semana: nutrição + hidratação + nutrição

Se você lava o cabelo duas vezes na semana, outra sugestão de cronograma capilar seria:

1ª semana: hidratação + nutrição
2ª semana: hidratação + reconstrução
3ª semana: nutrição + hidratação
4ª semana: nutrição + hidratação

É importante lembrar que, ao montar seu cronograma capilar, procure fazer uma pausa de dois dias entre uma etapa e outra do tratamento para que os ativos dos compostos atuem integralmente nos fios.

Produtos indicados para o cronograma capilar: como aplicá-los?

Geralmente, para as etapas de hidratação e reconstrução, utilizamos máscaras de tratamento que, ao contrário dos cremes de pentear, têm consistência mais densa e atuam com ainda mais potência nos cabelos. 

Para a hidratação, você pode buscar por produtos com extratos de plantas, aloe vera, pantenol e vitaminas. Para a nutrição, procure componentes como ceramidas, óleos vegetais, como de argan ou de coco, ou mesmo manteigas, como a de karité. Para a reconstrução busque máscaras com queratina, colágeno e aminoácidos.

O ideal é que você aplique as máscaras em dias que for lavar os cabelos. Ao entrar no banho, molhe os cabelos completamente e faça a higienização do couro cabeludo com o shampoo.

O próximo passo consiste em desligar o chuveiro, retirar o excesso de água e separar o cabelo em seções. Aplique uma pequena quantidade da máscara em suas mãos, esfregue-as e enluve cada uma das mechas fazendo movimentos de vai e vem com as mãos, aquecendo o produto, sempre a uma distância de dois dedos da raiz.

Ao finalizar a aplicação do produto, você ainda pode cobrir os fios com uma touca térmica. Ela irá potencializar a ação da máscara. Permaneça com o produto nos cabelos durante o tempo indicado na embalagem, evitando ultrapassá-lo.

Agora, sim, você pode voltar para o chuveiro, retirar a máscara e finalizar a lavagem aplicando o condicionador. Ao sair do banho, finalize o cabelo como de costume.

Outra técnica muito utilizada para a etapa de nutrição é a umectação com óleos vegetais. Aqui (link matéria de óleos capilares), falamos quais são os melhores óleos para cada curvatura e como aplicá-los. 

Kit Cronograma Capilar Fios Incríveis
Wella Professionals
Aqui
Kit Cronograma Capilar Tratamento Intensivo
Keune
Aqui
Kit Cronograma Capilar Maciez Imediata
Alfaparf
Aqui
Kit Be(M)dita Ghee Cronograma Capilar
Lola Cosmetics
Aqui
Kit Cronograma Capilar Selagem e Reconstrução
K.Pro
Aqui
Kit Cronograma Capilar Reconstrução
Felps Professional
Aqui

Dicas para seguir o cronograma capilar corretamente

Para seguir o cronograma capilar, não há mistério: é necessário, primeiramente, investir em produtos que farão a diferença no tratamento dos seus cabelos, e com eles em mãos, organizar o calendário para seguir todas as etapas com organização. Para isso, você pode usar aplicativos ou anotar os dias em sua agenda.

Uma boa dica é selecionar dois ou três dias da semana para realizar, em cada um deles, uma etapa do cronograma capilar – dependendo da quantidade de vezes que você lava os cabelos em sete dias. Você pode escolher, por exemplo, segunda, quarta e sexta-feira, ou mesmo terça, quinta e sábado – supondo que você higieniza as madeixas, pelo menos, três vezes na semana.

O que fazer quando o cronograma capilar acabar?

Passaram-se quatro semanas e o ciclo do seu cronograma capilar chegou ao fim. Provavelmente, ainda haverá bastante produto nos postes de máscara que você utilizou durante o processo. O que fazer?

Seguir cuidando dos cabelos em casa ou mesmo no salão, caso você tenha recorrido a um profissional para realizar seu cronograma capilar, é essencial. Por isso, quando as quatro semanas de tratamento acabarem, chegou a hora de espaçar as etapas.

Assim, ao invés de três tratamentos na semana, você pode escolher fazer apenas um e seguir assim durante o tempo que preferir – dependendo da necessidade do seu cabelo.

Para além do cronograma capilar: como cuidar do cabelo cacheado no dia a dia?

Seguir o cronograma capilar garantirá fios extremamente mais saudáveis. Porém, é importante manter hábitos que não agridam excessivamente os fios, tanto durante o processo, quanto no dia a dia.

Quando falamos em cachos, devemos começar pontuando que pessoas com esse tipo de cabelo, de maneira geral, devem evitar lavá-los todos os dias. Lavar os cabelos implica em retirar a oleosidade do couro cabeludo. E, como apontamos, o que ocorre com os fios cacheados é justamente a dificuldade que esse cabelo tem em transportar o óleo natural da raiz às pontas, favorecendo o ressecamento.

Apesar dos cremes de pentear e ativadores de cachos não terem a mesma eficiência das máscaras, mais concentradas, utilizá-los no dia a dia servirá como um reforço contínuo para a hidratação dos cachos, potencializando o efeito do cronograma capilar.

Essa dica vale não somente para pessoas com cabelos cacheados: se for usar alguma fonte de calor nos cabelos, mesmo um difusor para definir os cachos, é de extrema importância aplicar o protetor térmico antes de iniciar a modelagem.

Por fim, mas não menos importante, para garantir que os cachos definidos durem mais tempo e evitar uma fricção entre os fios de cabelo e o tecido da fronha convencional, você pode utilizar uma touca de cetim, evitando o desgaste da fibra capilar durante a noite.

{Fotos: reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Cronograma capilar para cabelo cacheado”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: