Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Guia do coque feliz

16/12/10

Muito bem, você decidiu sair da inércia do “solto cabelão é disso que os brasileiros gostam” e fazer um coque! Só que aí começam os dilemas – não que coque seja uma coisa complexa, mas algumas decisões precisam ser tomadas e se você é uma pessoa indecisa pode ficar um pouco ansiosa… Pensando nisso bolei esse pequeno guia do coque feliz, para ajudar a pensar nos detalhes.

. Passo 1: pense na ocasião – embora eu ache honestamente que coques são bem “neutros” e podem ser usados em todas as ocasiões, é sempre bom saber o contexto porque tem exceções, ou melhor, momentos mais ou menos adequados. Ex: coque podrinho com cara de dia a dia (ou coque de touca, como minha mãe batizou) no casamento. Não que seja proibido, mas você pode aproveitar a ocasião para caprichar mais! A roupa também pode ser fator influenciável – se tem uma gola com emoção vale a pena considerar um coque mais alto, por exemplo.

Anne Hathaway rococó versus…

Kate Bosworth com o “coque de touca”

. Passo 2: saiba o estilo que você quer seguir – moderna, clássica, retrô, cool, minimalista, rococó… tem um coque para cada um desses estilos, e essa etapa é só pra você começar a visualizar o penteado que quer.

. Passo 3: decida o posicionamento – se você quer um coque alto, altíssimo, baixo, no meio da cabeça, pendendo pro lado.

Altíssimo (= topo da cabeça) e com formato certinho de January Jones

Alto bagunçado de Blake Lively/Serena. Dá pra bem notar a diferença entre alto e no topo da cabeça né?

Baixo e espalhado de Diane Kruger

. Passo 4: escolha a risca – pode ser no meio, de lado ou sem risca (cabelo todo pra trás). Pode ou não ter fios caídos (mais displicente) e se você tem franja ela pode ficar ou não solta. Ah, as riscas podem ser rígidas, bem gráficas, ou mais casuais.

Olivia Palermo com risca no meio (e torcidinho)

Natalie Portman com risca casual de lado & coque de lado. Raiz fofinha (não tem volume localizado mas não é esticado)

No desfile da Chloé a risca é de lado mas bem gráfica, e o cabelo é beeem esticado. Tipo de bailarina! O coque é baixo e centralizado na cabeça, apesar da ilusão da foto, é que tem outra modelo atrás)

Gisele Bündchen de coque com fios soltos e franja solta, dá uma casualidade ao visual, mesmo que no tapete vermelho. Eu gosto desse contraste da roupa mega chique com o cabelo mais simples (mas eu também gosto da coisa mega over e perua então sei lá né, acho que o importante é, como o Proença sempre diz, ter intenção e saber a mensagem que você está passando!)

Julia Roberts com o famoso pega rapaz! (ahahahah amo esse nome). Eu gosto mais do pega rapaz (ou de fios caídos em geral) quando ele é “orgânico”, natural ao penteado – como se tivesse caído sozinho, não é que o cabelo tá bem preso lá atrás e tem uma mecha deslocada solta sabem?

. Passo 5: acabamento do topo – o cabelo de cima da cabeça pode ser “fofinho”, pode ter volume localizado, pode ser esticado, pode ter cara “podrinha” naquele estilo passei o dedo e prendi, pode ser ondulado… Aqui tem o fator textura também: cabelo “normal” hidratado, cabelo molhado (gel), cabelo opaco (shampoo seco deixa o cabelo assim).

Taylor Swift é adepta do coque com textura ondulada

Zoe Saldana foi no Oscar com raiz volumosa, reparem que o lado é mais esticado pra dar ênfase no voluminho só no topo

Cabelo com acabamento mate no desfile da Jil Sander, é moderno. O coque tá bem no meio da cabeça

Textura molhada, de gel, no desfile da Gucci. A risca é beem gráfica!

. Passo 6: tem detalhe? Pode ter trança, torcido, algum enfeite, tiara, faixa…

Diane Kruger com seu coque de 2 detalhes: torcido e enfeite

Natalie Portman frente (ou melhor, lado) e verso: a parte de baixo é trançada na horizontal

. Passo 7: o coque em si – ele pode ser desmanchado ou perfeitinho, gordão tipo Carrie Bradshaw (aí você pode usar aplique ou enchimentos) ou magrinho minimalista, pode ser o “não coque”, bom pra quem tem cabelo curto, que o cabelo fica bem próximo da cabeça, tem o coque banana, tem o bem redondo, o mais espalhado, o torcido, o trançado…

Coque gordão e perfeitinho (feito com aquele donuts de espuma pra dar forma) no Oscar de la Renta

Sarah Jessica Parker com um de seus muitos coques gordos, esse mais pro bagunçado

Coque baixo, clean e minimalista, com o cabelo bem esticado

Anne Hathaway com um não coque/meio banana e com fios soltos na frente

Alexa com um não coque com volume no cucuruto e franja solta

O não coque trançado de Diane Kruger

Coque torcidinho lateral de Diane Kruger

Leighton Meester em editorial na Marie Claire UK, com coque alto e trançado

Aí é só executar!! Esse guia serve tanto pra quem vai no salão fazer o penteado quanto pra quem vai fazer sozinha, e aí nesse caso você precisa ter, no mínimo:

. Spray de fixação – pra segurar o penteado, controlar frizz etc
. Pente fino se tiver optado pelo acabamento certinho na raiz, se quiser eriçar pra dar volume ou se for fazer risca gráfica
. Elástico e muuuuuuitos grampos!

Vale lembrar que os coques tem graus de dificuldade diferentes, muitos são bico e alguns só um cabeleireiro consegue fazer direito. Mas claro que com treino tudo vai ficando mais fácil.

Espero que o post seja útil nesse momento de decisão!!

(Fotos Condé Nast Digital Archive e reprodução)

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

67 replies on “Guia do coque feliz”

Olá, Vic! Gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho no blog. Acompanho há um bom tempo e você sempre tem as melhores inspirações!
Só queria falar uma coisa: será que não tem como bloquear esse videozinho publicitário, pra não começar automaticamente? Ou ao menos tirar o som, sabe? Toda vez agora levo um baita susto com a música!

Obrigada!

Adorei as dicas, infelizmente meu cabelo é bem ralinho e médio (quase…na altura dos ombros) então já sei que alguns desses modelos eu não poderei aderir mas amei as dicas e vou coloca-las em pratica, pq esse calor do Rio pede um COQUE!

Amei o post! Super caprichado! Tive várias idéias aqui já! Pq sempre que eu ia fazer colocava tudo pra trás e lá atrás que eu inventava algo. Já tinha visto vários legais, mas na hora de fazer nem tinha idéias… Agora já tô aqui pensando em dividir, trançar, etc! haha Mto bom o post!!

Ahh! Esse vídeozinho também me incomoda com a música! Eu deixava o blog pra abrir qdo abro o Google Chrome, mas tirei por causa da música! :(

Vic, eu estava me arrumando pra uma formatura agora e quando vi o que escreveu e as fotos, não resisti deu uma vontade louca e fiz um coque…hahahahaha
Depois te mando uma foto por e-mail.
Beijos flor!

Vic, parabéns! Imagino o trabalho que deu juntar isso tudo de imagem. Ficou muito bom e completo. Beijos

Coque hoje, coque amanhã, coque sempre. (com tantos jeitos de fazer,dá pra usar pra sempre)

Adoreiiii o post
Adoro coques…e quero deixar registrado também minha insatisfação com o vídeo. Se tiver um jeito de tirá-lo ou anular a música. Ajudaria muito!
BeeeeeijO* grande.

Vic, amei o post! Amo os coques mas as vezes nem sei por onde começar. E isso me ajudou muito. Amo o blog e esta cada dia melhor! Parabéns e tudo de bom!

Amei as dicas e imagens inspiradoras todas juntas!
Não vivo sem coque e tento sempre variar algo, vou pensar nos passos que você indicou para ousar ainda mais nas variações! :)

Vic, adooorei o post! Aliás sou sua seguidora ha séculos.
Me diga, qual é o coque de grega?? Meu cabelo é cacheado e me disseram que esse coque ficaria lindo, só não souberam explicar! Vc sabe?? beijos e parabéns pelo blog!

Vic, só teve um detalhe que você esqueceu de comentar: o tipo de rosto! Eu, por exemplo, tenho rosto redondo e nunca consigo usar coque e não me sentir com cara de bolacha… Você poderia fazer um guia de coques para cada tipo de rosto, né?
Beijos

Ameei o post! Adoro coques, uso praticamente todos os dias. E faço de uma forma espontânea de tão acostumada que estou, prendo faço a volta, e pronto estou de coque. E eu acho que eu meu é podrinho (rs), pq ele fica com umas pontas, sabe!? Peguei a mania desde pequena quando a minha mãe fazia em mim para ir para a escola.
E até hoje continuo fazendo, com o calor então, é uma salvação!

Bju querida.

Amo o blog, entro todos os dias para ver setem novidades! ( 1º vez que tive coragem de comentar pq eu gosto muito de coques!)

Tah a matéria é um estouro, mas eu pirei mesmo nessa tatoo da Leighton Meester!! que lindaaa

Oi Vic,
A matéria de hoje sobre coque está ótima!!!! Já fiz o meu coque ao estilo franja solta.
Obrigada pelo seus post, são inspiradores e cheios de dicas!!!! Só você para conseguir reunir todos os estilos numa matéria só. Obrigada.

Um mais lindo que o outro! Mas o que me chamou a atenção mesmo foi a make da Olivia Palermo. Linda de doer! =D

Viiic, vi uma foto tua numa ELLE de 2008, jah nao me lembro bem o mes, mas a materia era sobre streetstyle :P logo nas primeiras paginas :)

Adoro esses seus posts ilustrativos/explicativos! Quando vc explica o que a gente já está vendo, mas não consegue ter essa percepção toda que vc tem!
Também acho o máximo o lugar que vc já conquistou na vida com tão pouca idade. Isso prova que quando a gente ama o que faz e é bom nisso, não tem essa de sorte ou azar! E vc prova que é competente e merece o que conseguiu!

Vic,
Maravilhosas as dicas e seu blog está ainda melhor!
Parabéns, acompanho há mais de 1 ano e amo demais suas dicas. Nunca deixo comentário, mas esse post merece um pois está divino!

Beijo

Vic, muito obrigada pelo post, tirou minhas dúvidas sobre coque, excelente matéria!cada coque lindo, chic e alguns até simples! Amei as sugestões. Vou salvar as imagens e usá-las sempre! Bjs

Vic, queria muito que você comentasse a respeito dos grampos. Sempre que vou fazer um penteado fico naquele dilema: devo esconder ou não os grampinhos?? Varia com a ocasião ou tipo de penteado? Ou hoje já é aceito usar os grampos a mostra?? Beijos, querida!

Caramba Vic,vc é tipo Mãe Diná???Já ia te mandar um email com uma foto pedindo algumas dicas de um coque meio bagunçadinho q eu ví…coisa mais linda…pq amanhã de noite tenho um casamento p ir e qria fazer uma coisa diferente…só q eu n tenho metade do cabelo da dona do coque e então dificulta um pouco o trabalho…ahahhaha…tentei fazer aqui em ksa um parecido,mais ele ficou mais certinho do q na foto….vou pedir p minha mãe um help aproveitando que ele era cabelereira…ahahahhaha….mais ajuda nunca é de mais néh?!em tdo caso vou mandar o email p ver se vc se compadesse e faz um post com mais dicas…bjão riqueza em pessoa!!rs

vic… adoreeeis o post.. mas eu axo q vou d Gisele mesmoo…kk… faz videozinhoooo d make… adorooo…. bjuuu parabéns pelo blog d ksa nova..

Vic, adoro seu trabalho! Gosto muito das matérias. Só que tenho me sentindo frustada, sabe? Tenho o cabelo fininho, tipo Xuxa :(, não tem o que fazer… por isso sempre o mantenho curtinho. Com essa moda de coques e tranças estou me sentindo de lado. Não dá pra fazer uma matéria sobre cortes curtos exóticos?
Um beijo.

Vic parabéns pelo blog. Cada vez melhor.
Sei que muitas meninas já tem comentado, então queria só reforçar o pedido de retirada do som do vídeo publicitário. Sempre levo um susto quando entro no blog, rs. Obrigada!
Bjo

Vic!
Post muuuito legal, estou louca pra fazer um coque tipo agora.
Amo seu blog!
Beijão
Priscila

Vic, como apaixonada assumida de coques que é, ja viu o coque do filme eat pray love da julia roberts?Há uma cena do filme que ela está a usar um coque que eu amei!Parece meio entrançado, gostei muito pois dá um ar bonito sem ter aquele aspecto muito formal. Tem de ver! :)

Que isso gente,é só respirar fundo e deixar o vídeo abrir tdo q é bem rapidinha…ou então tira o audio do pc/not e daí dá p revirar o blog tdo sem se preocupar com o susto…rsr…apesar de q se abrir página ou atualizar q vem susto de novo…bom,é complicado…=/

Adios! Não vou mais acessar o teu site enquanto essa publicidade em vídeo que começa sozinha e no volume máximo estiver aqui. Sério, muito susto com o fone de ouvido… daqui alguns meses eu passo aqui de novo pra ver se isso já saiu.

Puxa que post detalhado!!Adorei o da Natalie Portman ( ou adorei a Natalie em si, deve ter sido isso,kkk), o batôm é lindo, adoro esse rosa.E adorei a sombra castanha do desfile da Chloé, queria tanto saber qual é,já tinha visto e andei fuçando e ñ encontrei, se alguma das meninas souber diga please!!!Vc deve saber Victoriazinha :) , se tiver um tempinho diga tá.
E adoro a Vlada, é uma de minhas modelos favoritas, tem um andar único, lindoooo, é demais mesmo!
O meu coque favorito é o de touca mesmo,hahahah

Nossa adorei esse post, cada coque um mais lindo que o outro. Pena que não tenho tempo(paciência) pra ficar arrumando cabelo assim.. acabo saindo só com ele solto e sem nada sempre!!!

Vic, sorry por reclamar, mas essa publi com som tá de matar! Mulherada quer poder espiar aqui no DDB sem que o chefe perceba :D hahaha

Coque é um dos meus penteados favoritos. Te deixa extremamente sofisticada e bem fresquinha. AMO!! Mas pra fazer sozinha é bem complicado. BJS!!

Parabéns Vic!!! O post ficou muito bom, ótimo mesmo!!! Seu blog é o meu preferido, acabei de constatar esse fato!
Ótimo fim-de-ano!
Bjs!

Oi Vic.. amei o post.. é sempre bom tem umas imagens para inspirar e umas dicas..

Bjãooo

excelente! digno de Vic!
a moda é muito interessante mesmo, apaixonante!
bjs

Tbm adoro o nome ‘pega rapaz’.
Amei o post, só que meus caelos são curtos, na altura dos ombros, pouca coisa maior que os seus, e alem do mais o pobrezinho não tem volome e qdo faço coque ele fica sem nenhuma emoção. Na frente fica bonito pq eu deixo a franja, bem despojado, mas qdo eu olho atras… Como meu trablho me exige cabelos presos, eu vou com meu coque pobrinho, mas como eu faço pra er um tipo esse da Zoe Saldana, mais grdinho, que eu achei o mais divo, sem apliques e extensões??
Valeu Vic

E eu aqui, toda inocente achando que existia um penteado: coque! Agora descubro que só isso não significa nada… Existem taaantos coques! Lindos!!!

Vic…
Seu blog é o máximo. ADORO!
Nunca comento, mas precisava desabafar depois desse post tão completo e útil para pessoas descabeladas como eu…HAHAHA
Beijo e parabéns pelo trabalho!

Oiii Vic!! Tenho um grande favor para lhe pedir… Eu comprei agora a sombra das vilãs da Mac e quero fazer um olho esfumado para a passagem de ano, você pode dar alguma dica, ou imagens, ou link de algum post que você já tenha feito sobre algo em que eu me possa guiar… Qualquer coisinha!! (: Obrigado pela atenção… Você é a minha maior musa em beauté kkkk

Beijinhos ***

hahahaha
Agora quero um Guia do Olho Com Pigmento. Que pincel que usa pra o brilho ficar SÓ no olho e não cair no resto da maquiagem???

AH! Eu tbm queria q tirasse esse vídeozinho da Hermes aí do lado. Já me assustei várias vezes hahahaha

Oi Vic!!!
Queria uma dica de cabelo de festa com brincos grandes. Acho que é melhor mais solto… mas quero a sua opinião e fostos de expert!! Brigada, beijos

Oie…adorei o post. Tenho uma enorme vontade de aprender a fazer em mim mesma um coque…mas sou pessima nisso…acho lindo!! :)

Oi Vic tudo bem?

Eu fui ontem na Ikesaki só pra comprar o Donut gigante de espuma para fazer aquele coque gordão, mas advinha? Não achei! Onde consigo encontrar esse negócio?

Adoro o seu blog, entro todos os dias! ;-)

Outra coisa legal a fazer tbm sobre o vídeo é abaixar o som do próprio vídeo…pq aí o volume do áudio fica salvo e enquanto vc n aumentar o volume ele fica sem áudio,tdas as vezes que vc abrir a página,atualizar e etc…olha q legal…ninguem precisa abandonar a Vic por causa de publicidade n gente…ahahahhahahah

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: