Sem torcer o nariz! A pele brilhante é o maior sinônimo de liberdade do momento

Por Luanda Vieira

“O que é beleza para você?” foi uma das perguntas mais difíceis que recebi quando passei a trabalhar nesse universo cheio de nuances.

@leahbaines_mua na @rossana_latallada

Isso porque vivemos numa época em que “beleza” pode significar muita coisa e só depende da gente, mas nem sempre foi assim.

Make @danielcbeauty na @isa.japonega

O livro de Kari Molvar, A nova beleza, reafirma o quanto passamos décadas tentando nos encaixar a um padrão inalcançável. E pior: negando nossa própria identidade.

“Nos anos 1900, existia uma pressão para se adequar às expectativas de beleza da sociedade. Na década de 50, por exemplo, a higiene da mulher passou a ser medida a partir da quantidade de pelos que ela tinha no corpo, quanto menos, melhor.

Falando de maquiagem, até pouco tempo o aceitável era camuflar o que acreditávamos ser imperfeições a ponto de criarmos outra fisionomia”, explica a autora.

@alissajanay

Com as desconstruções de millenials e da geração Z, esses conceitos estão mudando. Estamos vemos a quebra de preconceitos em relação à pele oleosa, sempre muito evitada e considerada feia.

Make @shollbeauty/ Hair @cicamakeup na @marcelecataldo

A B-Beauty (rotina de skincare pensada para a pele da brasileira) ganhou a atenção de mulheres que não se achavam em “25 mil passos”, e até quebrou o conceito de “pele perfeita” com o crescimento do movimento skin positivity.

Make @alissajanay na  @tashgalgut}

O lançamento da Heró Beauté, do maquiador Helder Rodrigues, é uma mostra concreta deste novo caminho na maquiagem. O único produto da label é um balm multifuncional nas cores acerola e marrom.

@hero.beaute

Seu produto, por ser cremoso, de certa forma, acaba com a hegemonia da pele mate que vivemos durante muitos anos no Brasil, mesmo sendo um país tropical.

@hero.beaute

A beauty artist Brigitte Calegari, também conhecida como uma das peles mais brilhantes da internet (se vocês me permitem o trocadilho), acredita que usar e abusar da pele glow chega a ser sinônimo de liberdade.

@brigittecalegari

Ter atenção ao skincare é a principal dica dos profissionais na hora de planejar uma pele com efeito molhado. E mesmo quem tem a cútis oleosa também pode seguir alguns cuidados.

@lulustone_

“Para manutenção da pele glow ao longo do dia você pode usar aqueles lencinhos para retirar a oleosidade da pele pressionando sob a pele, sem esfregar, com bastante cuidado”, ensina Brigitte.

@katiejanehughes

Logo na finalização da maquiagem, é legal você já aplicar um pó translúcido em pontos onde você sente que a sua pele tem uma produção de óleo em excesso, digamos assim” conclui a maquiadora.

@stephaniesuero

A pele brilhante é o maior sinônimo de liberdade do momento